x
Convex Datacenter
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 3456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 177
    Usuário
    Entrada
    06/07/2013
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0

Smile

Caros amigos, boa noite!

Sou novato aqui no fórum e tal qual o nosso amigo tiagosapucaia estou em vias de realizar o sonho do primeiro 4x4.

Gostaria de algumas dicas de como avaliar um 4x4 na hora da compra, oque olhar, quais os sinais que evidenciam o cuidado, ou falta dele, do antigo proprietário, oque e critico, coisas que como leigo em 4x4 diesel nao sei avaliar.

Estou avaliando a compra de uma Mitsubishi L200 Triton 4X4 CD 16V TURBO INTERCOOLER AUTOMÁTICO 3.2 fabricada entre 2010 e 2012, qual a avaliação de vcs frente a esta versão da L200?

Abraços

Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por evertonpoa Ver Post
    Sergio:

O problema do nosso amigo Tiago é que ele não sabe com quantos mil km foi trocada a correia.. se fosse eu trocaria de cara a correia pq para olhar precisa desmontar todas as outras e mais umas coisas ne? baita trabalho o que ja custa uma certa mão de obra e ja que vai estar aberto.. troque..

Sobre o gasto por km.. o Diesel pelo menos onde abasteço sempre é 2.15 adtivado ipiranga.. (não é s10). mas varia aqui no sul de 2.12 até 2,40 2,45 isso em grandes centros urbanos.. Obs: eu nunca fiz o calculo de quanto custa o km.. se não fico triste e ando so de fiorino aqui da empresa hahahahha mão de vaca é brabo!! hahahhaha

Não me crusifiquem por nao utilizar s10 kkkk mas o antigo dono so usava adtivado.. e quando mandei fazer revisao em bomba e bicos o bombista me disse que estava tudo 100% então continuo na linha do antigo dono já que ate hoje não teve problemas.. fora que este motor por ser uma injeção antiga acredito que não estrague.. ja os novos da triton, hilux pajero full.. que sao cammon rail.. estes sim estragam com utilizaçao do diesel antigo.. correto? corrijam se falei besteira pois nunca pesquisei besteira e nem sei escrever corretamente cammon rail kkkkk

Abraço!
    Tá certo Everton, tem que trocar, e não só as correias... se não se tem histórico do carro, tem que trocar todos os fluídos, correias, tensionadores, filtros, descarbonizar turbina, varetar radiador, etc. Tudo isso não tem como "dar uma olhada" pra ver como que tá... e são itens que, caso estejam em más condições, vai condenar o motor logo logo. Motor Diesel não se brinca... são mais suscetíveis a problemas. Carro Diesel tem que saber dar manutenção, e, principalmente, saber tocar. Por essas e outras que vemos muito aqui no fórum uma galera descendo o pau em carros Diesel.. e não só Mit, mas TODAS as marcas. Nego acha que pode trocar óleo com mais de 10.000Km e não acontecer nada com o motor.

Quanto ao Diesel, vou te crucificar sim!!! hehehehehe... Diesel S10 é melhor para qualquer tipo de motor e injeção. Sua combustão gera muito menos detritos, o que ajuda e muito a manter todo o sistema limpo. O S500, além de fumacear muito mais, suja aos poucos as camaras de combustão, de exaustão, bomba injetora, etc. Com o tempo esses detritos vão se acumulando e onerando o funcionamento do motor. Pega um carro que só usou S500 e da umas aceleradas nervosas nele... vai ver que saem do escape pedaços de fuligem inteiros. Passar no controlar de SP com S500 é impossível! Alguns ainda teimam que o S10 não tem lubrificação suficiente para nossas bombas mecanicas, por ter menos enxofre. Pura besteira, pois as qualidades lubrificantes do S10 são praticamente iguais as do S500. Ou seja, S10 é só benefícios. Voce confia no bombista? Pois se as bombas começarem a funcionar melhor, vai ter menos trabalho pra eles não? heheheheheh

Nos novos sistemas common rail nem se cogita S500 pois foram projetados para S10. As leis de emissão de poluentes estão rigorosas. Caminhoneiros estão fugindo dos novos caminhões padrão Euro V pois não é todo canto que acha S10 no Brasil, e ainda tem o incomodo de ficar completando o Arla.

Grande abraço.

Usuário
    Entrada
    18/02/2013
    Local
    Sapucaia do Sul/RS
    Amigos, estou acompanhando atentamente vossas sugestões e dicas. Peço desculpas pela inatividade dos últimos tempos; tem sido difícil postar aqui com freqüência.

Este fim de semana fechei a conta do consumo: ela está fazendo entre 7,5 e 8,0 km por litro de diesel aditivado "comum" - até então não abasteci com diesel S10. Isso rodando em cidade, sem muito congestionamento, trânsito normal. De todo o modo, estou mais tranquilo agora, achei que a situação era pior.

Estou impressionado com o tamanho da "reserva". O ponteiro do combustível estava bem baixo, no último traço (sem acender a reserva ainda). No tanque couberam 63 litros e ainda sobrou espaço. Ou seja, ainda tinha pelo menos 11 litros. Será que o ponteiro está descalibrado ou é assim mesmo?

Quanto a questão das correrias: o antigo proprietário fez a revisão de 90 mil km na concessionária. Ele trocou correrias, mas pelo que me disseram na CCS ele não trocou a correria do comando (pelo menos não NESTA revisão). Todas as revisões estavam carimbadas no manual até 110 mil km, rigorosamente.

No momento, só a história do desalinhamento é que me incomoda. Na próxima semana acho que vou levar ao local que o Everton indicou para examinarem.

Valeu pela ajuda pessoal
    Partindo para um novo 4x4, veremos...
    Ex Pajero Full 3.2
    Ex Pajero Sport 2.5

Usuário
    Entrada
    22/07/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Tá certo Everton, tem que trocar, e não só as correias... se não se tem histórico do carro, tem que trocar todos os fluídos, correias, tensionadores, filtros, descarbonizar turbina, varetar radiador, etc. Tudo isso não tem como "dar uma olhada" pra ver como que tá... e são itens que, caso estejam em más condições, vai condenar o motor logo logo. Motor Diesel não se brinca... são mais suscetíveis a problemas. Carro Diesel tem que saber dar manutenção, e, principalmente, saber tocar. Por essas e outras que vemos muito aqui no fórum uma galera descendo o pau em carros Diesel.. e não só Mit, mas TODAS as marcas. Nego acha que pode trocar óleo com mais de 10.000Km e não acontecer nada com o motor.

Quanto ao Diesel, vou te crucificar sim!!! hehehehehe... Diesel S10 é melhor para qualquer tipo de motor e injeção. Sua combustão gera muito menos detritos, o que ajuda e muito a manter todo o sistema limpo. O S500, além de fumacear muito mais, suja aos poucos as camaras de combustão, de exaustão, bomba injetora, etc. Com o tempo esses detritos vão se acumulando e onerando o funcionamento do motor. Pega um carro que só usou S500 e da umas aceleradas nervosas nele... vai ver que saem do escape pedaços de fuligem inteiros. Passar no controlar de SP com S500 é impossível! Alguns ainda teimam que o S10 não tem lubrificação suficiente para nossas bombas mecanicas, por ter menos enxofre. Pura besteira, pois as qualidades lubrificantes do S10 são praticamente iguais as do S500. Ou seja, S10 é só benefícios. Voce confia no bombista? Pois se as bombas começarem a funcionar melhor, vai ter menos trabalho pra eles não? heheheheheh

Nos novos sistemas common rail nem se cogita S500 pois foram projetados para S10. As leis de emissão de poluentes estão rigorosas. Caminhoneiros estão fugindo dos novos caminhões padrão Euro V pois não é todo canto que acha S10 no Brasil, e ainda tem o incomodo de ficar completando o Arla.

Grande abraço.
    Concordo com você.. mecanica Diesel demanda mais cuidados sim, principalmente a troca de oleo religiosamente nos 5 mil km juntamente com filtro de óleo.. eu particularmente sempre troco o de combustivel tambem com 5 mil km já que é tão baratinho.. e o de ar ando mais na cidade e mesmo quando chega em 10 mil ele esta limpo mas troco também.

Sobre o Diesel.. ja esperava uma crucificação kkkk a partir de hoje a viatura ganha só S10 hehehhehe inclusive hoje completei mais de meio tanque de S10 para viajar.. sobre confiar no bombista, confio plenamente, almoçam em meu estabelecimento diariamente e sempre que preciso fazer algo deste tipo faço com eles e se não fossem serios poderiam abusar de mim ja que descontamos do que eles me devem no final do mês hehehhe tirando que conheço o pessoal de lá desde meus 10 anos de idade, enfim são de plena confiança..

Abraço!

Usuário
    Entrada
    22/07/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por tiagosapucaia Ver Post
    Amigos, estou acompanhando atentamente vossas sugestões e dicas. Peço desculpas pela inatividade dos últimos tempos; tem sido difícil postar aqui com freqüência.

Este fim de semana fechei a conta do consumo: ela está fazendo entre 7,5 e 8,0 km por litro de diesel aditivado "comum" - até então não abasteci com diesel S10. Isso rodando em cidade, sem muito congestionamento, trânsito normal. De todo o modo, estou mais tranquilo agora, achei que a situação era pior.

Estou impressionado com o tamanho da "reserva". O ponteiro do combustível estava bem baixo, no último traço (sem acender a reserva ainda). No tanque couberam 63 litros e ainda sobrou espaço. Ou seja, ainda tinha pelo menos 11 litros. Será que o ponteiro está descalibrado ou é assim mesmo?

Quanto a questão das correrias: o antigo proprietário fez a revisão de 90 mil km na concessionária. Ele trocou correrias, mas pelo que me disseram na CCS ele não trocou a correria do comando (pelo menos não NESTA revisão). Todas as revisões estavam carimbadas no manual até 110 mil km, rigorosamente.

No momento, só a história do desalinhamento é que me incomoda. Na próxima semana acho que vou levar ao local que o Everton indicou para examinarem.

Valeu pela ajuda pessoal
    É isso ai mesmo o consumo Tiago, não melhora muito disso não.. e comece a utilizar o s10 heheheh se não vao nos matar aqui hehehehhehehhe eu estava relutante mas depois do Sergio falar, pesquisei pesquisei e cheguei a decisão de também adotar o s10 daqui para frente.
    A respeito da reserva, realmente é bruta.. mas me deixou na mão uma vez kkkk havia queimado o fusivel que cordena isso e eu não me toquei.. imagina 6 horas no centro de porto alegre e sem diesel? hahhahahahhaha quase duas horas esperando o guincho chegar.. me ferrei legal.. depois deste dia o tanque esta sempre pela metade para mais..

Correia do comando não seria a principal amigo Sergio?

Abraço!

Usuário
    Entrada
    02/07/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal,

Bom, estou com ela nas mãos! Meu primeiro 4x4 e comecei bem, peguei uma Triton 3.2 diesel GLS, zerada. Saindo da concessionaria parei no 1o posto e coloquei meio tanque de diesel comum (nao tinha o aditivado), já gastei quase todo, pelo que li acima vou de S10 nos próximos...

Dúvidas:

- Estou ouvindo barulhos nas colunas lateriais, parece algo com o mecanismo dos cintos de segurança. Alguem já ouviu isso? É um cri cri cri bem chato..

- Também um barulho no porta luvas, pensei que era algo dentro dele, mas mesmo vazio, quando passo em piso muito irregular, algo "bate" ali dentro.

- Esticadas: Tenho trocado marchas com giro bem baixo (1500RPM) e nas esticadas levo a uns 3000. Torque de sobra. Essa é a faixa que vcs usam mesmo?

- Calibragem: Como estou descarregado, deixei com 26 libras tudo. O que recomendam? Como ela pula bem de traseira, pensei em usar menos atrás.

O que eu senti falta, e certamente vou instalar:

- trava automática das portas ao passar de 15Km/h
    - Farol de neblina
    - Trava elétrica da tampa da caçamba (já coloquei a capota)
    - estribos laterais (mais pra proteger a pintura de outras portas tb..)
    - Câmera de ré

Ah, e uma central multimidia usando um tablet Galaxy tab 2, assim posso rodar GPS Waze e outras coisas bem mais interessantes que as centrais windows Ce que existem por aí. Já comprei a moldura 2din.

Sobre o motor, algum conselho pra um iniciante no mundo diesel?

Abs!
    Marcelo
    4X4 Brasil

Desativado
    Entrada
    07/07/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Relaxa, Tiago. Todos nós já passamos por situações semelhantes. É a emoção. Hehehe.

[]s
    Amigos, sou novo no forum, embora já tenha lido muitos posts como anonimo para pegar as dicas de quem conhece 4x4 a mais tempo. Ha 1 ano comprei meu primeiro 4x4, uma Pajero Sport 2010 Diesel A/T. Uma coisa que ainda não sei usar direito é o botaozinho do lado esquerdo da alavanca do cambio, que quando é apertado dispara um aviso no painel escrito "OD OFF". Ok, quando deixo desta forma ela trabalha só com as 3 marchas mais baixas, consumindo muito mais diesel, mas minha pergunta é: em que situações eu deveria desligar o OverDrive ? Me parece quase inútil, mas tenho certeza que deve ser falta de experiencia minha !!!! Por favor me desvendem este misterio ... Abs

Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por evertonpoa Ver Post
    É isso ai mesmo o consumo Tiago, não melhora muito disso não.. e comece a utilizar o s10 heheheh se não vao nos matar aqui hehehehhehehhe eu estava relutante mas depois do Sergio falar, pesquisei pesquisei e cheguei a decisão de também adotar o s10 daqui para frente.
    A respeito da reserva, realmente é bruta.. mas me deixou na mão uma vez kkkk havia queimado o fusivel que cordena isso e eu não me toquei.. imagina 6 horas no centro de porto alegre e sem diesel? hahhahahahhaha quase duas horas esperando o guincho chegar.. me ferrei legal.. depois deste dia o tanque esta sempre pela metade para mais..

Correia do comando não seria a principal amigo Sergio?

Abraço!
    Grande Tiago, vai sentir a viatura muito melhor com o S10... pode confiar.

Quanto ao ponteiro, as l200/Pajeros tem a característica inversa da maioria dos carros. Elas são quase perfeitas na marcação... diferente dos carros que tem o tanque em Y para evitar alterações nos ponteiros quando fazemos curvas. Já andaram de Combi? Curva pra direita esvazia o tanque e pra esquerda enche... heheheheheh
    Enfim, ela é bem simétrica, mas no final o ponteiro realmente desce mais devagar. Em todo caso recomendo nunca andarem com menos de 1/4... já pegaram ar nas mangueiras? Se não pegaram nunca queiram pegar... é uma via sacra pra tirar, e o carro não pega nem com reza braba!!!

Quanto a correia... pelo amor de Deus... troca logo!!! Mais de 110.000Km com a original?!?!?! Essa é a principal mesmo... a que comanda as válvulas... se descincronizar já era...

Abs

Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por fbarrosn Ver Post
    Amigos, sou novo no forum, embora já tenha lido muitos posts como anonimo para pegar as dicas de quem conhece 4x4 a mais tempo. Ha 1 ano comprei meu primeiro 4x4, uma Pajero Sport 2010 Diesel A/T. Uma coisa que ainda não sei usar direito é o botaozinho do lado esquerdo da alavanca do cambio, que quando é apertado dispara um aviso no painel escrito "OD OFF". Ok, quando deixo desta forma ela trabalha só com as 3 marchas mais baixas, consumindo muito mais diesel, mas minha pergunta é: em que situações eu deveria desligar o OverDrive ? Me parece quase inútil, mas tenho certeza que deve ser falta de experiencia minha !!!! Por favor me desvendem este misterio ... Abs
    OverDrive é a quarta marcha mesmo, mas muito mais longa que a terceira. Ela é uma marcha de cruzeiro onde a rotação desce muito mais que entre as tres primeiras. Usada para poupar o carro, diminuir a emissão de poluentes e economizar combustível. Deixe sempre ligado (sem a luz no painel). Se notar teu carro pode ter as 4 combinações de marcha.
    L = primeira somente
    2= segunda
    D= Terceira com OD OFF e quarta com OD ON
    Em contrapartida nunca force o carro com a quarta marcha em subidas. Ela é uma marcha de cruzeiro, e pisar mais fundo força mais todo o sistema. Ela não foi projetada para torque, apenas para cruzeiro. Se estiver em uma serra longa, pode desligar e ir em terceira, que mesmo em rotação mais alta vai poupar todo o sistema e gastar menos combustível. Grande parte dos relatos de aquecimento se dão em subidas longas em quarta marcha. No manual mesmo é recomendado desligar o OD em subidas longas.

Abs

Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por MarceloGuerra Ver Post
    Olá pessoal,

Bom, estou com ela nas mãos! Meu primeiro 4x4 e comecei bem, peguei uma Triton 3.2 diesel GLS, zerada. Saindo da concessionaria parei no 1o posto e coloquei meio tanque de diesel comum (nao tinha o aditivado), já gastei quase todo, pelo que li acima vou de S10 nos próximos...

Dúvidas:

- Estou ouvindo barulhos nas colunas lateriais, parece algo com o mecanismo dos cintos de segurança. Alguem já ouviu isso? É um cri cri cri bem chato..

- Também um barulho no porta luvas, pensei que era algo dentro dele, mas mesmo vazio, quando passo em piso muito irregular, algo "bate" ali dentro.

- Esticadas: Tenho trocado marchas com giro bem baixo (1500RPM) e nas esticadas levo a uns 3000. Torque de sobra. Essa é a faixa que vcs usam mesmo?

- Calibragem: Como estou descarregado, deixei com 26 libras tudo. O que recomendam? Como ela pula bem de traseira, pensei em usar menos atrás.

O que eu senti falta, e certamente vou instalar:

- trava automática das portas ao passar de 15Km/h
    - Farol de neblina
    - Trava elétrica da tampa da caçamba (já coloquei a capota)
    - estribos laterais (mais pra proteger a pintura de outras portas tb..)
    - Câmera de ré

Ah, e uma central multimidia usando um tablet Galaxy tab 2, assim posso rodar GPS Waze e outras coisas bem mais interessantes que as centrais windows Ce que existem por aí. Já comprei a moldura 2din.

Sobre o motor, algum conselho pra um iniciante no mundo diesel?

Abs!
    Marcelo
    Marcelo, parabéns. Posta umas fotos dela depois.

Uma dúvida, é 0Km? Se for teu motor tem que ser abastecido com S10... S500 normal e aditivado nem pensar.

Grigri no cinto é normal, mas difícil de ser tirado. Se ta na garantia, leva lá e pede

O barulho do porta luvas também é normal, e fica dentro do painel. Só desmontando e isolando alguns componentes. Garantia!

A tocada é essa mesmo... nunca andar a mais de 3000RPM por muito tempo em motores Diesel. E se for 0Km, evite passar disso por alguns bons Km...

Pickup é sinonimo de pular a traseira. Se não colocar um lastro, diminuir a calibragem ajuda mesmo. 28 na frente e 26 atras são os limites para não estragar os pneus e aumentar o consumo. Na frente não fica com 26 não ok?

Motor Diesel, basicamente, vira a chave, espera as velas aquecedoras fazerem seu papel. Da partida e espera um minuto aprox. para o óleo circular bem, principalmente na turbina... antes de desligar também espera um pouco pra turbina ficar bem lubrificada.
    Nunca, NUNCA acelere fundo e eleve o giro do motor enquanto não estiver na temperatura normal de funcionamento. Motor Diesel obrigatoriamente tem que esperar esquentar para poder desenvolver mais.

Abs

Usuário
    Entrada
    02/07/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Marcelo, parabéns. Posta umas fotos dela depois.

Uma dúvida, é 0Km? Se for teu motor tem que ser abastecido com S10... S500 normal e aditivado nem pensar.

Grigri no cinto é normal, mas difícil de ser tirado. Se ta na garantia, leva lá e pede

O barulho do porta luvas também é normal, e fica dentro do painel. Só desmontando e isolando alguns componentes. Garantia!

A tocada é essa mesmo... nunca andar a mais de 3000RPM por muito tempo em motores Diesel. E se for 0Km, evite passar disso por alguns bons Km...

Pickup é sinonimo de pular a traseira. Se não colocar um lastro, diminuir a calibragem ajuda mesmo. 28 na frente e 26 atras são os limites para não estragar os pneus e aumentar o consumo. Na frente não fica com 26 não ok?

Motor Diesel, basicamente, vira a chave, espera as velas aquecedoras fazerem seu papel. Da partida e espera um minuto aprox. para o óleo circular bem, principalmente na turbina... antes de desligar também espera um pouco pra turbina ficar bem lubrificada.
    Nunca, NUNCA acelere fundo e eleve o giro do motor enquanto não estiver na temperatura normal de funcionamento. Motor Diesel obrigatoriamente tem que esperar esquentar para poder desenvolver mais.

Abs

Valeu Sergio!

É zero sim, então já enchi de S10. Andei uns 100Km com um pouco de S500 normal porque nao tinha opção, mas deixei quase zerar e completei com S10. Já deu pra sentir que a vibração diminuiu.

Os barulhinhos vou levar lá, mas me parece trava plástica rangendo mesmo.

Hoje instalei a trava elétrica da caçamba. É tão fácil de instalar que fiquei até puto de ter pago a mão de obra na loja, ia economizar uns 80,00 se comprasse e fizesse, mas enfim, já foi. Os milhas e a multimidia eu mesmo vou colocar.

Sobre o motor vou seguir essas dicas, principalmente essa de esperar um pouco pra desligar, obrigado!

Deixa ela rodar um pouco e quero começar a brincar numas trilhas, não pode dar teia de aranha no 4x4!

Abs
    Marcelo

Desativado
    Entrada
    07/07/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    OverDrive é a quarta marcha mesmo, mas muito mais longa que a terceira. Ela é uma marcha de cruzeiro onde a rotação desce muito mais que entre as tres primeiras. Usada para poupar o carro, diminuir a emissão de poluentes e economizar combustível. Deixe sempre ligado (sem a luz no painel). Se notar teu carro pode ter as 4 combinações de marcha.
    L = primeira somente
    2= segunda
    D= Terceira com OD OFF e quarta com OD ON
    Em contrapartida nunca force o carro com a quarta marcha em subidas. Ela é uma marcha de cruzeiro, e pisar mais fundo força mais todo o sistema. Ela não foi projetada para torque, apenas para cruzeiro. Se estiver em uma serra longa, pode desligar e ir em terceira, que mesmo em rotação mais alta vai poupar todo o sistema e gastar menos combustível. Grande parte dos relatos de aquecimento se dão em subidas longas em quarta marcha. No manual mesmo é recomendado desligar o OD em subidas longas.

Abs
    Valeu pelas dicas Sergio ! Para ultrapassagens em estrada pista simples, saindo de 60-70 km/h, você recomenda desligar o OD também, até o carro embalar ? Tenho notado que se deixar o OD ligado e apenas pisar mais fundo leva uma eternidade para acelerar.

Abs.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Minha Primeira f75 ano 77 6cc
      Por marcelo henrique no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/12/2012, 09:28
    2. Minha primeira Band.
      Por Ferreira M no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 12
      Última resposta: 04/11/2011, 07:48
    3. Minha primeira SUV
      Por jorge.xavier no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 8
      Última resposta: 19/04/2011, 09:26
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 20/12/2007, 01:51
    5. PINHEIRINHO , 27/11 - MINHA PRIMEIRA VEZ
      Por tio no fórum Trilhas
      Respostas: 90
      Última resposta: 16/01/2005, 10:18

Permissões de Postagem