x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74

Prezados amigos do tópico, possuidores de Pajeros Full Diesel modelo 2009 (inclusive) para cá ...
    Boa noite.

Para quem for trocar o fluido da transmissão, inclusive com troca de filtro e juntas, compartilho com vocês valiosas informações no tópico do "link" abaixo ... quem puder, veja o tópico inteiro ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2452455

Forte abraço a todos.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário
    Entrada
    11/03/2012
    Local
    SAO PAULO/SP
    Agradecimentos: 2
    Oi Enasor,

Vc usa S500 ou S10 no seu carro?
    Com que frequencia vc troca o oleo, 5mil KM ou 10mil KM?
    Abraço,
    LK

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por lkzan Ver Post
    Oi Enasor,

Vc usa S500 ou S10 no seu carro?
    Com que frequencia vc troca o oleo, 5mil KM ou 10mil KM?
    Olá meu caro Ikzan ... boa noite.

Eu coloco diesel S10 no meu veículo ... como rodo pouco, achei por bem tomar alguns cuidados, dentre eles: Coloco aditivo no diesel (atualmente estou utilizando o Teccom 10 em todo abastecimento na proporção de 1ml de aditivo para cada 1000 ml de diesel); mantenho o tanque sempre cheio; renovo sempre o combustível abastecendo a cada 15 dias, somente em posto de bandeira com grande movimentação de caminhões ...

Troco o óleo rigorosamente com 5mil KM, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro ... coloco o Lubrax SAE 10W30 API CJ na css, código Mit CD120065 ...

Forte abraço ao amigo.

E.T.:

Sejas muito bem vindo ao fórum ...
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    11/03/2012
    Local
    SAO PAULO/SP
    Agradecimentos: 2
    Enasor,
    Obrigado pela resposta e pela recepção.
    Andei lendo o forum e percebi que vc conhece bastante do carro.
    Acabei de comprar uma Full HPE 2013/2014 3.2 5P com 26mil KM.
    Se não for abusar, gostaria de receber sua opinião em algumas questões que me intrigam:

1) Alguma recomendação importante com os carros deste ano/modelo?

2) Qual a media de consumo na cidade e estrada?

3) A minha veio com pneus 265/50/R20 STR, quando for trocar estava pensando em colocar preferencialmente um 265/60/R20 ATR. Parece que cabe. São aprox 2,73cm a mais no diametro. O que vc acha? Minha 2a opção seria um ATR 265/50/R20.

4) Tenho um amigo que fez a reprogramação da centralina da sua Frontier na Reiko. Ja rodou 40mil KM esta apaixonado. Mais potente e muito economica. O que vc acha de fazer isso na Pajero? Será que tambem fica mais economica?

5) Fui na css Mitnorth aqui em SP perguntar sobre a frequencia da troca de oleo. O consultor da oficina, me falou que posso trocar com segurança a cada 10mil KM ou 6 meses. Eu ainda retruquei... Mas o manual fala a cada 5mil KM. Ele respondeu novamente: Se vc não tem um uso severo, pode trocar com 10mil KM com segurança.

Desde já agradeço pelas respostas
    Abraço,
    LK

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por lkzan Ver Post
    Enasor,
    Obrigado pela resposta e pela recepção.
    Andei lendo o forum e percebi que vc conhece bastante do carro.
    Acabei de comprar uma Full HPE 2013/2014 3.2 5P com 26mil KM.
    Se não for abusar, gostaria de receber sua opinião em algumas questões que me intrigam:

1) Alguma recomendação importante com os carros deste ano/modelo?

2) Qual a media de consumo na cidade e estrada?

3) A minha veio com pneus 265/50/R20 STR, quando for trocar estava pensando em colocar preferencialmente um 265/60/R20 ATR. Parece que cabe. São aprox 2,73cm a mais no diametro. O que vc acha? Minha 2a opção seria um ATR 265/50/R20.

4) Tenho um amigo que fez a reprogramação da centralina da sua Frontier na Reiko. Ja rodou 40mil KM esta apaixonado. Mais potente e muito economica. O que vc acha de fazer isso na Pajero? Será que tambem fica mais economica?

5) Fui na css Mitnorth aqui em SP perguntar sobre a frequencia da troca de oleo. O consultor da oficina, me falou que posso trocar com segurança a cada 10mil KM ou 6 meses. Eu ainda retruquei... Mas o manual fala a cada 5mil KM. Ele respondeu novamente: Se vc não tem um uso severo, pode trocar com 10mil KM com segurança.

Desde já agradeço pelas respostas
    Prezado amigo Ikzan
    Bom dia.

Quanto ao "conhecer bastante o carro", posso lhe dizer que me considero ainda um aprendiz ... Leio muito este fórum, principalmente sobre assuntos relacionados a Pajeros Full, e no que pode lhe ser aplicável, e posso lhe dizer que a cada dia aprendo um pouquinho mais com os conhecimentos compartilhados por amigos mais experientes, a exemplo do Caporto, Glaicon e outros mais que você irá tomando conhecimento ...

Quanto à viatura adquirida, só posso lhe parabenizar ... Sua viatura está praticamente zerada!!!!!!!!! ... tem, mesmo, que zelar, e muito!!! ... um desse na css está valendo perto de R$ 250 mil ... você está com uma máquina espetacular nas suas mãos ... peguei a minha de uma senhora, com aproximadamente 38mil kms em março/2015 ... está agora com 67mil kms ... uso no meu dia-a-dia (aposentei meu sedã) e em viagens periódicas ... até agora, não quebrou um parafusinho sequer ... só preventivas na css a preços tabelados e acessíveis considerando o naipe do veículo ... os tempos parecem ser outros, pois sinto que algumas css estão parando com aquela velha mania de "empurroterapia" ... de qualquer forma, vale a pena ter um pouco de conhecimento, não só para ajudar os mecânicos, como também para não cair nas lábias daqueles que ganham comissão e usam de subterfúgios desonestos para tal intento ... por isso, reitero fortemente: Leia bastante este fórum, que vale muito a pena ...

Recomendações básicas: O único cuidado básico que tomo, considerando que rodo pouco, é quanto a não deixar o veículo parado, evitar tanque vazio, reciclar o máximo possível o combustível no tanque e demais cuidados quanto ao abastecimento, conforme já relatei antes, pois isso vai preservar o sistema de injeção, alimentação, etc ... no mais: Preventivas periódicas, conforme previsto no manual; direção preventiva e conservadora, ou seja, o basicão que todos nós já conhecemos: Para preservar o motor, evite velocidades acima de 120 kms na estrada e, na cidade, ao sair com o veículo, enquanto o motor estiver frio, não acelere fortemente; para preservar freios utilize o freio motor sempre que cabível; para preservar o turbo, nas “saídas frias”, deixe o motor em marcha lenta durante 30s após a partida e, nas “paradas quentes”, deixe o motor em marcha lenta durante 30s antes de desligar (em viagens longas, deixe até 2 minutos); para preservar o câmbio, utilize o modo manual na marcha mais adequada, sempre que perceber "pendulação" em subidas (nas arrancadas em subidas íngremes, colocar no modo manual, em 1.ª); alinhamento/balanceamento/calibragem dos pneus regularmente (utilizo 30lbs na frente e 33 atrás (vazio) e 33 lbs na frente e 36 atrás em viagens, carregado; teto solar, abrir de vez em quando; encerar e hidratar bancos periodicamente; ao estacionar, principalmente em rampas, primeiramente puxar o freio de mão e deixar o peso do veículo “descansar” sobre o freio de estacionamento, antes de movimentar a alavanca para “P”, e, ao sair, o procedimento inverso; só entregue seu veículos para manutenção nas mãos de quem você confia e que verdadeiramente conhece do “riscado”, mesmo assim, se puder acompanhar de perto o serviço, melhor; na medida do possível, jamais deixar o veículo sozinho nas mãos de lavadores, manobristas, etc. (muitos não conhecem o veículo ou são irresponsáveis, de forma que vão detonar o câmbio, multimídia, etc. ... sabemos de vários casos de trancos em câmbio, movimentação da alavanca em seco, câmbio travado na reduzida; amortecedor da tampa traseira quebrado, cartão do GPS corrompido, e, por aí vai ...) ...

Consumo (Últimas médias do meu veículo): Cidade: 8 a 9 kms/litro; Estrada: 11 a 12,5 kms/litro ... chega a fazer 13 kms/litro, mas, em condições muito especiais (sem AC, sem piloto automático, pista boa, plana e sem congestionamentos, etc.) ...

Pneus e reprogramação: Neste ponto sou conservador ... na medida do possível, sempre preferi manter a originalidade em meus veículos, em que pese alguns colegas que muito prezo defenderem a tese de que há uma margem deixada pelos projetistas que pode ser explorada para obtenção de maior conforto, potência, etc, etc, etc ...

Periodicidade da troca de fluidos: Também aqui sou conservador ... conforme lhe relatei antes, prefiro seguir o que está prescrito no manual quanto às manutenções preventivas ... assim sendo, mesmo que visualmente esteja em boas condições, procedo à troca de óleo do motor a cada 5mil kms, rigorosamente, independentemente da forma de uso ...

Forte abraço.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Prezados amigos do fórum
    Boa tarde.

Uma informação que pode ser de interesse, inclusive como mais uma informação ao nosso prezado amigo Ikzan ...

Na última troca de óleo, por lembrete do chefe da mecânica da css, junto com a troca do filtro de combustível, autorizei a adição ao tanque cheio de combustível de um frasco do aditivo código Mit CW130004 intitulado na Nota Fiscal como "Limpador do Sistema de Combustível Diesel" ... Sempre a css faz isso de 10.000 em 10.000 kms ... Esse produto, pelo cheiro, lembra um querosene, porém, "de luxo" ... rsrsrs ...

Pois bem ... vamos aos fatos ...

Dentro dos meus parcos conhecimentos e pouquíssima, senão nenhuma, sensibilidade mecânica, não notei mudanças no comportamento do veículo, desempenho, consumo, etc. ... bem ... pelo menos para servir de consolo aos R$ 83,00 que deixou meu bolso mais leve, quero acreditar que esse produto também contribua para limpeza e preservação do sistema de injeção e alimentação, conforme preconizado no informe técnico do mesmo, anexo ...

Forte abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -limpador-do-sistema-de-combustivel_codigo-mit-cw130004.jpg  
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de felipepaniago
    Entrada
    13/05/2008
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezados amigos do fórum
    Boa tarde.

Uma informação que pode ser de interesse, inclusive como mais uma informação ao nosso prezado amigo Ikzan ...

Na última troca de óleo, por lembrete do chefe da mecânica da css, junto com a troca do filtro de combustível, autorizei a adição ao tanque cheio de combustível de um frasco do aditivo código Mit CW130004 intitulado na Nota Fiscal como "Limpador do Sistema de Combustível Diesel" ... Sempre a css faz isso de 10.000 em 10.000 kms ... Esse produto, pelo cheiro, lembra um querosene, porém, "de luxo" ... rsrsrs ...

Dentro dos meus parcos conhecimentos e pouquíssima, senão nenhuma, sensibilidade mecânica, não notei mudanças no comportamento do veículo, desempenho, consumo, etc. ... bem ... pelo menos para servir de consolo aos R$ 83,00 que deixou meu bolso mais leve, quero acreditar que esse produto também contribua para limpeza e preservação do sistema de injeção e alimentação, conforme preconizado no informe técnico do mesmo, anexo ...

Forte abraço a todos.
    Pelo titulo do frasco está falando que é limpeza total do sistema. agora se isso realmente faz só levando para um laboratório e um químico com conhecimento em propriedades de limpeza e aditivos para comprovar se realmente cumpre o que promete.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 35
    Prezados amigos do fórum
    Boa tarde.

Forte abraço a todos.
    Caro enasor,

Com certeza não jogou o seu dinheiro fora, como eu já tinha dito em tópicos anteriores este produto nada mais é do que querosene com algum detergente. Como pode ser viso no arquivo que postou onde o fabricante diz que é composto de 70 a 90% de querosene, então pode se esperar que ele é composto de 90% de querosene e somente 10% dos demais componentes.
    O que este fabricante fez é dar uma roupagem (frasco), bonita para uma coisa que os mais antigos (bombistas, jeepeiros e caminhoneiros), já faziam e de forma mais barata que é adicionar 1 litro de querosene ao tanque de combustível para fazer uma limpeza no sistema.
    E presado enasor, acho difícil este produto encontrar alguma sujeira para limpar no sistema da sua Full, com tamanho zelo que você cuida dela.
    Mas com certeza se não fizer bem, mal é que também não vai fazer ao motor e Bomba dos carros.

Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    Olá Enasor, fiz recentemente, há uns 2.000km, troca da EGR e descarbonização completa do coletor. Luz da injeção está apagada. A VTR está com 77.000km.

Só tenho usado o S10, justamente por conta da carbonização (não sei se tem fundamento, mas acabo usando somente o S10 por falta de conhecimento).

Vou ler o tópico que indicou e te falo se sentir algum sintoma semelhante.

Obrigado pelo retorno.

Abraço.

Olá meu caro Marcelo ...
    Bom dia.

Sua viatura está com quantos quilometros rodados?

Você abastece a viatura com S500 ou S10?

A luzinha da injeção está acendendo? ... já mandou dar uma olhadinha no sensor MAP?

Sabes dizer se já foi feita uma verificação quanto à carbonização no sistema de admissão (EGR, coletor de admissão)? ... pode ser isso ...

Pelo que você descreveu, pode ser que problemas na turbina esteja fora de cogitação ... veja o post do tópico do "link" abaixo... se puder, leia todo o tópico ... no caso em questão, o amigo pensou que era turbina e no final descobriu que o problema era oriundo de coletor de admissão trincado, que acredito, também, não ser o seu caso ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2118694

Vamos aguardar mais opiniões.

Forte abraço.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    ... este produto nada mais é do que querosene com algum detergente ... 70 a 90% de querosene, então pode se esperar que ele é composto de 90% de querosene e somente 10% dos demais componentes.
    O que este fabricante fez é dar uma roupagem (frasco), bonita para uma coisa que os mais antigos (bombistas, jeepeiros e caminhoneiros), já faziam e de forma mais barata que é adicionar 1 litro de querosene ao tanque de combustível para fazer uma limpeza no sistema ...
    Eita querosenezinho caro!!!!!!!!! ... talvez estejam cobrando pela embalagem bonitinha, para ser usada, depois, como souvenir ... rsrsrs ... muito grato pela explanação, meu prezado amigo Caporto ... Forte abraço.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por felipepaniago Ver Post
    Pelo titulo do frasco está falando que é limpeza total do sistema. agora se isso realmente faz só levando para um laboratório e um químico com conhecimento em propriedades de limpeza e aditivos para comprovar se realmente cumpre o que promete.
    Concordo, meu caro amigo Felipe ... Forte abraço.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    ... recentemente, há uns 2.000km, troca da EGR e descarbonização completa do coletor. Luz da injeção está apagada. A VTR está com 77.000km.

Só tenho usado o S10, justamente por conta da carbonização ...
    Interessante seu caso, caro amigo marcelofb ... revisão na css ... filtros, óleos trocados ... tudo limpo no sistema de admissão ... veículo novo ainda ... lento nas retomadas e perdendo força nas subidas, tendo que subir numa marcha abaixo do que era antes!!!! ...

Em algum post anterior você comentou que o tubo de abastecimento estava com ferrugem e que temia que isso viesse a cair no tanque e afetar o sistema de injeção ... e essa ferrugem, com certeza, desenvolveu-se por desleixo ou falta de conhecimento do proprietário anterior que não tomou cuidados preventivos básicos ... essa sua preocupação tem sentido e, pelo jeito, você ainda não abriu o tanque para saber o estado dele internamente quanto à presença não só de ferrugem, como também de sujidades diversas ... pode ser que o diesel S10, cujo efeito detergente é acentuado, agindo num ambiente onde, antes, era abastecido com S500, tenha promovido o dissolvimento de borras e/ou a soltura de partículas de ferrugem das paredes internas que podem estar atravessando o filtro e sendo carreadas para os bicos, ou mesmo entupindo o filtro recém colocado, dificultando a vazão ... de repente, uma inspeção e limpeza no tanque seja um próximo caminho a ser trilhado ... se for o caso, até mesmo um tratamento, se for detectada a presença de ferrugem no sistema ... e vamos torcer para que não tenha bicos danificados, na pior das hipóteses, apenas necessitando de uma limpeza, se for o caso ...

De qualquer forma, vamos aguardar se mais algum confrade pode compartilhar algum conhecimento a respeito. Estou muito curioso para saber o que está acontecendo com o seu veículo, até porque é igual ao meu que também está com esta pouca quilometragem ...

Não deixe de nos manter informados ...

Forte abraço e boa sorte.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 5 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 5 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 830
      Última resposta: 01/05/2025, 08:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3