Sem dúvida amigo..hehehe!!
O seu ta com qntos mil rodados?! O meu ta com 148.700...:grin:
Versão Imprimível
Valeu a todos
Vi que surgiu muitos bons comentários... inclusive um cara do Sul do Brasil me ofereceu um cooler para instalação juntos aos radiadores por R$650,00 + frete (só o cooler) para a instalação seria necessário comprar as mangueiras. A outra opção é usar o cooler da sport, encontrei usado por mil e uns quebrados, mas teria de mecher no capô do carro para a instalação da entrada de ar (tirando a originalidade do carro). O parceiro que consegue tirar a foto , nosso amigo sapo, se puder postar a foto para ajudar em soluções seria bom. Não pretendo mecher na bomba nem no turbo do carro, só se for extremamente necessário.
Uma Dúvida, já vi muitos comentários sobre sobreaquecimento nas L200, a minha sempre trabalha com o ponteiro lá em baixo, chega a 1/4 do curso aceitável em situações super extremas como longas subidas em lugares muito quentes. Só não posso desligar o carro após situações extremas que pode ocasionar o sobreaquecimento da turbina como indica no manual (é preciso aguardar uns 5min em marcha lenta). Quem e porque já teve problemas com isso?
Desculpem a Bíblia, aceito críticas e sugestôes.
Lucas
Vixi, uma vez, chegando em BH pela 381 numa descida resolvi pisar na quadradinha para ver, cravou 160KM/h (numa descida, na reta chora para dar 140) mas não vi a rotação (não deixei chegar no vermelho não, acho que passou 4000rpm) logo tirei o pé e me sinto satisfeito, bom mesmo é os 100KM/h confortável e economica. o cooler seria para ultrapassagens seguras...
Que ano/modelo é sua L200, colega?
Se for a GLS de 87cv/100cv pode apostar que passou e muito dos 4000RPM nessa velocidade...
Parceiros
O que seria a BI e onde se localiza? Vou tentar abrir a da minha tb.
Concordo com a questão da durabilidade e acredito ganhar um pouco de potência em ultrapassagens e subidas com cargas, dificilmente passo dos 100km/h...
"
Para a questão do torque, experimenta abrir 1 volta na BI. É o suficiente pra melhorar muito. A BI da L200 se abrir demais, fica ruim de desligar o motor, então evita ir muito além de 1 volta.
O melhor benefício do intercooler é a maior durabilidade do motor, pois como ao ar entra mais frio, ele mantém um rendimento melhor e uma estabilidade térmica também maior, preservando os anéis, pistões e camisas. "
BI = Bomba Injetora
Voltando ao aditivo, usei algumas vezes o frasco verde de aditivo na minha ex Ranger, nunca mudou nada o comportamento.
O uso de lubrificante misturado no diesel ajuda na elevação da viscosidade e capacidade de lubrificação do diesel, que por sua vez é quem lubrifica a bomba e os bicos. O que talvez não compense seria o seu uso constante, uma vez que a durabilidade que se ganha com o $$$ investido em óleo, seria mais fácil usar só o diesel sozinho e fazer a manutenção do sistema quando tiver essa demanda.
Pro pessoal que abre o débito na BI, não há nada de mal fazer essa "desregulagem", só manter o mesmo couidado com a rpm de trabalho, pois com óleo extra a rpm sobe mais rápido e consegue dar mais gás em 5a marcha também. Fica de olho na temperatura, pois em regime de uso de potência, terá um pouco mais de calor sendo gerado, então o motor aquece mais rápido e se o sistema não estiver 100%, vai acabar pulando pro vermelho.
Como regra geral nesse tipo de situação de BI aberta, sempre evita afundar o pé em rpm mais baixas que só faz fumaça, pois nessa situação está sobrando diesel não queimado nos cilindros e está diluindo a película protetora das paredes dos cilindros, o que aumenta o desgaste de anéis a médio ou longo prazo, e é bom ainda reduzir o período de trocas de óleo para a cada 5000 ou 6000km.
Se cuidar isso, o motor não sofrerá nenhuma redução na vida útil
Lucas, pode adaptar o Intercooler na boa. O lance do motor esquentar não tem nada a ver com o intercooler. Mas sim deficiencia no sistema de refrigeração.
As L200 são danadas pra trincar o cabeçote, mas se vc faz a manutenção correta do sistema de refrigeração, ela dura pra sempre. A minha EX-97 tem mais de 450.000 rodados e está com meu tio até hoje.
Seguem umas fotos da minha Pajerinho 2.5 (com motor da L200) em que adaptamos um intercooler do Volvo. Na L200 provavelmente nao vai dar pra fazer desse jeito, pois ela nao tem espaço entre a grade e o radiador, já tentei.
Na Pajero, colocamos na frente do radiador, é o melhor lugar pro intercooler. Ele não sofre com o calor gerado pelo motor e não precisa de ventoinha como na L200.
Apenas coloquei uma bomba dágua com maior poder de vazão, e um radiador novo, mas original, só pra garantir.
Com o trabalho que fizemos no motor velho e arrombado que o antigo dono me vendeu, subimos de 87 CV pra 160CV e o carro não esquenta, continua com a mesma temperatura que quando era original.
Claro que não foi só o intercooler...
Na L200 não tem jeito, tem que ser por cima do motor, já tentei de tudo que foi jeito... estou acabando a L200 essa semana e postarei aqui as fotos.
Leve num cara de confiança, e pode instalar na boa, vc vai ganhar muito com o Intercooler.
QQ dúvida entre em contato.
Abraço!
Rogerio
Lucas, quando vc está andando em alta rotação, a turbina está girando a milhão também. Quando vc desliga o motor, para de lubrificar a turbina, pois ela usa o óleo do motor. Então imagine o eixo da sua turbina girando a 5bilhões de RPM sem óleo...
Exemplo, vc vem na estrada a 100Km por hora (3.000 RPM) e entra num posto de combustivel, para o carro e desliga. Perigo!!!!
Quando vc baixa a rotacao do motor, a turbina tambem desacelera, ate parar. Eh por isso que vc tem que esperar um tempo.
Mas não precisa esperar 5 min, uns 45-60 segundos é o suficiente com o carro em marcha lenta.
Abratzo.