Postado originalmente por
UiRá
amigos Clemente, Rafael, Hailton e FDF valeu pelas respostas. No geral e pelos depoimentos acho que a coisa é mais simples.
1- não creio em problemas de compressão no motor pois ele nunca esteve tão bem e revisado, está uma "bala" o meninão...rs;
2- km atual em 178.000, é um jovem...rs;
3- ontem abri novamente a caixa da bateria e realmente ela estava cheia de 'zinabre' nos terminais/conectores, dei uma limpada;
4- o bixo liga na primeira chave, sempre entre 2o e 5o giros, e isso SÓ acontece na primeira ligada matinal a frio
5- portanto, tudo leva a crer que são as velas aquecedoras mesmo, vou agora pesquisar aqui no fórum os modelos (bosch ou delphi?), onde comprar via web ou aqui na cidade, só não acho que consigo trocar DIY...
6- também vou procurar o arranque (não sei onde ele mora no motor...rs) e ver se ele precisa de uma limpeza ou coisa do tipo;
7- como já disse antes, a bateria carrega normal e preserva sua carga em 12,2V, mas como não tenho a data de compra dela, realmente ela pode estar nas últimas em termos de "tempo" de vida útil.
Abraços :concordo: