x2?!?!?!? 12 Pratas? Como soube desse valor? Por quanto está saindo sua brincadeira? Como seu carro está com problema na numeração do Motor não seria melhor deixar a troca do radiador por conta da Mit?
Abs,
Versão Imprimível
Moçada o carro é o mesmo, portanto se submetido à mesma situação de esforço deve esquentar também.
Lembrem-se que vende-se muito menos Pajero que L200, e que destas teremos menos gente ainda as utilizando no limite - puxando carreta como o AKPG, pois carga na caçamba não tem como.
Abs,
Marcelo esse é o valor do Radiador da RS aquela serie especial de 2005 da sport porem não estou comprando só fiz ver no veículo e perguntar na concessionária o preço. o meu mandei fazer em uma casa especializada de radiadores aqui em Salvador, e acho que deverá estar pronto na quarta dia 07 pois tenho que testa-lo porque dia 14 viajo ai para Minas depois vou a São Paulo e Angra dos Reis RJ
Nas Pajeros Sports 2007 em diante modelo a diesel, o motor, câmbio e sist. de arrefecimento são iguais aos da L200, o que muda é chassi, carroceria, suspensão e diferenciais.
Logo, se solocar a Pajero em um esforço EXTRA(grande), deverá esquentar igual a L200 Hpe. Agora as versões a diesel 2.8 e essa nova a gasolina V6 3.5, Não esquentam de jeito nemhum, a não ser é claro(isso vale p/ qualquer carro), que dê algum problema no sist. de arrefec.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Olá Pessoal,
Tem tantos tópicos de L200 esquentando, que nem sei mais onde já andei dando os meus "palpites".
Peço a permissão dos colegar para reproduzir aqui algumas sugestões que passei para os colegas proprietários de Sportage, que estão sofrendo com o mesmo problema de superaquecimento, que parece ser crônico também no jipinho coreano. Ai vão:
As causas de superaquecimento são várias mas podemos destacar duas como as principais: Perda de eficiência de troca de calor no radiador e/ou dificuldade de circulação de fluído refrigerante.
A primeira delas se deve a entupimentos nas galerias do radiador e/ou problemas de circulação de ar através das colmeias (amassados, sujeira, lama, etc). Se nenhum dos aspectos acontece, pode-se ainda suspeitar da eficiência do acionamento viscoso do ventilador. É muito comum que o viscoso apresente perda de eficiência com o passar do tempo, isto é, vai girar mais lento do que o necessário, reduzindo o fluxo de ar através do radiador.
Muitos usuários acabam travando o viscoso e o sistema passa a ter um ventilador "fixo", ou seja, girando sem escorregamento relativo ao eixo da bomba dágua, não importa a temperatura do motor. O ruído de funcionamento aumenta, mas a eficiência também.
No segundo caso, dificuldade de circulação do fluído refrigerante, as causas podem sem várias. A primeira suspeita seria perda de eficiência da bomba dágua. Isso acontece pelo aumento de folga de trabalho entre o rotor e a carcaça, devido à corrosão de ambos. Completar o reservatório com água da torneira (sem aditivo) acelera o processo de corrosão. Não precisa ser uma corrosão destrutiva, basta o aumento de alguns décimos de milímetro na folga que a eficiência cair drasticamente.
Outra causa é a válvula termostática. Há casos que a válvula abre com o aquecimento da água no bloco dos cilindros, mas não totalmente. Isso reduz a área de passagem entre o bloco e o radiador, dificultando a circulação do fluído refrigerante. É mais difícil, mas não impossível, uma válvula termostática travar fechada. Para verificar o funcionamento, basta retirá-la e fazer um teste simples, em casa mesmo. Coloque a válvula em água fervente e meça o deslocamento do disco de vedação. Cada fabricante especifica um valor, mas deve abrir pelo menos uns 10 mm.
É muito comum esquecer (ou pior, não saber fazer) a sangria do sistema de refrigeração depois de algum serviço, troca de cabeçote, por exemplo. Não podemos esquecer que o cabeçote é, normalmente, a parte mais alta do motor, e por isso costuma "aprisionar" bolsas de ar. Outro detalhe é abrir a válvuva do sistema de aquecimento interno do veículo, pois a água deve chegar até o trocador de calor interno também.
Existe um recurso que pode ser tentado, no caso de estar tudo aparentemente normal, mas persiste ocorrência de superaquecimento. Basta fazer um pequeno furo na carcaça da válvula termostática (4 mm). Através desse pequeno furo haverá sempre um fluxo de água adicional, mesmo que a válvula não abra totalmente.
Há uns três ou quatro anos, fiz um curso do motor 4D56, na própria Mitsubishi, quando estavam lançando a versão HPE, e já naquela época percebi que esse já era um problema recorrente. Esse motor (2.5 litros) nasceu originalmente com 89 cv e veio ao longo dos anos sofrendo "repotenciamentos" suscessivos até chegar à 143 cv. O resultado não poderia ser outro.
Mais potência, implica em mais calor para ser dissipado pelo sistema de arrefecimento. Se a coisa não for bem feita, dá nisso. Se eu tivesse uma, a primeira coisa que eu faria seria colocar um ventilador elétrico extra na frente do radiador, acionado por um "cebolão".
É isso ai amigos,
Boa sorte a todos,
SDS,
Octávio
OSarmento,
Valeram as dicas, mas essa de travar a embreagem da hélice vai aumentar o consumo tb. No meu caso estou com certeza é esse acoplamento viscoso da hélice. Quando aumento a velocidade a temperatura sobe um pouco, coisa que ela não fazia antes.
Cheguei a parar o carro na estrada, quando ela (Temperatura) subiu um pouco, para ver como estava o acoplamento. E no meu caso notei a hélice meio solta, pois é só abaixar pra 100km que a temperatura fica blz.
Agora o negocio vai ser meter a mão no bolso e trocar ( entre 250,00 e 450,00 no paralelo) pois na MIT deve estar um absurdo.
Poderia ser também a válvula termostática. Vou ter que trocar se o acoplamento da hélice não resolver. Depois de muito estudar o assunto estou vendo que uma desses dois componentes estão apresentando problemas, pois somente em areiões e depois de um bom tempo que a temperatura subia como agora.
Será que essa peça ( acoplamento da hélice) não deva ser trocada a cada 100.000km na MIT??? Penso que seja muito pouca quilometragem para apresentar desgaste. Existe quilometragem para troca em outros fabricantes, ou é só quando se dá defeito??? Olha que avaliar esse acoplamento sem uma ferramenta ou instrumento não é fácil. No meu caso estou usando o disconfiômetro. Rsrsrsrsr.
Achei estranho que na Ranger a válvula termostática deva ser trocada a cada 50.000km.Quilometragem muito baixa, ou não??? Isso seriam em todos os motores diesel???
Assim que tiver algum resultado vou postar.
Abraços,
J. G. Acho que não deve ser o acoplamento pois qdo vc passa de 100KM/h ela esquenta e se fosse o acoplamento ela não esquentaria pois andando a a mais de 100KM/h voce tem ventilação forçada , só quando estando parada ai sim seria acoplamento. Este sintoma esta parecendo de cabeçote mais olhe a tampa do radiador tambem. Ela some agua?
:concordo::concordo::concordo:
Octavio,
valeu mesmo pelas dicas, simples e direto.
no mais o grande problema não é o aquecimento e sim a falta de profissionalismo da MIT em colocar um motor com problemas crônicos e ainda cobrar para resolver a merda que eles fizeram.
Grande abraço,
Sérgio Holanda