Como podem notar pela minha assinatura, realizei recentemente meu sonho de consumo e adquiri meu primeiro off road, uma Pajero Sport HPE Diesel AT, modelo 2008, prata (minha primeira vontade era uma preta, mas não me arrependo nadinha)
O veículo tem atualmente 163 mil km. Antes de entrar aqui no fórum isso me preocuparia, mas aos poucos aprendi com vocês que isso não é o mais relevante em uma viatura como essa.
A procedência do veículo é muito boa. Revisões em dia feitas na CCS Ramada aqui em Porto Alegre – o antigo dono trocava o óleo a cada 5 mil km.
Alguns problemas que precisarei resolver...
Ela estava puxando muito para um lado, estava com dirigibilidade difícil, mas creio que a geometria já deixou a situação bem melhor.
Assim como li em outro tópico, também me incomodo com uma espécie de “estalo” ou “pulsada” que sinto na direção, ao esterça-la. Já me disseram que tal sintoma é “normal” e que não há razão para me preocupar. A Ramada sugeriu substituir a coluna de direção (custo de 2000 reais + mdo = absurdo)
A condição dos freios é boa, mas acho que poderia ser melhor. A mesma Ramada (onde levei a viatura para uma avaliação geral) sugere substituir pastilhas traseiras (625 reais + mdo) e “futuramente” trocar os discos traseiros (pela bagatela de 2000 reais cada disco + mdo = assustador)
Não tenho certeza sobre o estado das correias. Gostaria da opinião dos amigos sobre tal item. Devo me preocupar com elas? Vale a pena substituí-las? Se sim: troco todas ou dou preferência a alguma em específico?
Agora, as boas notícias

* O carro é muito legal. É grande e tem uma robustez fora de série. Ouso dizer que é mais robusto que a nova Dakar e que a SW4 (na minha humilde opinião). Tem muita altura, pode-se enxergar bem à frente e o veículo fica distante do solo para suportar buraqueiras.
* O interior dele não é dos mais rebuscados, mas é bem acabado (e está em ótimo estado, para um carro de 5 anos)
* Os faróis são uma beleza e iluminam bem em longas distâncias. Um ponto forte.
* O porta-malas atende perfeitamente minhas necessidades – muito espaçoso
* É cheio d eporta-objetos e porta-trecos (minha esposa "adora" - muito espaço para eu colocar infinitas papeladas, hehe)
Aos poucos, vou contando minhas peripécias, hehehe. Por ora agradeço a paciência e a ajuda de vocês, que me auxiliaram tanto nos últimos meses.