E ae Nava
Eu tenho umas fotos das manuais automaticas desmontadas que alguem, nao me lembro quem, postou aqui no forum.
Direitos reservados ao fotografo e desculpa pela copia pirata...hehehe
[]s
mateus
Versão Imprimível
Aê moçada, só pra constar que consegui recuperar minha tração original 4x4 a vácuo.
As mangueiras estavam todas quebradas e a tubulação tava suja. Soquei um WD40 abaixo e depois soprei.
Conferi as conexões e a pressão saindo da bomba de vácuo, aquela coisa cilíndrica preta que fica do lado da bateria. De lá sai um tubinho fino que vai para as rodas. Tem um circuitinho elétrico alí... com uma tampinha vagabunda que fecha uma saída do vácuo. Bom, não entendo como funciona, mas tava parecendo OK.
Afinal, onde parecia estar o problema? Desmontei os cubos da roda livre e um estava perfeito, limpinho. O outro estava um lixão, tinha infiltrado muito lama.
Por via das dúvidas, eu desmontei os dois, deixei de molho no óleo da noite pro dia, escovei, limpei, ficou tão limpo que dava até pra fazer macarrão com a engrenagem. Depois lubrifiquei só com WD40 e montei tudo.
Antes de por as mangueiras de volta no tubo que vai à bomba, conectei apenas na roda dei uma sugada com a boca pra ver se tava dando pressão. Fiz nas duas e a pressão tava ok. Se vc puder fazer isso com o carro suspenso, vai ver a roda acionando... ou não. :)
De qualquer forma, agradeço ao pessoal da lista por postar fotos e sugestões. Eu sei que o 4x4 a vácuo eh meia boca, mas enquanto o problema for desmontar e limpar, vai ele mesmo!
Valeu as fotos.
Devido ao eixo do rolamento, nao dá pr afazer o esquema manual...droga.
Legal que tenha conceguido dcgomes, só uma dica, se uma delas deu infiltração, é sinal que o retentor interno esta danificado e provavelmente dará infiltração denovo.
[]s
(DU)
Nossa... aí me quebrou, eu não tenho macaco bom pra levantar o carro e talvez nem tenha ferramentas boas pra desmontar tudo...
Alguem em BH conhece uma oficina boa de 4x4 que faria o serviço ou mesmo teria um lugar pra eu pendurar a Sportage e ajudar na troca? :)
Tem uma coisa também... a mangueira estava quebrada bem em cima da entrada na parte superior do munhão. Pode ser que houve infiltração de meleca por alí, né. Afinal, eu peguei muita lama (atolei, inclusive) com a mangueira quebrada. Não era atoa que eu ficava agarrado... :roll:
Acho que vou rodar um mês ou dois e depois desmontar pra ver se entrou sujeira antes de mexer com esse retentor.
Alguem em BH sabe onde rola de comprar mangueira de borracha pra substituir as originais (tão velhas, ressacadas e curtas).
Caro dcgomes,
Não se stresse por causa das mangueiras:paulada:, qualquer loja de material hidráulico tem, compre as de 5mm, geralmente tem que trocar somente as das rodas, o resto deve estar funcionando bem, qualquer coisa dá uma pulada aqui na Pampulha, pertinho do meu escritório na Pedro I tem uma loja, vamos lá e compramos:pipoca:. Já que está em BH entra logo pra "patota", você seria o 5º, já dá pra formar um jipe clube.:mrgreen:
Boa lama!
Robinho
3492-9000
9108-4064
O que é isso companheiro??? :parede::parede:
Achar dessas mangueiras é mais fácil do que comprar balas!!:p:p
Só que pegar com o Robson é mais barato :dance::lol::dance::lol: E ainda dá pra tomar uma cerva e comer um frango assado no botequim que tem em frente:concordo: