Trojão.
Abaixo de 86ºC é motor frio... eu andei sem a válvula termostática para teste por algum tempo e a temperatura do motor oscilava entre 75 e 85 na cidade e chegava a cerca de 95 na estrada.
Com a válvula varia de 88 a 95.
[]s
Versão Imprimível
MarcSport,
Sempre tive essa dúvida:pensativo:, se não estaria andando um pouco abaixo da temperatura ideal, aqui na KIa em BH a peça custa 40 latinhas, estou pensando seriamente em comprar uma nova, guardar a velha, até pra ter um parâmetro da coisa toda. Como ela é fácil de trocar, vou fazer isso neste sábado ainda.
Forte abraço!
Robinho da Jaguatirica
Oi MarcSport,
Acabei de chegar da KIA, existem 2 modelos atuais de válvulas termostáticas, uma é aquela que possui uma sub-válvula mais de lado, esta é para os modelos a gasolina, as diesel não tem sub-válvula, é somente uma válvula e pronto:putz:, ou seja, aquela informação de abertura da sub-válvula a 79º e posteriormente a válvula principal totalmente aberta a 100º para as diesel não vale, pois só tem uma válvula mesmo, ambas possuem um furinho minúsculo na lateral, uma espécie de válvula de segurança, mas o buraquinho é tão pequetito que mal cabe uma agulha, se for o caso de ser acionado, FUd)^$#@)*&%^%^:parede:, pode até passar alguma água, mas a conta gotas, não alivia nada:putz:. Mas a água nem tanto me preoculpa, tanto que não comprei a válvula nova e vou continuar usando o furinho de 4mm:shock:. O que está me preoculpando mesmo é a minha temperatura do óleo, liguei para o SAC da lubrax para questionar sobre o fluido de radiador deles, aproveitei que me passaram para um engenheiro que muito bem me atendeu e tirei outra dúvida quanto à temperatura do óleo Top Turbo, ele disse que a temperatura do óleo deve ser mais ou menos aproximada à da água, motores a gasolina no geral tem temperatura de óleo próxima dos 87º, diesel pode ser um pouquinho acima pela taxa de compressão muito superior, informação igual a que a KIA de passou a tempos atrás, água e óleo funcionam nas mesmas temperaturas, porém, a minha temperatura de óleo nornal é bem superior, sempre entre 90 e 100º, subindo serras ou com ar ligado passa sempre dos 120:shock:º, que é igual às temperaturas dos caminhões da fórmula truck. Tenho que dar um jeito de instalar um radiador de óleo urgentemente.:putz:
Alguém do forum tem sistema auxiliar de temperatura do óleo pra fazer uma comparação?
forte abraço!
Robinho da Jaguatirica
Eu tinha um carro que tinha indicação de temperatura de água e óleo no painel e se não me engano a temp. do óleo era maior. Cheque com os proprietários de outros modelos que tenham essa indicação qual a temperatura de trabalho de seus motores. Acho que as Cherokes e Pajeros Full têm.
A Sportage já tem um radiador de óleo, é uma elipse com várias aletas.
Não vejo necessidade de colocar outro pois supondo q a temperatura realmente esteja muito alta, vc estará atacando o efeito e não a causa.
Se o motor esquenta demais, água e óleo também esquentam e a indicação da água já seria o suficiente para alertar o motorista, por isso que praticamente todos os carros só trazem indicação da temp. da água.
Tem que confirmar se a temperatura do óleo está excessiva.
Mande uma MP para o ELMER_JEEP que é moderador do tópico, acredito que ele possa te ajudar nessa dúvida.
[]
A minha ventoinha já era....
Onde encontro e qual a média de preço?
Levei numa loja de radiadores e tentaram adicionar o viscoso, mas nao resolveu pois disseram que o estriado interno ferrou e agora ela tá muito pesada e ronca muiiiito.
Abraço.
Trojao, é no filtro de oleo. Tem uma serpentina na base do filtro.
Bão Nava!
Valeu pela informação. Estou estudando a instalação de um dissipador de calor em alumínio para abraçar os dois filtros de óleo. Vou tirar também aquela válvula corta-chamas e dar uma limpeza, ela pode estar entupida provocando um aumento da temperatura do óleo.
Chequei o valor da ventoinha aqui em BH, só vem com as hélices e custa "simbólicas 457 latinhas, acompanhadas de 5% de desconto e um sorriso sarcástico do vendedor, como quem diz: Cê tá ferrado, tem que comprar aqui." :evil:
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica.
www.imperiopaulista.com.br , fale com o Levi.
Ele me conhece como Marcelo Galhardo...
[]s