Postado originalmente por
Edintruder
Nas 2004 em diante tem sistema de injeção de maior calibre e provavelmente sistema de arrefecimento melhor. Até 121cv esse motor suporta, nos 141cv a durabilidade mesmo original despenca.
Para a questão do torque, experimenta abrir 1 volta na BI. É o suficiente pra melhorar muito. A BI da L200 se abrir demais, fica ruim de desligar o motor, então evita ir muito além de 1 volta. na Ranger andava com 4 voltas e na F1000 também já meti mais de 4 voltas.
O melhor benefício do intercooler é a maior durabilidade do motor, pois como ao ar entra mais frio, ele mantém um rendimento melhor e uma estabilidade térmica também maior, preservando os anéis, pistões e camisas. Note que num motor ciclo otto, o combustível admitido faz o resfriamento dos cilindros, no caso do ciclo diesel, existe apenas os jetcoolers de óleo por trás dos pistões para refrigerá-los.
Esses aditivos servem apenas para limpeza interna, o que é muito difícil, uma vez que o sistema trabalha com uma pressão muito elevada de injeção. Pra mim, esses aditivos servem apenas para efeito psicológico e pôr dinheiro fora. Uma coisa que deve ser avaliada, é que a temperatura do ar está começando a diminuir, e o rendimento dos motores diesel voltam a aumentar.