Quando eu sonhava com as Defs... elas eram azuis hehe!
Valeuu Meccano! Essas reformas e restaurações aqui do fórum tem inspirado bastante, pena que ainda não pude colcoar a mao na massa pra valer..
A minha tem muiiita coisa pra fazer, ficou parada um bom tempo... e pra melhorar a situação um motoqueiro bateu no paralama dianteiro!!!
Mas sinceramente toda Land é um show a parte, é um mundo que deixa doido mesmo
Ainda quero é ir pra Sp pra ver de perto as façanhas q vcs fazer com as lands por aí.
Aliás, quando vai ser o encontro LR deste ano?
Eu sei que vocês, Defendeiros, tem ojeriza da palavra "eletrônico", mas não dá pra colocar um Arduino ou um Raspberry Pi (minicomputadores simples) com um monitorzinho industrial touchscreen de 7" pra fazer a coleta de todos esses (e muitos outros possíveis) sensores ? Pelos custos que o Batiati mostrou e pela possibilidade de adicionar inúmeras outras possibilidades (GPS, som, acesso a Internet, etc), acho que seria um projetinho legal de desenvolver.
Arduino é mais fácil e adequado para este tipo de automação. O Raspberry Pi teria processamento e consumo de energia muito além do necessário.
Arduinos e módulos/sensores podem ser comprados num DealExtreme ou AliExpress da vida. São mais baratos e mais possuem mais opções de módulos e sensores.
Para fazer um Arduino "ler" os sensores de temperatura, água e óleo dos LR, é necessário alguma pesquisa no Pai Google. Mas não é difícil. Tem um MONTE de exemplos na Internet e Youtube.
"Lendo" as variáveis você pode "exibi-las" via LEDs, buzzers, LCDs, ou armazenar num cartão SD (telemetria).
Tem mais de um ano que pesquiso sobre isso e comprei um Arduino Uno no ano passado para começar a "bricar" com isso... (o Arduino, além de watchdog, pode ser utilizado para automação residencial, também.)
Tem um link de um cara, num fórum Australiano, que está fazendo isso no Disco 1 300 TDi dele.
Não se precisa ter desconfiança com a qualidade de monitoramento/watchdog com Arduino. Na pior das hipóteses, é só gastar mais uns 15 dólares e comprar outro microcontrolador.
Se você precisar comprar um EMS ou Sukis, que estiver com hipótese de falha interna, sai mais caro. No final das contas, Arduino, EMS ou Sukis ou o que seja, utilizam microprocessadores PIC, ARM ou ATMel AVR. A eletrônica em si (a confiabilidade dos componentes eletrônicos) é a "mesma" nos casos.
A vantagem de se fazer com um Arduino (UNO, Mega, Nano, Leonardo) é a maleabilidade da coisa, poder fazer seu monitoramento de acordo com suas especificações, sem limitações de um produto pronto.
A vantagem do EMS, Sukis ou outros é que são opções prontas. (Mas não te dão muita maleabilidade e são mais caros.)
Pretendo colocar monitoramento e telemetria no Disco 1 e no Series 3 (usando fiação paralela desconectada da fiação original, para uma coisa não atrapalhar a outra.). Sempre é útil ter um pouco mais de noção do que acontece com o motor, prevenindo alguma coisa grave que possa acontecer. Mesmo eu sendo um "purista" na originalidade dos carros.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Tom
Land Rover 88" Series 3 1973 2.25 Diesel
Land Rover Discovery 1995 300Tdi
Arduino é mais fácil e adequado para este tipo de automação. O Raspberry Pi teria processamento e consumo de energia muito além do necessário.
Sugeri o Raspberry Pi porque ele também poderia servir para outras coisas, como uma central multimídia, GPS e uma plataforma pra acessar a Internet rapidamente pra pesquisar algo, por exemplo, além de oferecer possibilidade de integrar a leitura dos sensores.
Postado originalmente por Tom-S3
Pretendo colocar monitoramento e telemetria no Disco 1 e no Series 3 (usando fiação paralela desconectada da fiação original, para uma coisa não atrapalhar a outra.). Sempre é útil ter um pouco mais de noção do que acontece com o motor, prevenindo alguma coisa grave que possa acontecer. Mesmo eu sendo um "purista" na originalidade dos carros.
A minha ideia seria a mesma da sua. Não cortar nenhum cabo original. Tudo paralelo e não interferente.
Legal esse projeto que você está desenvolvendo. Se puder, posta aqui no fórum que eu ajudo no que for possível. Infelizmente (ainda) não tenho uma Defender pra brincar junto, mas as vezes alguma coisa de programação e interface a gente acaba dando um pitaco.