Porra, vcs tão falando grego, rsrsrs.
Brincadeiras a parte tenho muito vontade de instalar na 90tinha esse sistema MADMAN.
O problema é que sou uma anta em eletrônica, rsrsr.
Defender 90 - Branca de Neve
Ex. Defender 110 - Moana
Estás coberto de razão Luciano,
Vamos banir de vez essa conversa mole de computador monitorando Defender!
Arrrgh! Vá comprar uma Disco 4 cambada de viciados em tecnologia!
Hehehe!
(...)
Mas falando sério agora,
O mundo digital nos dá possibilidades realmente tentadoras; a maioria dos carros de luxo atualmente saem com painel em LCD ao invés de instrumentos reais, e no futuro próximo até mesmo os populares terão apenas uma tela no lugar do velocímetro. É muito mais barato pra fabricar e tem um processo produtivo menos complexo que dá grandes possibilidades aos engenheiros de cortar custos e acelerar a linha de montagem.
Eu trabalho com projetos de tecnologia semelhante e compartilho da opinião do Neilson: dá pra fazer um verdadeiro monstro! Poderíamos colocar sensores em cada coisinha e enviar os sinais para um brinquedinho desses; Daí pra frente é infinita as possibilidades de monitoramento, interface gráfica, integração com outros dispositivos como GPS, Câmera, Celular, etc ... Com um pouquinho de habilidade você faz até um Defender controlado pela internet!
Se algum landeiro quiser se aventurar nisso eu topo ajudar, dar palpite ou simplesmente tomar uma cerveja conversando sobre o tema ...
Mas já vou dizendo que isso não é pra mim; o que mais me seduz no Defender é exatamente o fato dele me tirar do trabalho, seu esquema elétrico (especialmente dos modelos até 1998 como o que tenho) é tão básico quanto uma instalação elétrica residencial! Não sinto falta alguma de monitorar centrais num barramento CAN-BUS enquanto estou de folga ... a simplicidade é que dá gosto de por a mão na massa!
E já que o assunto foi o MADMAN, escolhi ele por ser caixa-preta, não-intrusivo, bem-testado, tudo-em-um, funcional e discreto; qualidades que jamais conseguiríamos se tivéssemos um tablet no painel exibindo gráficos em tempo real
Juro que não falo mais de eletrônica em defender aqui, rsrsrs
Mas curti o tal do Arduino. baixei uns simuladores e o programa pra compilar os códigos, que são em C, então tenho um pouco, bem pouco mesmo de conhecimento no assunto, mas da pra começar...
Bem, já estou conseguindo simular um sensor de temperatura e emitir um sinal caso a temperatura ultrapasse um valor...
Vou estudar o assunto, mas a intenção não é deixar o carro cheio de eletronica (Argh!)
É só fazer um esquema tipo o MUDMAN, mais ao estilo DIY, kkkk e suprindo exatamente a demanda que eu achar necessária em relação à termometros e sensores, sempre na filosofia defender: menos é mais.
A idéia de ter um display LCD que aparece a logo da Land Rover e escrito "Defender, the best 4x4 far", e depois aparecerem as temperaturas e pressões... já me deixaria satisfeito, rsrs
Sendo assim, vou abrir um tópico e ja que voces ofereceram ajuda eu vou procurar mesmo! kkkk
Vai ficar um bixim bunito viu...
Abçs e vamos resgatando nossas Lands, pq boas desse jeito já não fabricam mais.
Ps. A minha também é uma das ultimas inglesas, uma 1997 11 lugares
Quando eu sonhava com as Defs... elas eram azuis hehe!
Valeuu Meccano! Essas reformas e restaurações aqui do fórum tem inspirado bastante, pena que ainda não pude colcoar a mao na massa pra valer..
A minha tem muiiita coisa pra fazer, ficou parada um bom tempo... e pra melhorar a situação um motoqueiro bateu no paralama dianteiro!!!
Mas sinceramente toda Land é um show a parte, é um mundo que deixa doido mesmo
Ainda quero é ir pra Sp pra ver de perto as façanhas q vcs fazer com as lands por aí.
Aliás, quando vai ser o encontro LR deste ano?