Conforme um mecânico daqui, tem um sensor que ao perceber o aumento da temperatura se aproximando, envia sinal para que a ventoinha aumente a rotação, daí a razão do acoplamento/desencoplamento pela embreagem viscosa!
Versão Imprimível
Conforme um mecânico daqui, tem um sensor que ao perceber o aumento da temperatura se aproximando, envia sinal para que a ventoinha aumente a rotação, daí a razão do acoplamento/desencoplamento pela embreagem viscosa!
Segundo meu mecânico, poderia ser sujeira na parte externa do radiador, ai foi feio a limpeza do mesmo.
essa sujeira da parte interna pode ocorrer mesmo que a manutenção do fluido esteja em dia?
Dojão, creio que o meca estava referindo-se aquela "expiral" que fica na frente da embreagem, na verdade eh um sensor, mas não um atuador.
A função dele eh transferir o calor para a parte interna da embreagem onde esta o gel viscoso, a medida que o gel aquece, bem ai todos sabem o que faz.
Mas, pelo que eu saiba não ha central gerenciando esse sistema, na vdd eh a mesma coisa, porem, vai ver o meca quis perfurar um pouco a explicação.
Vixe, boiei, eh na parte interna ou externa?
Se for na externa, bom, não tem fluído interno que corrija, se for na externa utilize aquele ácido de limpar ar condicionado residencial direto no radiador limpa tudo.
Se for na parte interna, bom, você usa fluido, mas, alguma vez sangrou todo o sistema, limpou e aplicou um novo? Lembrando que a função principal do fluido eh impedir a fervura e o congelamento, não atacar os componentes do motor.
Ao longo dos anos poderá sim acumular impurezas ainda mais no caso dos orgânicos.
Por ultimo, muitos mecânicos experientes em diesel defendem a troca do fluido a cada 24 ou 36 meses.
ontem quando buscava minha esposa, no congestionamento ela subiu a temperatura, de imediato parei e rapidamente esfriou.
na verdade a sujeira que o mecânico falou era na parte externa, por andar muito em barro e etc.
hj levei novamente no mecânico que testou varias coisas e não identificamos o problema, a unica coisa defeituosa depois de procurar muito foi a ventoinha do condensador do ar condicionado, que segundo o mecânico pode influenciar na cidade e não na estrada.
ele ainda me mandou levar um termômetro de mira laser para acompanhar a temperatura do motor, e poder identificar problema de sensor, visto que pelo raster não mostrou alterações no sensor.
apenas por desencargo de consciência mandei reforçar o cabo massa (negativo da bateria) que tinha sido trocado em uma manutenção sem verificar a forma correta.
depois de esquentar ontem, hj rodei bastante em congestionamento e não mexeu o ponteiro, esta marcando correto.
vamos para os próximos capítulos...kkkkkk
Realmente problemas no aterramento causam mal funcionamento do sensor de temperatura, porém seu caso parece ser aumento de temperatura mesmo, pois quando parou o carro ela esfriou.
A ventoinha puxa o ar de fora pra dentro do cofre do motor, por isso ele comentou que a do ar cond atrapalharia somente na cidade. Correto! Mas se ela já esquentou na estrada, então não é a causadora do problema.
Pelo seu comentário do aumento da fumaça preta, pode ser problema na turbina. Talvez intercooler muito sujo de óleo e até mesmo coletor carbonizado. Fato é que não está indo ar suficiente na admissão, causando uma mistura pobre nas câmaras de combustão, e isso gera a fumaça preta em demasia no escapamento. Consequentemente para manter a velocidade na estrada e em subidas, voce acaba pisando mais para compensar a mistura pobre. Mais Diesel e menos ar significa mais calor, causando aquecimento.
Boa tarde, estou com um problema idêntico com a minha l200 triton ano 2012, como vc resolveu este problema amigão ?
Amigo, estou com mesmo problema, sabe me dizer como foi resolvido ?
Estou de olho na minha primeira picape, sempre utilizei carros urbanos tradicionais, hatchs e sedans, porém, to necessitando de um carro com caçamba e como sempre quis fazer umas trilhas e passeios mais "radicais", to pensando em unir o útil ao agradável, e pegar uma L200 Triton 3.2 hpe 2016 automática 4x4 com 40 mil rodados, a pessoa ta pedindo 105 mil mas acredito que deva baixar esse valor, meu carro atual é um Cruze sedan 2017 1.4T.
Enfim, o motivo da minha postagem é saber se esse motor do modelo 2016 tem esse tão falado problema de esquentar, meu cunhado tem uma triton modelo 2010, se não me engano, e não me recordo ter ouvido ele falar sobre isso.
Como seria meu primeiro carro diesel, não tenho a menor noção disso e queria evitar problemas futuros.
sinceramente gente, meu mecanico é da propria concessionaria e faz trabalhos por fora. Ele diz que as L200 chegam lá direto com esse problema e a maioria é que fundi o cabeçote.
Comprei a 1 mes a minha l200, 2012, flex, e ela esquenta na estrada depois de 30 minutos funcionando, ou com o freio e o ar ligado. Já troquei tudo e vi tudo.
Resultante, pensei que ia comprar uma 4x4 que nao quebra e só me estressei :(
Se alguem for do RJ e tiver alguma otima solução, me avisem, porque acho que vou vender a minha semana que vem.