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  • #1
    Usuário Avatar de Vinicimaes
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    Batiati. Fico feliz por ver mais um apaixonado mas digo snif snif pois estava de olho nela. Poderia informar quanto pagou?
    Vinícius Maestrelli
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  • #2
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    Parabéns pelo 90tinha...
    Velhinho igual ao meu!
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  • #3
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    Velinho não: experiente!
    Eu procurava um 98 com a menor quantidade de modificações possíveis pra poder reformar.
    Sempre fui louco por um clássico desses restaurado como 0km.

    E meu desejo foi realizado, a reforma começou....
    Eu surtei e estou cogitando em fazer o upgrade no motor pra 2.8.
    Durante a revisão, vimos que a compressão do cilindro está um pouco baixa, e está começando a fumar.
    Uma retífica é coisa a se pensar a curto prazo ... pois pega-se o limão e faz-se uma limonada com bastante açúcar (pq o limão é azedo).

    No momento não vou trocar pela turbina TGV nem bicos da 2.8, ficará pra uma próxima etapa, juntamente com um intercooler redimensionado.

    (...)

    Não perca o próximo capítulo de "A reforma"
    Abs!

  • #4
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    Batiati.

    ficaremos no aguardo do tópico A Reforma.

    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Velinho não: experiente!
    Eu procurava um 98 com a menor quantidade de modificações possíveis pra poder reformar.
    Sempre fui louco por um clássico desses restaurado como 0km.

    E meu desejo foi realizado, a reforma começou....
    Eu surtei e estou cogitando em fazer o upgrade no motor pra 2.8.
    Durante a revisão, vimos que a compressão do cilindro está um pouco baixa, e está começando a fumar.
    Uma retífica é coisa a se pensar a curto prazo ... pois pega-se o limão e faz-se uma limonada com bastante açúcar (pq o limão é azedo).

    No momento não vou trocar pela turbina TGV nem bicos da 2.8, ficará pra uma próxima etapa, juntamente com um intercooler redimensionado.

    (...)

    Não perca o próximo capítulo de "A reforma"
    Abs!
    Vinícius Maestrelli
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  • #5
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    Parabéns Batiati,
    Tenho uma 90tinha ano 97 verde com rodas e teto branco!
    Estava vendendo para pegar uma 110 mas no meio do caminho me apeguei demais nela... então resolvi reforma-la, logo logo ela sai do estaleiro como nova.

    Se precisar de ajuda com peças é só falar.
    Abraço
    Leandro Marmore "Cabelo"
    Land Rover - Defender 90 - New Toy

  • #6
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    Vamos lá galera, atualizando as novidades:

    Removi os bancos, forrações e acessórios do carro, pra ter idéia do que será preciso fazer no interior.

    De cara limpeza pesada, vou remover a graxa velha e dar nova lubrificação nas máquinas de vidro e fechaduras.
    Vou instalar travas elétricas para dar mais comodidade.

    Os bancos traseiros estilo militar e o cubby box foram pra reforma,
    Já os bancos dianteiros estou na dúvida se reformo eles, ou se coloco rally design.
    Pergunta pra quem já tem os rally design: O acento do banco sai para acesso à bateria?

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-06-foto0113.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-05-foto0112.jpg
    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-03-foto0110.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-07-foto0114.jpg

    Estou removendo os parafusos velhos e enferrujados (só saem na furadeira, cortando a cabeça deles!)
    Todos os buracos estão sendo tampados com massa para calafetar, uma espécie de borracha que se molda nas fresta. Os furos maiores estou aplicando manta asfáltica adesiva, cortadas em formado "tampões", por dentro e por fora.

    Os parafusos, vou substituí-los por semelhantes em aço inox depois do revestimento do assoalho.
    Ainda estou em dúvida entre usar Rhino Linings ou alguma outra solução para o assoalho (pintura, chapa xadrez, etc). Quero poder lavar o interior com muita água, e descartei qualquer tipo de forração no chão.

    Cada parafuso e cada pecinha está indo pra lavagem individual, sem pressa. Itens de acabamento quebrados já foram encomendados na Britcar ou na Paddock (travas do forro da porta, partes do painel, pinos das portas, etc).

    Para o forro do teto, a "espuma mágica" foi milagrosa. Como não havia descolamento, fiquei satisfeito sem precisar remover o forro.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-1-foto0123.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-1-foto0148.jpg
    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-12-foto0126.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-11-foto0124.jpg

    Fluídos comprados, esperando a hora certa pra entrar

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-13-foto0127.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-17-foto0136.jpg

    Enquanto isso, upgrades: Bujões em latão, bomba d'água original com rotor metálico, disco de embreagem da 130 e reforço no garfo da embreagem.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-14-foto0129.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-15-foto0130.jpg

    Sensor de nível de água não pode ficar de fora também.
    Estou usando a solução do colega, postada aqui mesmo no 4x4brasil, usando a tampa original do Range Rover + o Relé DNI
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...a-de-agua.html (Alarme de falta de água)

    Fica a dica, que o relé DNI 0865 e o 0868 são compatíveis, só muda a polaridade dos pinos. Como é uma adaptação, isso não faz a menor diferença, funcionou perfeitamente.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-16-foto0133.jpg

    O motor está fora, é hora de dar a geral em tudo que possa imaginar.
    Preferi fazer logo agora uma retífica e deixei o 300tdi mesmo, ao invés de um upgrade para o 2.8.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-20-foto0139.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-21-foto0141.jpg

    Ainda temos muita coisa pela frente ... conforme for fazendo vou postando aí
    Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-22-foto0143.jpg  
    4X4 Brasil

  • #7
    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Ainda temos muita coisa pela frente ... conforme for fazendo vou postando aí
    Conterrâneo,

    Parabéns pela empreitada ! Isso é o que faz o jipe ser mais confiável, a mão do dono.

    Também estou acompanhando o tópico.

    Abraço !
    Neilson


  • #8
    Usuário Avatar de vwinit
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    Que bacana essa reforma!!! Show...

    Os bancos dianteiros da Rallye possuem um sistema de alavanca que levanta o banco e dá acesso à bateria...

    Abraço!
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #9
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    Fala galera, atualizando a reforma ...

    O motor foi montado de volta, um 300tdi 2.5 novinho em folha ...
    Acoplamento viscoso novo, bomba e bicos refeitos

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-18-foto0137.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-2-foto0151.jpg
    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-08-foto0171.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-09-foto0172.jpg

    A turbina foi um caso a parte ... ao funcionar o motor pela primeira vez, ele não parava de queimar óleo (muito óleo, muita fumaça pra todo lado) ... a condenação da turbina era quase certa, exceto pelo fato de não haver folga nenhuma no eixo.

    Espero o carro esfriar para desmontar o coletor e tirar a turbina fora, e enquanto isso eu começo a fazer cotação de uma turbina nova. Quando tiramos o mangote de óleo da turbina, a saída estava fechada com um tampão para evitar entrada de sujeira durante a limpeza das peças a pressão de óleo foi tanta que quase que o motor disparou numa dessas!
    Foi um baita susto, e um baita alívio.

    (...)

    Em paralelo comecei (a tentar) a trabalhar no isolamento térmico e acústico do assoalho

    Removi a capa do túnel do câmbio e joguei fora aquela espuma nojenta que forra ele por baixo. Substitui por manta asfáltica, mas como a manta só tem 3 mm de espessura, eu apliquei 4 camadas de manta até ter um isolamento próximo ao que a espuma deveria oferecer quando nova.

    As tampas da caixa de transmissão e dos bancos, também forrei com manta.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-04-aa_foto0076-15-.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-05-aa_foto0076-17-.jpg
    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-06-aa_foto0076-20-.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-07-aa_foto0076-22-.jpg

    Dá uma olhada no estado que a coisa estava ...

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-10-foto0180.jpg

    No acabamento final eu vou tentar deixar a capa do túnel o mais fácil possível de remover, pois as trocas de óleo e qualquer manutenção por ali é bem mais fácil de fazer.

    Chegaram também as pecinhas plásticas de acabamento do painel e forro das portas. Comprei logo toneladas daqueles grampos que sempre quebram quando é preciso tirar o forro da porta, e outras coisitas mais.

    ACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-11-foto0185.jpgACHEI minha 90tinha 1998 toda original!!!-13-foto0189.jpg

    Vou ficar devendo fotos do motor instalado de volta no lugar, e minha paranoica obsessão por manter a arrumação dos cabos e mangueiras exatamente na posição original. Tentei a todo custo colocar de volta os malditos suportes com grampinhos plásticos, alguns quebraram, outros eu não achei o quê era pra prender neles, e outros eu até achei mas ou não prendia ou não chegava lá O fato é que evitei usar fitas abraçadeiras, mas tinha hora que não teve jeito mesmo.

    (...)

    No momento estou desmontando o painel pra brincar de eletricista. Já tirei umas pás de terra lá de dentro!
    Falta ainda dar o trato que a transmissão merece, a caixa de transferência tá vazando, o freio de mão meio folgado, etc ...
    E daqui a pouco os sapatos novos na menina!

    Abraços!

  • #10
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    24/06/2011
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    Bom dia!
    Primeiramente parabéns pela reforma!! É bom ver alguém ressuscitando a viatura, especialmente uma defender!
    Esta quase certo que eu feche negócio com um colega, ele fez um super desconto por conta do motor que terá que retificar, então minha é a seguinte, onde mandou retificar seu motor? Pergunto pois sua cidade é relativamente perto de JF comparado com outros rincões. Ser ser indiscreto mas já sendo quanto ficou a retífica?

    Grande abraço e parabéns novamente!!!

    Thiago

  • #11
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    Citação Postado originalmente por TIM1584 Ver Post
    ... onde mandou retificar seu motor? Pergunto pois sua cidade é relativamente perto de JF comparado com outros rincões. Ser ser indiscreto mas já sendo quanto ficou a retífica?
    Cara, relendo meu primeiro post ...

    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Galera, é um prazer informar que consegui achar a 90tinha que eu procurava.


    É uma SW ano 1998, ÚNICO DONO, com só 150kkm rodados.
    Aquele verde fosco clássico e teto branco. Bastante original e com uma mecânica impecável, muito bonita.
    Depois olhando pra frente, o termo "mecânica impecável" que eu usei parece que soou meio precoce naquele momento ...

    Quando eu comprei, já sabia que teria que mexer em algo no motor, a bomba estava bem aberta e sem lacre e o bicho fazia uma fumaça negra e fedorenta quando pisava mais forte; Quando fomos fazer uma revisão mais apurada é que vimos que o motor já estava com pouca compressão e se fechasse a bomba ele ficaria xoxo demais. Sinceramente a retífica foi um item não planejado nessa conta; Até porquê eu nunca pensei em comprar um carro pra fazer o motor.
    Mas felizmente transmissão, caixas, suspensão, chassis e etc estavam realmente em muito boas condições, não sou especialista em motores, é vivendo e aprendendo ... nessa eu dei mole, mas abracei a causa, enfim, reforma é isso aí. Pelo preço que paguei o carro a diversão continuou valendo a pena, só saiu "um pouco" do orçamento previsto.

    Digo tudo isso, pois você precisa ponderar todo o processo antes de se apoiar num "desconto". Como eu comprei o carro no intuito de reformá-lo, já esperava por muita coisa $$$, mas te digo que o que mais pode incomodar é o tempo com o veículo parado, seja em oficinas ou por mão de obra própria ... Às vezes vale a pena comprar mais caro um veículo do tipo "abasteça & ande"

    Enfim, eu pesquisei bastante antes de fechar com uma oficina aqui em VR. A retífica foi feita no RJ e só a montagem foi feita aqui.
    Mas se fosse hoje eu pesquisaria mais ainda, pois não gostei do "capricho" do serviço ...
    Depois de entregue eu encontrei e reparei por mim mesmo: inúmeras abraçadeiras e parafusos frouxos, as mangueiras da direção hidráulica mal conectadas vazaram todo o óleo da caixa na primeira manobra, o radiador foi montado fora dos coxins de fixação, junta do cárter vazando, etc ... Isso nos faz desconfiar se o mesmo "capricho" foi usado também na montagem interna do motor

    A brincadeira toda saiu por volta de 9.5 mil, incluindo revisão na bomba injetora e bicos, limpeza do radiador, revisão do alternador e arranque.

    Certamente em Juiz de Fora você terá boas opções de retífica, procure alguma autorizada MWM/International pra se informar melhor.

    Boa sorte aí!

  • #12
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    24/06/2011
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    Obrigado!!! Acompanhando!!

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