Peguei uma GL 2013 há uma semana, estou muito satisfeito, utilizo o veículo em meu sítio. Estou transformando a bichinha devagar, logo posto imagens.
Versão Imprimível
Peguei uma GL 2013 há uma semana, estou muito satisfeito, utilizo o veículo em meu sítio. Estou transformando a bichinha devagar, logo posto imagens.
Pessoal alguem ja ouviu falar do kit que as próprias concessionárias mitsubishi estão vendendo para as triton. Trata-se de um kit de potência para 205 cv Rallyart, é colocado um novo intercooler, bem maior, instala-se uma nova central junto com a original e altera-se o wastegate da turbina que era mecanico e passa a ser eletronico.
Estou com uma L200 triton 1014-15.
Tenho uma dúvida com relação ao uso do 4x4. Quando eu estiver viajando na estrada de asfalto, com chuva e curvas acentuadas numa serra. É indicada usar a tração para esse tipo de situação???
É recomendado usar saco de areia na caçamba quando estiver sem carga nessa mesma situação acima? De qtos kg?
Jamais use a opção 4X4 (4H) da L200 em asfalto, mesmo que molhado.
Veja o adesivo na porta que diz que o 4X4 somente deve ser usado em pisos com baixa aderência, asfalto molhado não é piso com baixa aderência.
Obs.: A nova L200 Triton Sport, essa sim pode usar o 4X4 no asfalto, pois está equipada com diferencial central.
Se quer mais segurança em piso molhado ande mais devagar, o mesmo vale para o saco de areia na caçamba, vai ficar carregando um peso morto o tempo todo, consumindo mais combustível e exigindo mais do veiculo para em algumas poucas situações deixar a traseira mais estável, (sendo que a L200 já tem uma excelente estabilidade). Então nessas poucas situações basta andar um pouco mais devagar e todos seus problemas estão resolvidos.
Daniel, concordo com Thiago, só use 4x4 em asfalto no caso de real necessidade quando sente que esta perdendo tração (óleo, areia, lodo na pista) nas demais situações apenas reduza a velocidade tirando o pé do acelerador e sem frear bruscamente, uma velocidade menor de acordo com a condição da pista acaba preservando sua vida e e outros, em alguns casos extremos o 4x4 acionado somado ao excesso de confiança pode agravar a situação.
Muito obrigado pelos ótimos esclarecimentos. Seguirei as recomendaçẽs. Achei q mesmo andando devagar, auxiliassem para uma maior segurança/estabilidade.
abraço
Em alguns casos ajuda sim, mas como já exposto, seu carro é um 4x4 part time, diferente de um 4x4 full time, ele não permite o uso do 4x4 em piso aderente devido a falta do diferencial central para equalizar as rotações diferentes entre eixos dianteiro/traseiro quando em curva, nessa situação força o sistema até alguma roda patinar ou em caso mais severo de uso prolongado algo pode vir a quebrar se o sistema não aliviar patinando alguma roda, o uso em linha reta ou esporádico em uma subida escorregadia não lhe trará problemas, agora viagem longa, pista aderente, curvas com 4x4 direto, mais cedo ou mais tarde vai vir a conta.
Quebrar algo é o menor dos problemas. Nunca deve-se utilizar o 4x4 em veículos part time em pisos de alta aderência, mesmo na chuva! Inclusive em linha reta, caso os pneus tenham um mínimo de diferença no diâmetro (sempre tem), poderão ocorrer problemas.
Artigo sobre o tema:
http://www.4x4curitiba.com.br/?p=553
Como expliquei anteriormente, quando a pista esta escorregadia (óleo, lodo, lama,neve, areia sobre asfalto) não vejo problema no uso eventual especifico, quanto aos pneus em uma eventual emergência por percurso curto a baixa velocidade pode usar um pneu maior/menor em 01 eixo sem problema, o diferencial fara o trabalho para o qual foi projetado, lembrando que o correto é sempre usar pneus de igual marca/modelo/medida com devido rodizio/alinhamento/balanceamento/geometria, agora se por 02 pneus maiores ou menores no mesmo eixo e ligar o 4x4 o efeito será o mesmo das curvas (rpm diferente entre eixos).
A questão do asfalto molhado é bem polemico aqui no fórum. Eu já usei em certas situações, com MUITA água na pista e rodovia reta, mas foram casos excepcionalíssimos.. E acho também arriscado, como dito acima. Algumas vezes, na cidade, quando chove e vc pega um aclive muito acentuado também uso para evitar derrapagens, mas coisa de alguns metros.
O sistema é parrudo o suficiente pra suportar esse uso eventual em uma falta de aderência excepcional quando necessário, o problema a longo prazo é quando se usa como se fosse full time, aderência, curvas, rotatória e taca-lhe pau milhares de kms, depois ainda vai reclamar garantia que o carro não presta que quebrou isso aquilo, mas o peste nem leu o manual:chorandoderir:.
Bom dia.
Até procurei bastante mas este tópico tem 900 páginas e não encontrei exatamente o que queria.
Tenho uma triton diesel at 2009, consumo médio na estrada em torno de 9 a 10 km/l.
Vejo postagens de proprietários de veículos mais novos falando em 13 km/l.
Ela está com 200000 km, recém descarbonizada e trocado 1 bico injetor.
Alguém pode dar uma iluminada?