1200 ~ 1300 latinhas tá bem pago pela qualidade e tranquilidade!
:concordo:
Versão Imprimível
1200 ~ 1300 latinhas tá bem pago pela qualidade e tranquilidade!
:concordo:
Tá anotado na minha lista de "upgrade" da minha VTR.
O problema (e meu medo) é que não sei se já mexeram no alternador da minha VTR. HOJE ela está com 212.000km e comprei ela com 184.000km (putz...já rodei quase 30.000km em 8 meses e sem fazer nenhuma expedição:shock::putz::cry:).
Ele dá algum sinal "antes de morrer"? A última vez que testei a corrente dele que tava chegando na bateria era boa (acima de 14v).
Isso da luzinha acessa antes da primeira acelerada é algo normal né? Na minha VTR sempre acontece, mas depois de rodar um pouco some, posso desligar e religar que apaga sozinha.
Seria aconselhável uma "revisão" no meu alternador ou espero ele dar sinal de "morte"?
Valeu!
Abs
Wald
Não costuma dar aviso não.
ops,
Acima de 14V já é aviso! Tem certeza que estava acima??
É o original ainda? Magnetti Marelli de 60A?
Já deve ter sido pelo menos "reparado" com certeza.
Se parar para revisar, vão trocar rolamentos, escovas, etc., e vai gastar (pouco);
Vc que anda muito ... pega estradas e tal, já tem uma correia reserva menor para isolar o alternador em caso de pane?
6PK1420.
:pensativo:
Uai, num é acima de 14v que tem que medir? Na verdade tem tanto tempo que medi que nem lembro, mas acho que tava na medida correta.
Eu tenho algumas correias que comprei que estão na caixa de emergência que sempre levo na VTR junto com algumas mangueiras e outras coisas...tenho que ver se tenho essa correia...o problema é ter a correia e não saber como se faz o serviço... :?
Não sei se é o original. É fácil ver a identificação dele?
Agora (de agosto pra cá) estou mais "econômico" com a VTR e estou rodando menos (média de 1500km/mês). Rodei esse tanto pra testar o motor mesmo antes de sair da garantia (que acaba em março/14), mas acho que já teste o suficiente.
Agora vamos para parte elétrica... No domingo fiz meu DIY bem básico trocando a chave de seta da minha VTR. Na sexta eu testo o alternador e meço de novo a voltagem.
Ahhh...um detalhe que me lembrei agora. A VTR tava difícil de pegar a uns meses atrás. Levei no eletricista e tava CHEGANDO pouco carga na bateria embora o alternador estivesse enviando o suficiente. Aí o eletricista fez uma "gambiarra"...tipo uma chupeta com outro cabo...aí passou a chegar na bateria a mesma voltagem que saía do alternador.
Abs
Wald
Fucei até achar a minha fala. Pelo visto a gambiarra funcionou porque foi feita no dia 02 de abril! Tinha recém pegado a VTR da retífica do motor...rs:dance:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post1899252
"Luiz Roberto,
minha VTR tava assim (a luz da bateria só apaga depois da primeira acelerada). E qdo parei pra abastecer hoje, depois de 300km, na hora da partida, quase não pegou. O painel quase apagou (como se a bateria estivesse acabando). Como viajo de farois acessos, apaguei tudo e andei os 30km que faltava pra chegar em MOC, sem usar "nada elétrico".
Fui direto a um eletricista que testou a carga da bateria e do alternador.
Resultado:
O alternador estava "bom" produzindo 13.95 e a bateria tava com 12.70. A conclusão que chegamos é que o alternador está perdendo carga "durante" o caminho.
Aí o eletricista fez uma "gambiarra" e puxou outro fio do alternador até a entrada do fio da bateria e pronto. Agora a carga está passando melhor pra bateria e a luz não acende mais. Claro que ele fez isso hoje e ainda não testei o suficiente.
Vamos ver...
Abs
Espero que a gambiarra seja pelo menos com um fio descente!! rsrsrss
Trocar a correia é simples. Basta observar a que lá está para não errar a passagem.
Ela deve passar pelas polias. O lado liso da correia passa nas polias lisas e o lado estriado, nas polias estriadas ... :pensativo:
Não tem de desparafusar nada. Uma chave L15 você desloca o tensor e afrouxa a correia. Tira, coloca outra (também fazendo alavanca no tensor) e pronto. Confere a passagem nas polias e tchau!
*Quando for no eletricista, pede ele para te mostrar. 5min...
Abraço!
Caros,
já coloquei no fórum, mas segue novamente a bíblia da Fluke para verificar a saúde do alternador:
http://assets.fluke.com/appnotes/aut...e/beatbook.pdf
Em resumo, de 13,8 a 15.3V está tudo ok.
Abs
Clemente
Não dá aviso não, reforço o que o Hailton disse pois o meu foi pro espaço tem pouquíssimo tempo e aparentemente estava tudo bem.
Uma coisa que eu colocaria além da chave 15 e da correia é uma barra extensora para usar na chave. Quando eu fui trocar a minha correia pra isolar o alternador eu não conseguia levantar o esticador só com a chave. Coloquei uma barra pra aumentar a alavanca e ai consegui levantar mas estava bem duro. Talvez seja até bom testar isso em casa quando estiver de bobeira pra não descobrir no meio do perrengue que apesar da chave e da correia vc ficou na mão.
Detalhe bobo mas deixo aqui a dica.:concordo:
Eu comprei esta ferramenta Snap On Tools YA9350, que inclusive aparece neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=nYozHMo_zh8
Comprei no Ebay usada, que não foi usada, tá nova. Questão de oportunidade. Já a usei e é uma facilidade levantar o esticador com ela.
Por sinal, mandei arrumar o alternador e agora estou com uma dúvida sobre as ligações. No meu caso são quatro cabos/cabinhos em dois chicotes. Tô em dúvida é com um cabinho amarelo que vem junto com o que vai em B+. Alguém pode me informar? Nos esquemas não há este cabinho, pelo menos nos que tenho.