Postado originalmente por
SergioMedeiros
Tiago, tranquilo! Conta comigo com o que eu puder ajudar.
Sobre o freio, eu me confundi mesmo. Fiquei pensando na minha que troquei os dianteiros e não vi que o seu era o traseiro. É tambor mesmo... o que fica pior ainda o teu orçamento.. hehe
A descarbonização da turbina está, se não me engano, nos 34 pontos de inspeção da tabela. Mas turbina suja não é algo que da pra olhar e verificar como está sem desmontar. Vai muito do sentimento do dono em relação ao rendimento do carro. As vezes acontece de a luz do motor acender no painel, o que pode significar, entre outras coisas, turbina suja ou diesel ruim, fazendo o carro diminuir muito o rendimento. Normalmente acontece em subidas, quando damos aquela esticada e o Diesel não acompanha ou a turbina não fornece ar necessário. Se acontecer isso pare o carro, desligue e ligue novamente. Isso faz um reset na central. Mas logo que possível encoste o carro para verificar água no filtro de Diesel. Se não for e continuar acendendo pode ser a turbina. Minha sugestão é voce fazer assim que puder essa descarbonização. Como não tem histórico dela, e nem sabe se já foi feito, vai fazer super bem para a Pajero, e voce vai notar uma grande diferença nas esticadas e rendimento do motor. Lembre-se... ela é TGV, ou seja, mais sensível a sujeiras e necessita de um acompanhamento mais rigoroso que as normais.
Fique longe das ccs, pois além de te esfaquearem os mecanicos não são grande coisa não!
Lembre-se que com essa Km voce tem a troca total de fluidos, e isso envolve: Motor, caixa de cambio, diferenciais, caixa de trasnferencia, liquido de arrefecimento e fluído de freio. Vai sair na casa dos R$ 1.000 fora da concessionária.
Óleo vai usar mineral, 15W40. A Mit recomenda Magnatec, e agora o Tection veio no lugar dele. São otimos, mas mais caros. Existem outros muito bons, como os da Ipiranga.
Pode trocar sim em posto de gasolina. Mas lembre-se, frentista não é mecanico. Pra trocar o óleo tudo bem, mas não deixe ele ficar botando a mão onde não deve, e nem dando "conselhos". Sugiro sempre levar a Pajero em postos de estrada, onde o Diesel circula bastante. Procure postos cheios de caminhões, pois é garantido Diesel bom. Abastecer Diesel em posto de cidade é pedir pra acabar com o motor com a quantidade de água que se forma nos tanques devido a baixa saída do combustível. Diesel tem validade de 3 meses.
Grande abraço