Valeu EDuarte, estou a procura de preços mais vantajosos, grato pela resposta.
TopGun
Versão Imprimível
Valeu EDuarte, estou a procura de preços mais vantajosos, grato pela resposta.
TopGun
oi galera, a minha é curta gasolina 96 tem um cilindro de gnv de 21m3 e a suspensão traseira me parece baixa e mole. quando suspendo ela os amortecedores ( azuis ) esticam e as molas ficam completamente soltas.
queria trocar o conjunto por um que deixasse mais alto e firme sem ficar pulando e sem correr riscos pois uso ela exclusivamente no asfalto, cidade e estrada, a coitada só sente cheirinho de terra quando vou pro sítio, rsss
então qual seria a melhor opção nesse caso ? em sp onde poderia encontrar as molas e amortecedores ? obrigado !
Pelo o que eu entendi vc quer levantá-la para ficar com a altura original, tendo em vista que com as molas originais e o cilindro de 21m3 ela acabou ficando mais baixa. Dá uma pesquisada no fórum, se eu não me engano teve um relato que as molas do vectra (não sei o ano) são parecidas com as originais da Sportage, então eu acredito que se vc usar as molas do Vectra GNV vc vai atingir o seu objetivo.
:concordo:
obrigado pela atenção !
bom, eu li muito esse post mas como nao entendo de mecanica
e nao tenho um mecanico de confianca para fazer testes fico
com receio de me meter a fazer as coisas por tentiva e erro.
sem falar nos custos de ficar comprando pecas erradas.
como eu disse na minha as pecas da suspensao traseira com
certeza nao sao originais e o modelo de amortecedor tem curso
maior que as molas. as bandejas ( esse é o nome correto ? )
das molas estao bem ruinzinhas e ficam presas apenas pela pressão
quando levanta o carro sai tudo, so ficam os amortecedores.
se tiver uma receita que deixe so um pouco mais alto e firme
sem ter que inventar muito, eu prefiro senao me contento em deixar da
altura original mas que suporte o cilindro de gnv sem arrear a traseira.
pelo que li e entendi, no meu caso para a suspensao traseira terei que optar por molas para carros com gnv e amortecedores da besta ou mais longos que os originais, assim nao precisa usar prolongador.
seria suficiente pra levantar um pouco sem ter que mandar fazer peças, molas traseiras da zafira gnv e amortecedores traseiros da besta gs 3.0 ?
precisa substituir as bandejas das molas traseiras ? tem que mandar fazer
de que material ? por exemplo, porque poliuretano e nao aço ?
qual o risco de usar uma especificacao errada e essa peca de poliuretano ou outro material se partir com um impacto e desmontar a suspensao com o carro andando ?
e para a dianteira ? posso trocar so a traseira e depois de um tempo arrumar a dianteira ou teria que trocar tudo de uma vez ?
entao gostaria de uma ajuda mais especifica quanto a marca/codigos/modelos dos amortecedores/molas usados para substituir. por exemplo, eu li que pode usar do omega, da besta, da zafira mas ficam algumas duvidas :
usar molas dianteiras ou traseiras desses carros ?
como comprar molas do mesmo lado apenas ? qual lado usar ?
qual o modelo para carro com e sem ar condicionado ?
( isso muda muito a mola ! )
putz, abusei né ?
fico agradecido desde ja com qualquer ajuda que vier !
abracos
ANIBALCL,
como eu disse na minha as pecas da suspensao traseira com
certeza nao sao originais e o modelo de amortecedor tem curso
maior que as molas. as bandejas ( esse é o nome correto ? )
das molas estao bem ruinzinhas e ficam presas apenas pela pressão
quando levanta o carro sai tudo, so ficam os amortecedores.
O fato de as molas sairem quando levanta o carro não siginifica que não são originais, as molas provavelmente estão cansadas devido ao exesso de peso constante do cilindro.
A minha tbm estava assim, mas era pq as molas estavam cansadas.
se tiver uma receita que deixe so um pouco mais alto e firme
sem ter que inventar muito, eu prefiro senao me contento em deixar da
altura original mas que suporte o cilindro de gnv sem arrear a traseira.
Molas da zafira ou meriva
pelo que li e entendi, no meu caso para a suspensao traseira terei que optar por molas para carros com gnv e amortecedores da besta ou mais longos que os originais, assim nao precisa usar prolongador.
Correto
seria suficiente pra levantar um pouco sem ter que mandar fazer peças, molas traseiras da zafira gnv e amortecedores traseiros da besta gs 3.0 ?
Sim, é suficiente.
precisa substituir as bandejas das molas traseiras ?
Não é necessario se vc usar molas tipo "bujão", se não me engano as molas da zafira e meriva são bujão mas uma é mais macia que a outra.
O Julio e o Mateus usaram essas molas, eles podem te dar mais detalhes.
tem que mandar fazer
de que material ? por exemplo, porque poliuretano e nao aço ?
qual o risco de usar uma especificacao errada e essa peca de poliuretano ou outro material se partir com um impacto e desmontar a suspensao com o carro andando ?
Poliuretano é mais leve que o aço
e para a dianteira ? posso trocar so a traseira e depois de um tempo arrumar a dianteira ou teria que trocar tudo de uma vez ?
Pode fazer a traseira primeiro e depois a dianteira, mas vai ficar meio estranho com a dianteira mais baixa, vai ficar parecendo dragster, rodei uns 20 dias assim.
entao gostaria de uma ajuda mais especifica quanto a marca/codigos/modelos dos amortecedores/molas usados para substituir. por exemplo, eu li que pode usar do omega, da besta, da zafira mas ficam algumas duvidas :
usar molas dianteiras ou traseiras desses carros ?
Traseiras, apenas se usar a do omega que tem que ser a dianteira.
como comprar molas do mesmo lado apenas ? qual lado usar ?
Isso se aplica apenas se usar as molas do omega.
qual o modelo para carro com e sem ar condicionado ?
( isso muda muito a mola ! )
Até onde eu sei com ou sem ar não interfere nas molas, tanto que não existe essa informação nos catalogos.
putz, abusei né ?
Sinta-se avontade, estamos aqui pra ajudar.
Se escrevi alguma besteira ou esqueci de algum detalhe por favor me corrijam.
[]s
(DU)
eu tive uma pickup strada com AC e no posto de troca de molas e amortecedores colocaram para carro sem AC. resultado : estragou os dois amortecedores e bandejas dianteiras, sendo que a loja teve que me ressarcir dos prejuizos pois tive que mandar arrumar na Fiat. foi constatado inclusive por um tecnico da Cofap que existe diferença não só das molas como dos batentes dos amortecedores, daí a minha dúvida na hora de comprar as molas se tivesse que usar molas dianteiras de outro carro, além do que o lado da mola dianteira também poderia ter alguma diferença devido a distribuição de peso não ser igual.
na frente qual seria o conjunto adequado então ?
valeu mais uma vez !!!
ANIBALCL,
Depende da traseira, o Mateus usou molas da zafira na traseira e calços de 30mm na dianteira e ela ficou alinhada.
Ja no meu caso com calço de 30mm a frente ficou muito mais baixa em relação a traseira que esta com molas do Palio weekend, terei que colocar as molas da besta.
Se vc usar as molas da zafira na traseira coloque calços de 30mm na dianteira, se colocar as molas da besta a frente ficará mais alta.
[]s
(DU)
ANIBALCL,
Vc precisa definir bem o que vc quer fazer, se vc não for usar o carro para trilhas não vejo necessidade de de levantar o carro acima da altura original, a não ser por estética 8)
Como vc deve ter lido no fórum, levantar o carro envolve algumas váriáveis, sugeri a mola no vectra GNV para que vc nem precise trocar os amortecedores traseiros e nem mecher na suspensão dianteira para ficar alinhada.
Agora vc tb pode aproveitar a desculpa do arriamento causado pelo GNV e prepará-la para fazer umas trilhas :twisted:, vai dar um pouco mais de trabalho mas dependendo do que vc quer fazer vale a pena.
Anibal,
dá uma lida nesse tópico abaixo, teve gente que usou a mola do Corsa Sedan 1.6 e do Astra Sedan para manter a mesma altura, dependendo se vc usar a versão GNV delas pode te ajudar, o ideal seria vc levar a sua mola em uma loja e comparar com as outras.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41767