Olá Marcos tudo bem, como tem passado ? Pode dar "pitaco" ou sugestões a vontade p/ podermos trocar experiências por aqui no fórum.
Bem, em relação ao tipo de terreno de Dunas, vou te que discordar um pouco de vc. Aqui em Natal/RN aonde eu moro, temos muito esse tipo de terreno por aqui e como já estou no meu 4º carro 4X4 automático, tenho um pouco de experiência p/ falar a respeito deste piso; então, vou postar uma opinião/susgestão a respeito:
Deve-se saber dosar quando andar em areia fofa reduzido ou em apenas 4X4 bloqueado. Na maioria das vezes o 4HLC resolve, porém quando o terreno estiver muito fofo e tiver vários desníveis(subidas e descidas) o 4LLC(reduzida) é indicado. Também no caso de subidas de dunas bem íngrimes com pouco espaço p/ se pegar embalo, redução no seu 4X4.
Já no plano ou subidas leves de dunas o 4X4 bloqueado(4HLC) vai melhor que a reduzida, pelo simples fato que te permite alcançar velocidades maiores do que se tivesse reduzido, principalmente em carros automáticos com 4 marchas, que quando se reduz fica-se apenas com 3 marchas e o carro a 50 Km/h o motor está se esguelando e não dar p/ andar desse jeito por muito tempo sem danificar algo no motor. Com redução se for andar por muito tempo, o ideal é não passar de 40 Km/h.
A forma de se conduzir um carro em dunas é exatamente o contrário do que se faz em lama. Em dunas, se sai bem devagar(p/ não cavar) e depois pé em baixo p/ sempre usar a força/energia cinética do carro(o famoso embalo) p/ conseguir se deslocar com leveza e rápido, sem forçar o câmbio e motor.
Nos carros aut's. que dirigi (2 TR4's, 1 Pajero Sport e atual GV-III) nunca tive aquecimento do câmbio andando em 4x4 High(bloqueado) em areia fofa, pelo simples fato de sempre procurar baixar a pressão dos pneus quando entrar no terreno das dunas(15 a 16 libras). Será que seu câmbio AT não esquentou porque seus pneus poderiam está com a pressão um pouco alta :?: Se sim, neste caso com a redução e o câmbio em 2 realmente evita o aquecimento e melhora o "andar" nas dunas, porém, maltrata o motor se for andar por muito tempo em velocidades mais altas e com a pressão dos pneus cheia.
Dar uma olhada nesse link:
YouTube - Troller - Desafio na TaÃ*ba[/URL] acho que vc já deva ter visto no Youtube esse "passeio" dos Trollers no Ceará, mas vc sabia que p/ fazer isto(essas laterais nas Dunas), foi todo feito em 4X4 bloqueado(SEM reduzida) em 3ª e 4ª marcha...!! ?
Pois é, a pressão dos pneus estavam em 10 libras e velocidades alí atingidas por volta de 70 Km/h, quase impossível de se fazer isso reduzido com apenas 3 marchas :pensativo:
Não estou aqui dizendo que não se deve usar redução em dunas; há necessidade sim, porém SÓ em determinados momentos explanados por mim acima, pois caso contrário, vai ficar andando reduzido devagar atrasando os carros atrás "igual a aqueles velhinhas no trânsito, que não saem da 2ª" heheheee :lol: .... tou só brincando :wink:
Resumindo, se for andar em velocidades mais altas, pé embaixo pneus com 15 libras e 4X4HLC, caso contrário, devagar nas situações explanadas por mim, pode reduzir(4LLC). É apenas uma sugestão minha, outras pessoas podem pensar diferente. :concordo:
Um abraço e boas trilhas, cordialmente, Francisco de Freitas...