Postado originalmente por
MUD ACE
Meus Caros,
hoje fui à luta para esclarecer a questão de chipar ou não a minha Gatona (é dia dos namorados... rsrsrs)
Fiz uma grande descoberta!
Chipar o motor é um procedimento que deve ser muito bem pensado e estudado (apesar de não invasivo ou modificativo, é meramente um chip)... Me preocupam principalmente os efeitos sobre a transmissão, freios, etc etc que não estão dimensionados para os ganhos prometidos: no caso do meu + 25 hp; + 6 kgfm de torque e, dizem economia de 10 a 15% de economia pela folga de potência... (não confio muito...).
Mas o sujeito da loja aqui na Cidade era vendedor muito hábil e ele me vendeu um dispositivo que me deixou de queixo caído até agora... 7 horas depois.
Instalou em 5 minutos- para teste- um controlador de acelerador. Sim, acelerador, nem abriu o capô do carro!!!
Saímos para uma volta e o "efeito sorriso"preconizado por ele surgiu na minha cara, logo que toquei no acelerador. Um espetáculo, parece mágica...
Explico: Não tenho pretensão alguma em aumentar potência do meu carro que já tem de sobra... Mas na aceleração inicial que toda hora fazemos no acelera freia da cidade o MIVEC 3.8 flutua, demora a responder... tem um vácuo alí que certamente come bastante combustível.
Bom este dispositivo produzido na Itália com software atualizado por brasileiros para MITSUBISHI é plugado internamente no plugue MMC de controle do acelerador- quatão de segundos. O fio e controle colou com fita bi face no lado esquerdo em baixo do painel.
Ficou fantástico. Parece os carros da BMW ou Audi onde vc escolhe no multimídia que tipo de direção vs quer. Tenho 4 opções agora:
DESLIGADO (sem luz)- Modo original MMC que dá aquela flutuada...
LUZ VERDE- AJUSTE ECO
LUZ AMARELA- AJUSTE CONFORTO
LUZ VERMELHA- AJUSTE SPORT- bem nervoso... parece uma X5 acelerando.
Instalam esses aparelhos há anos em L-200, que já venderam às dezenas por aqui, nos últimos anos- sem reclamação de danos até agora. E pelo que vejo realmente não modifica drásticamente o conjunto nem esgarça nada... O dispositivo funciona melhor ainda em carro a Diesel!!!
Quem tiver interesse posso esclarecer mais detalhes.
Grande abraço!