Furar a válvula termostática
Robinho,
A solução que você encontrou contra o superaquecimento me pareceu a mais viável e funcional. Eu gostaria de saber mais detalhes, se possível. Onde devo furar a válvula termostática? Demora muito para o motor aquecer quando está totalmente frio? Em situações extremas, qual a temperatura máxima que o motor atinge?
Abraço
Julio
Sportage 2.2 diesel 96
Todos sport's TDI tem esse problema?
Eu e meu pai estamos de olho num sportage 2002/2003 TDI com 93.000 km originais. O dono do sportage me disse que fez todas as revisões na KIA, dá pra ver que ele cuida muito do carro; estávamos quase fechando negócio quando eu visitei esse fórum e vi os problemas de super-aquecimento, desde entao botei 1 pé atrás sobre a confiabilidade do sistema de arrefecimento do Sportage TDI.
Minha pergunta é: Todos SPTG TDI tem esse problema mesmo fazendo todas as revisoes(trocando peças do radiador, inclusive a ventoinha), ou depende da mão do dono ?
Pelo que eu pesquisei nesse fórum, o maior problema é a ventoinha que tem uma gosma termica de acoplamento que perde suas propriedades após uma certa quilometragem, o segundo maior motivo é a bendita valvula-termostática que nao abre para fazer circular a água. Sem contar com o agravante do mostrador de temperatura da água que nao é confiável, sendo necessário instalar um reloginho no painel para mostrar a real temperatura da agua no radiador.
Tudo isso, para quem estava quase comprando um SPTG TDI, é um pouco assustador, pois meu pai não quer se incomodar com motor do carro super-aquecendo, já temos o Fiat Marea que já dá bastante dor de cabeça com radiador fervendo, o Marea já estamos vendendo p/ comprar o jeep.
Gostaria de saber das pessoas q tiveram seu SPTG com o problema de super-aquecimento e que sanaram o problema com a troca de peças do radiador (Valvula, tampa, ventoinha, perinha, cebolinha, instrumentos de painel, líquido anti-congelante, etc etc)
Queremos tbm algumas dicas de como saber se o SPTG que estamos de olho, está esquentando ou nao. Minha ideia inicial antes de comprar o carro, é dar uma volta na cidade lá por 6hrs da tarde, onde o transito é um inferno, outra é testar a ventoinha para ver se o acoplamento dela está legal(deixando esquentar bem o motor, desligar e girar com a mão ventoinha para ver se tá bem preso), e sempre verificar o mostrador do painel para ver se nao passa do ultimo risco antes da metade.
Alguma outra dica ??
Valeu pela atençao e a paciencia de ler meu "pequeno" texto !! Hehe!
Abraço a todos!
2 Anexo(s)
Furo ou não furo a válvula?
Robinho,
Obrigado pela resposta, me tirou essa dúvida:palmas:. Mas há um detalhe que não citei. A válvula termostática antiga era da marca THOMSON (foto1), e ela não tinha nenhum furo. Porém a válvula nova que instalei há alguns meses, já veio com um furo de uns 3 mm, isso explica a temperatura oscilar para baixo quando não exijo muito do motor. Não tenho uma foto da nova válvula (porque ela esta instalada no carro), mas tenho a caixa (foto2) para comprovar sua “autenticidade”. Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente?:pensativo: Putz, essa pergunta complicou.:oops:
Julio
Sportage 2.2 diesel 96