Postado originalmente por
caporto
Continuando...
Aproveitando que já estava com a mão na massa e tinha os seguintes problemas no painel de instrumentos: As lampadas indicadora de porta aberta já não acendiam a vários meses, duas lampadas de marcha 2º e 5º do modo manual não acendiam e o pior que começou faz umas duas semanas o ponteiro vo velocimetro estava dando saltos ao invés de deslocar suavemente para cima e paa baixo de acordo a velocidade do carro, sem falar na poeira e sujeira que vaientrando na lente do painel e que não conseguimos limpar pois está por dentro. E já que o visual do console ficou legal queria ver se dava para mudar a cor da iluminação também, pois a original branca é muito sem graça no caso dos modelos da minha até as 2006 se não me engano, as mais novas já tem um painel bonito com cores como azul, vermelho e verde eu acho não tenho certeza.
Então vou mostrar para vocês a minha brincadeira no painel de instrumentos, vamos lá:
1 - Para remover o painel de instrumentos é preciso soltar 2 parafusos que prendem a moldura ao painel principal na parte superior e tomem cuidado pois existem duas presilhas plasticas de pressão na parte inferior da moldura.
Anexo 502127
2 - Removido a moldura para remover o painel é preciso remover 4 parafusos nos cantos do painel.
Anexo 502128
3 - Para remover o painel puxe-o com cuidado para frente para desconecta-lo dos 3 conectores que existem atrás do painel, quando sentir que desconectou puxe a parte inferior do painel para frete deitando-o dentro do compartimento, dessa forma fica fácil tira-lo para fora.
Anexo 502129 Anexo 502130
4 - Com o painel fora do veiculo é hora de desmonta-lo para os reparos e limpar a lente. Para soltar a lente basta soltar 5 travas laterais e puxar a lente para cima, na limpeza da lente utilize um pano de algodão limpo e umedecido levemente, finalize a limpeza com um pano de limpeza de lente de óculos, ficou show a lente da minha parecendo nova. Quanto ao ponteiro do velocimetria percebi que o vinil onde é estampado os números estufou na base do ponteiro e isso deixava ele meio preso causando o comportamento de saltos, encaixei novamente e o ponteiro ficou descendo suavemente assim como os outros. Até aqui já estava satisfeito pois já tinha resolvido um problema e ainda feito a limpeza da lente e do interior do painel.
Anexo 502131 Anexo 502132
5 - Agora vamos a parte das lampadas, tinha o problema das que não acendiam e eu ainda queria mudar a cor para azul, vejam abaixo algumas imagens:
Anexo 502133 Anexo 502134
6 - Primeiramente localizei cada uma das lampadas com problema, para isso usei uma bateria de 12v e fui testando uma por uma e descobri que as das portas todas estavam queimadas "estranho" e as da 3º e 5º marcha também queimadas, fiz a substituição por umas lampadas deste modelo de LED que eu já possuía. Feito isso já tinha resolvido mais dois problema e já estava muito satisfeito, mas resolvi continuar e testar a mudança das lampadas de iluminação de fundo do painel, então comecei a desmontar os leds T5 que comprei e as lampadas maiores do painel "as de cor azul", e fiz as trocas dos bulbos entre elas trocando os alógenos pelos de LED, dai foi só ir montando no painel e mapeando as polaridades pois os LEDs tem polaridade certa se inverter não acende, como elas são ligadas em paralelo se alimentar um polo de uma todas devem acender e assim fiz e dai fui conectando as outras até estarem todas conectadas e acendendo, vejam:
Anexo 502137 Anexo 502138
7 - Agora com todas as lampadas instaladas é hora de ir ao carro fazer um teste para ver como ficou e ai sim voltar para o local e fechar tudo.
Anexo 502141
8 - Já que tudo deu certo foi só montar tudo e parafusar e estava acabado e o resultado a noite foi este: para mim ficou melhor que tudo branco como o original.
Anexo 502142
Então meus amigos estas foram as minhas atividades do sábado.
Compartilhei com vocês porque acho que alguém pode se interessar por alguma coisa dessas que fiz.
Abs.