2 Anexo(s)
Caixa Seca Cambio Manual - V5M31
Alô amigos Pajeristas, fiquei ausente uns tempos..., perdí boas oportunidades em participar no nosso Forum, mas vamos em frente. Acabo de vender minha Pajero GLS-B 1998 V6-Automática (fui até Ushuaia em set/2009 + Cochrane uns 16.500 kms) e tô preparando a "outra" que adquiri nov/2009 num negócio de oportunidade. Trata se de uma GLS-B 1998 2.8 diesel transmissão manual "super select". Já estava preparado para algumas despesas extras e depois de rodar pouco mais de 6 mil kms, ajustar um monte de coisas que eu mesmo pude fazer, tava sentindo que a troca de marchas não estava normal. Não era constante, as vezes "arranhava", ou não entrava marcha, alavanca ficava travada. Tinha comportamento diferente quando a máquina estava fria ou quente. Enfim pedí para meu mecânico de confiaça rodar com a viatura e fazer um diagnóstico. Como não era constante, de cara não deu defeito e ele achou que estava tudo em ordem. Aí resolví deixar a viatura com ele o dia todo e passar a noite para experimentar de manhã. Não deu outra, ele teve o mesmo problema. Assim a transmissão foi retirada e na bancada o defeito apareceu. Antes disso, um monte de hipóteses foram levantadas: óleo fora da especificação; acionamento hidráulico com defeito / ar no sistema; trambulador fora de posição; engrenagens e sincronizadores fora de ajuste. Mas o defeito mesmo estava na Caixa Seca, mais precisamente no alojamento do rolamento/todo o platô. Havia um desgaste totalmente irregular e no lado do garfo de acionamento, um aprofundamento em forma de cunha, impedindo o deslize livre e suave de todo o sitema, com áreas de engripamento visíveis e também pelo tato (foto anexa). Concluímos que o desgaste foi provocado provalvelmente, pelo rolamento reutilizado e fora do padrão, junto com o platô e disco recondicionados. Até na foto, pode se notar o avermelhado da corrosão. (sentiram o negócio de oportunidade que eu entrei?!)
Agora a solução:
A Caixa Seca nova na MIT, custa R$ 2.744,00. Claro que não encomendei, não só pelo custo, como pelo tempo de entrega (algumas semanas). Procurei em todos os desmanches levando junto a peça danificada, e NADA. Então meu mecânico (ele é de verdade muito bom), acostumado a resolver casos difíceis, propos "encher" de solda alumínio e com a medida interna do rolamento novo e original, fazer a devida usinagem. Foi construído até um postiço para entrar no lugar do eixo piloto, evitando que o aquecimento da solta altere as dimensões. Mas... varrendo a internet, encontrei uma peça dessas em Campo Grande. Pela foto do anúncio achei que estava boa. Liguei para o vendedor (gente fina mesmo) e perguntei sobre o eixo alojamento. Disse que era quase nova. Comprei na fé e confiaça, e a peça é mesmo muito nova. Está OK para uso. Assim, paramos com o retrabalho, e com R$300,00 + R$50,00 Sedex essa parte está resolvida. Agora difícil encontrar kit de embreagem para Pajero 2.8-4M40. Segundo os importadores, pararam de importar devido a péssima qualidade e consequentes reclamações. Pessoal, isso procede?
Encomendei tudo na MIT. Incrível que está tudo centralizado em Catalão, e todas as revendas tem o mesmíssimo preço. sem nenhuma chance de barganha. O pedido foi feito na terça-feira 08/jun e até hoje às 17:45h NADA das peças chegarem. Não acredito na tamanha falta de compromisso com o cliente. Vamos ver até quando a viatura vai ficar no elevador...
Platô - R$ 1.170,95
Disco - R$ 895,57
Rolamento - R$ 409,31
Retentor (Cx.Seca) - R$ 65,33
Tive desconto de 10% em cima desses custos.
Não encontrei algo parecido no nosso Forum, por isso resolví postar esse problema para conhecimento de todos, bem como receber informações a respeito.
Pajero eu gosto mesmo, não vou desistir e já está quase tudo planejado para a próxima expedição... Monte Roraima do lado da Venezuela, ainda este ano (problema é a eleição).
Abraços a todos,