
Postado originalmente por
Pardal01
Prezado Filipe,
Concordo inteiramente com o Celso. . . .existe muito Diesel contaminado no mercado, o que é um veneno para a bomba injetora e bicos. . . mais vale gastar umas dezenas de reais no filtro do que ter depois uma despe$$$$a muito maior depois . . .
Em anexo uma tabela com os códigos originais da Kia e algumas opções de fabricantes nacionais :
Como rodo muito e troco os filtros de óleo/ar a cada 5.000 km ( no meu caso uns 1,5 a 2 meses) e o do Diesel a cada 10.000 km, o que faço é sempre trocar no mesmo lugar, ligando uns dias antes para eles providenciarem os filtros. Custumam sair na faixa de uns R$ 25,00 a R$ 30,00 reais cada filtro. No caso do Diesel, recomendo sempre os originais ou similares diretos, que tem um sensor que indica no painel se o filtro está saturado com água ou resíduos. Veja se não tem um chicote elétrico/conector na parte de baixo de seu filtro. Sugiro tambem o drenar (válvula na parte inferior) com frequencia.
A tabela foi retirada de algumas dicas aqui pelo forum, de modo que não testei todas as opções. Existe a "gambitec" de substituir o miolo do filtro original de ar com o da Ford, cortando o elemento filtrante junto a armação metálica e colando com silicone. Tb não testei, já que felizmente não tenho tido problemas de encontrar o mesmo.
Um abraço,
Claudio