Postado originalmente por
SergioMedeiros
Pessoal, uma observação que tá gerando muita dúvida e discussões.... TODOS os carros a Diesel estão sujeitos a aquecimento!!!! Sim, todos e quase que na mesma probabilidade. As l200 talvez um pouco mais, mas SOMENTE em casos de falta de manutenção! Mas fique sem dar manutenção em um carro a Diesel, que não vai ter Maxion, 4d56, NGD, MWM que aguente!! O que ocorre é que a taxa de compressão do Diesel é muito superior à gasolina e etanol. Isso faz com que esses motores trabalhem em regimes mais severos, sendo assim mais sensíveis a problemas de aquecimento. Procurem no fórum rangers, frontiers, hilux esquentando... tem de monte! Tirem um pouco da cabeça esse mito de l200 esquentando... procurem uma pickup que agrade pela estética, performance e com certeza pelo estado de conservação do dono. Eu tinha essa neura com minha l200 até que peguei a Defender... e adivinha? Os mesmos problemas de aquecimento sendo relatados no forum da Land Rover. Pode ser por outras causas, mas tem seus pepinos também!
Tiago, seu raciocínio está correto matematicamente, mas na prática não precisa ser assim necessariamente. O grande motivo das trocas de óleo a cada 5.000Km nas pickups é o nosso tipo de uso das mesmas. Não tem nada pior para um carro a Diesel que o liga e desliga diário dele. Se fosse assim os caminhões que atravessam o Brasil teriam que trocar de óleo quase que diariamente. Claro, tem a questão da baixa rotação deles, que ajuda a manter o óleo com as características originais. Mesmo assim os caminhões trocam de óleo a cada 40.000Km aprox, pois rodam direto, sem desligar. E é o mesmo óleo que usamos nos nossos carros. Se voce viaja bastante, pode muito bem adiar a troca do óleo, mesmo mineral, para 10.000Km ou mais. Tudo vai do uso e das condições que o carro está enfrentando.
Abs