Até a TR4 é mista: Utilitário e Jipe. Peguei essa imagem apenas consultando no google:
Anexo 530177
A minha:
Anexo 530178
A Pajero full é caminhonete, utilitário e jipe ao mesmo tempo.... :cool:
Versão Imprimível
Até a TR4 é mista: Utilitário e Jipe. Peguei essa imagem apenas consultando no google:
Anexo 530177
A minha:
Anexo 530178
A Pajero full é caminhonete, utilitário e jipe ao mesmo tempo.... :cool:
Parabéns, meu caro Glaicon, pois, pelo seu relato, esse veículo tem um excelente “pedigree” ... e vai continuar tendo nas suas mãos, ou seja, continua numa linhagem de bons cuidadores ...
Mudando de assunto ... agora, TRANSMISSÃO ...sei que és um "cobra" e estudioso do assunto, e vou abusar um pouco da sua nobreza e da sua bondade ...
Relativamente à troca do filtro do câmbio automático, acabo de ver, em outro tópico, um comentário seu, no "link" abaixo, em resposta a um questionamento do amigo Sávio ... também pretendo seguir naquela mesma linha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2375058
Pergunto-lhe:
Relativamente à troca de óleo: Vi, em vários lugares, entendimentos de que esse óleo também vence por decurso de prazo (se não me engano, 2 anos), sendo, mesmo, indicada a sua troca (conforme o Sávio pretende fazer), mesmo que esteja aparentemente em bom estado, isto, claro, nos casos em que o proprietário tem o controle das trocas de óleo (a exemplo de nosso amigo Sávio), eis que, nos casos em que se perdeu esse controle, a história é diferente (há entendimentos que recomendam nem trocar mais) ... porém, há quem pense que este óleo tem longa vida, por ser sintético e interagir num ambiente dimensionado para não ser aberto tão cedo, de forma que pode-se respeitar apenas a kilometragem indicada nos manuais (no caso do Full, 80.000 kms) ... gostaria de saber seu entendimento a respeito disso ...
Relativamente ao método de troca de óleo: Sei que, na troca pelo método de drenagem, uma parte do óleo velho fica retido no filtro e outra no conversor de torque ... porém, há o método de troca conhecido por "Flushing", onde se utilizam aquelas máquinas especiais de diálise (Máquina de Flushing), onde praticamente todo o óleo velho é renovado (mal comparando, semelhante à hemodiálise, nas transfusões de sangue) ... o que pensas deste método? ... neste caso, seria interessante trocar também o filtro, considerando que este retém óleo velho e possíveis partículas oriundas do desgaste natural do câmbio????
Forte abraço, meu caro amigo.
Enasor, considerando o ambiente hermeticamente fechado, ausente de luz e agentes agressores, considero pouco tempo o interregno de dois anos para troca de óleo da caixa.
O carro da minha esposa (Nissan Tiida) está com quatro anos de idade, 80.000 Km´s rodados, com o óleo ainda vermelho e limpo.
A troca neste momento será meramente preventiva.
A NÃO troca do filtro nestas boas condições do óleo é um entendimento pacífico no grupo das Cherokee´s, pois há a mínima retenção de partículas.
Inclusive, quando troquei o óleo da caixa da minha ex-Sport, os donos da oficina, que eram ex-funcionários da Chrysler de Florianópolis, disseram não haver necessidade da troca do filtro.
Quanto ao tipo de troca via hemodiálise, é considerado um sistema eficiente, pois há a transfusão completa entre a saída do óleo velho e, a entrada do novo.
Na época da Cherokee, informaram até que é mais eficiente desta forma, pois não alterará os parâmetros dos sensores da caixa, não gerando trepidações ou engates "quadrados" das marchas.
Não sei as viaturas mais recentes e modernas, mas no caso dos veículos Jeep, a recomendação na hipótese de troca de óleo por esgotamento do cárter era desligar a bateria por 15 minutos, visando zerar os parâmetros.
Finalmente, não uso o termo "flushing" para nomear a troca de óleo.
Flushing, para mim, serve para caracterizar a chamada limpeza química de motores, visando tirar bôrras e resíduos de combustão.
É isso mesmo?:semideia
Caro amigo, muito obrigado pela deferência.
Esse termo “flushing”, lembro-me de ter visto em algum lugar ... vou tentar encontrar ...
Enasor, eu tenho feito a troca de óleo do câmbio automático num meio termo entre o flushing e a drenagem de cárter. Só drenando o cárter sai menos da metade da capacidade do sistema. É melhor que nada, mas tem um jeito mais simples de tentar deixar maior quantidade de fluido novo no sistema e dá para fazer em casa:
1- Dreno o cárter, meço exatamente o volume que saiu e completo novamente.
2- Solto a mangueira de retorno do radiador, ligo outra mangueira nessa saída e estendo ela até uma garrafa transparente. Faço uma marca equivalente a 1 litro de óleo.
3- Dou partida no motor, coloco no D e deixo o fluido sair até atingir a marca. Desligo o carro e completo com 1 litro de fluido novo.
4- Faço isso até trocar a quantidade total do sistema (no caso da Prado, 10 litros, incluindo o que já troquei drenando o cárter). É importante recolher todo o fluido que saiu nas embalagens novamente, para garantir que saiu exatamente a mesma quantidade que entrou.
É claro que ocorre uma mistura quando uma parte nova que estava no cárter vai para o conversor de torque. Mas, se comparar uma amostra do primeiro fluido que saiu com o último, vai ver que o último estará bem mais limpo. Faço isso a cada 80 mil km com a Prado, que roda mais na estrada e a cada 40 mil com o Vitara, que só roda na cidade.
Meu ex Grand Vitara 2001 está com um primo e tem 220 mil km. Sempre fiz isso, o câmbio está perfeito.
Vou trocar o filtro do câmbio da Prado agora, com 160 mil km. Não troquei com 80.
Quanto aos sensores eletrônicos, não sei dizer se a Full tem algum problema ao fazer a drenagem. Meus carros não têm.
Deixo uma foto do estado do fluido antes e depois da troca.
Abraços
Muito obrigado, mesmo, aos amigos Glaicon e Newton pela deferência e pelo compartilhamento de experiências quanto a óleo e filtro do câmbio automático.
Interessantíssimo esse método de troca do óleo gentilmente informado pelo amigo Newton ...
Fiquei “encafifado” onde tinha visto aquele termo “flushing” e fui procurar aonde tinha visto ... encontrei!!!! ... Vejam no “link” abaixo:
Troca de Fluido - Automatik, Reparos de Transmissoes Automaticas, Automatizadas e CVT
Leitura recomendada a todos os amigos do forum (claro que, com reservas, pois, na mídia não é incomum encontrarmos algum apelo propagandístico ou tendencioso, que merece nossa cautela para não sermos influenciados negativamente na nossa formação de opinião) ... mas, nos comentários daquela matéria, há um interessante caso de consulta de um proprietário de um Civic 2005/2006 LXL automático com 153 mil kms, cujo óleo de câmbio automático fora trocado apenas aos 40 mil kms na revisão feita na css ...
Forte abraço a todos.
Pessoal, não conheço o modelo em questão, mas no geral essa diálise, não poderia ser feita digamos 99% através das conexões do radiador de óleo? desconectaria 01 da mangueira (ex: entrada) prolongaria ela até um reservatório com um pouco mais de capacidade total do cambio tipo 01 litro a mais, a outra mangueira seria prolongada ao 2° reservatório que captaria o óleo usado e a própria bomba do cambio faria a diálise, se o reservatório de óleo novo for transparente só 01 pessoa faz tudo, senão precisa ao menor 02 pessoas, 01 acompanhando os reservatórios provisórios, outra na direção trocando todas as opções (ex simbólico: p/d/1/2/3/ré/p) quando o reservatório de óleo novo estivesse chegando ao fim, desliga a nave, diálise completa, restando ainda reconectar a mangueira ao radiador (se melando de óleo, obvio) depois só passar as ''marchas'' de novo e confirmar o nível e ai muita doideira ou faz sentido ?
A transmissão não consegue puxar liquido de um reservatório. Isso pode ser feito usando uma bomba elétrica, como no vídeo abaixo. Já tentei improvisar com uma bomba de combustível 3bar, mas não deu vazão suficiente. Saía bem mais fluido do que entrava.
https://www.youtube.com/watch?v=WngXE_7vg-Q
Prezados,
Estou com uma Full 2008 diesel faz dois meses. Ela está com 100k.
Recentemente (10 dias) a luz que indica irregularidades no motor acendeu.
Levei no local onde comprei onde passaram o scanner que indicou problemas no filtro de combustível.
Sai de lá com a luz apagada, porém no mesmo dia voltou a acender.
Como o bocal do tanque está com marcas de ferrugem e como ela era utilizada com S500, decidi fazer a limpeza do tanque e trocar o filtro.
A minha dúvida é encontrar uma boa oficina em São Paulo que faça esse serviço.
Os amigos sugerem alguma?
Obrigado,
Ricardo
Mitsubishi Pajero Full Diesel 2008
Subaru Forester 2011
Prezado amigo ricslopes
Bom dia.
Sejas bem vindo ao fórum ... é um prazer termos mais um colega para compartilhar experiências conosco.
Relativamente à luz do motor acendendo, quem sabe, também, baixo rendimento e alto consumo, o ideal é você procurar um mecânico de sua inteira confiança e conhecedor de Fulls para orientá-lo melhor ... mas, uma coisa que você já pode fazer, e é de fácil verificação, é mandar dar uma inspecionada no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) e, se for o caso, mandar proceder a uma limpeza ... permita-me compartilhar com você essa experiência ... quem sabe, o seu problema seja semelhante ...
Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio.
Muitos aqui do fórum tem um Full como o seu e migraram para o diesel S10 ... Caso você tenha a intenção de fazer o mesmo, e, considerando as suas informações (marcas de ferrugem no bocal e vinha sendo abastecido com S500) é recomendável mesmo que você proceda a uma inspeção no tanque de combustível e sua linha, além de trocar filtros, antes de adicionar o S10. Isso é recomendado no "Manual de Dúvidas Frequentes Sobre o Diesel S10" da Metalsinter, nos itens “5” e “8” ... ... veja aqui:
http://www.metalsinter.com.br/metals...idas%20S10.pdf
Quando for fazer a limpeza, sugiro-lhe acompanhar pessoalmente o processo, e tenha cuidados especiais com o preconizado no item “5” relativamente ao emprego de água ...
Quanto à indicação de quem possa fazer o serviço ... infelizmente não sei lhe indicar um bom mecânico, porque o meu veículo ainda está na garantia de fábrica e, felizmente para mim, neste quase 1 ano e meio que estou com ele, ainda não manifestou nenhum problema mecânico ... esperemos que algum amigo do forum possa lhe indicar um ... mas, de qualquer forma, isso não tem segredo nenhum ... o mesmo mecânico que fizer a inspeção no sistema de admissão poderá fazer isso ... apesar de trabalhoso, é muito simples desmontar e montar novamente um tanque de combustível ...
Forte abraço e boa sorte.