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Tópico: Kia sportage

  • #3529
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    Citação Postado originalmente por filipezanrosso Ver Post
    Boa tarde!
    Passei a utilizar minha SPTG (Sportage curta 2001 TDI) com menos frequência pois estou trabalhando mais perto de casa, desde então tenho notado dificuldade na primeira partida do dia (creio que não seja culpa das velas aquecedoras pois acontece da mesma forma em dias quentes e frios, e as velas tem menos de um ano). O carro liga de primeira mas demora a estabilizar o giro nos 800 rpm normais da lenta, fica oscilando em 600/700 rpm muitas vezes chegando a apagar.
    Gostaria de uma dica dos experts!!
    -Pode ser culpa das velas mesmo em dias com mais de 30º?
    -Diesel ruim? Os ultimos abastecimentos foram com diesel S-10, e o ultimo em particular foi em um posto que não costumo abastecer com frequência.


    Nota: em quase 2 anos de uso nunca tive problemas com aquecimento raramente preciso colocar água(menos de 100 ml a cada 4 ou 5 mil km...

    Ahh, preciso também de uma sugestão ou loja na internet pra comprar o filtro de ar (está na hora da troca e eu não encontro mais o modelo certo (uma loja tem mas pede um absurdo e sob encomenda) Tem de algum outro carro que seja compatível?
    Filipe,

    Uso o meu jipe no dia a dia, e é o mesmo modelo do seu (tdi 2001). Procedo nas partidas a frio assim: Giro a chave da ignição, aciono o botão para aquecer as velas por 20 segundos( botão adaptado) puxo o afogador e o motor começa a funcionar com a rotação em 2.200 giros. Deixo aquecer, más dependendo da pressa saio com o afogador puxado, e depois libero conforme vai aquecendo. Se não puxo o afogador ele fica oscilando conforme acontece com o que você relatou. Então experimente executar esse procedimento e creio não terá esse problema de oscilação.
    Quanto ao filtro de ar, há um post no assunto específico "gambitech" de uma alternativa, porém não houve conclusão do resultado. Já pesquisei e não achei nenhum filtro que seja compatível. Más particularmente não vale a pena quebrar a cabeça com isso, pois há grande oferta desse filtro, tanto no mercado livre quanto nas lojas, o preço é em torno de r$ 55,00, portanto nada assim tão "cabuloso".


    Abraço

    Carlos Alberto

  • #3530
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    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Filipe,

    Uso o meu jipe no dia a dia, e é o mesmo modelo do seu (tdi 2001). Procedo nas partidas a frio assim: Giro a chave da ignição, aciono o botão para aquecer as velas por 20 segundos( botão adaptado) puxo o afogador e o motor começa a funcionar com a rotação em 2.200 giros. Deixo aquecer, más dependendo da pressa saio com o afogador puxado, e depois libero conforme vai aquecendo. Se não puxo o afogador ele fica oscilando conforme acontece com o que você relatou. Então experimente executar esse procedimento e creio não terá esse problema de oscilação.
    Quanto ao filtro de ar, há um post no assunto específico "gambitech" de uma alternativa, porém não houve conclusão do resultado. Já pesquisei e não achei nenhum filtro que seja compatível. Más particularmente não vale a pena quebrar a cabeça com isso, pois há grande oferta desse filtro, tanto no mercado livre quanto nas lojas, o preço é em torno de r$ 55,00, portanto nada assim tão "cabuloso".


    Abraço

    Carlos Alberto


    a dica do amigo a cima da corretíssima puxa o afogador que ajuda... outra coisa que deixa o carro com essa dificuldade pra ligar. e o carro ficar imclinado... ou com pouco diesel... e sai fora desse s10 porque pelo menos no meu caso deixa o carro fraco e beberrão...

  • #3531
    Agradeço aos amigos pelas dicas...

    Carlos
    Com relação ao filtro, vou acabar comprando no mercadolivre mesmo, na minha cidade pedem em torno de 120 a 150 (aí sim acho caro pra uma peça q tem q ser trocada com certa frequência) lembro de ter visto no tópico gambitech, mas não lembro qual servia e não consigo mais encontrar. Tenho usado o agfogador também (oscila menos com ele, mas pouca coisa).
    Pela rotação q a tua liga, acredito q a minha esteja com alguma coisa errada, pq sempre liga abaixo de 800 rpm, depois de uns 30 ou 40 segundos estabiliza.

    André:
    Realmente já percebi este detalhe de dar partida com o carro inclinado ou com pouco combustível. Também não gostei do s-10, nem do s-50. O s10 também me deu a impressão de render menos. O s-50 rende igual mas é mais caro. Tá ficando dificil de achar o s-500, quase nenhum posto tem..

  • #3532
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    Citação Postado originalmente por filipezanrosso Ver Post
    Agradeço aos amigos pelas dicas...

    Carlos
    Com relação ao filtro, vou acabar comprando no mercadolivre mesmo, na minha cidade pedem em torno de 120 a 150 (aí sim acho caro pra uma peça q tem q ser trocada com certa frequência) lembro de ter visto no tópico gambitech, mas não lembro qual servia e não consigo mais encontrar. Tenho usado o agfogador também (oscila menos com ele, mas pouca coisa).
    Pela rotação q a tua liga, acredito q a minha esteja com alguma coisa errada, pq sempre liga abaixo de 800 rpm, depois de uns 30 ou 40 segundos estabiliza.

    André:
    Realmente já percebi este detalhe de dar partida com o carro inclinado ou com pouco combustível. Também não gostei do s-10, nem do s-50. O s10 também me deu a impressão de render menos. O s-50 rende igual mas é mais caro. Tá ficando dificil de achar o s-500, quase nenhum posto tem..

    pago 20 reais em um e 30 reais no outro absurdo né?

  • #3533
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    Citação Postado originalmente por filipezanrosso Ver Post
    Agradeço aos amigos pelas dicas...

    Carlos
    Com relação ao filtro, vou acabar comprando no mercadolivre mesmo, na minha cidade pedem em torno de 120 a 150 (aí sim acho caro pra uma peça q tem q ser trocada com certa frequência) lembro de ter visto no tópico gambitech, mas não lembro qual servia e não consigo mais encontrar. Tenho usado o agfogador também (oscila menos com ele, mas pouca coisa).
    Pela rotação q a tua liga, acredito q a minha esteja com alguma coisa errada, pq sempre liga abaixo de 800 rpm, depois de uns 30 ou 40 segundos estabiliza.

    André:
    Realmente já percebi este detalhe de dar partida com o carro inclinado ou com pouco combustível. Também não gostei do s-10, nem do s-50. O s10 também me deu a impressão de render menos. O s-50 rende igual mas é mais caro. Tá ficando dificil de achar o s-500, quase nenhum posto tem..
    Companheiro bom dia. Você ja drenou o filtro de diesel para ver se tem alguma agua? Se o filtro esta com muito tempo de uso convem substituir. Celso

  • #3534
    Usuário Avatar de Wagner Ferre
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    Novato no blog .

    Citação Postado originalmente por Cesar Boschetti Ver Post
    Olá pessoal!
    Seguindo a sugestão do Giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

    Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, neste tópico teremos a porta de entrada dos novos usuários, suas dúvidas básicas e um bate-papo informal sobre assuntos diversos, tais como:
    - Dicas de oficinas e autorizadas
    - experiências e depoimentos pessoais com a viatura
    - etc... etc..

    Abraços a todos
    O meu uma boa ideia

  • #3535
    Usuário Avatar de Wagner Ferre
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    Eu tenho a pouco tempo. uma esportage 96 automatica, tive problema com atuador de marcha lenta me indicaro um mecanico que cobrou 650,00 reais o carro ficou pior do que estava, graças ao blog aqui consegui deixar ela quase redondinha, se der problema de novo vou contatar uma oficina na zona norte de sp end- que peguei aqui no blog VALEU PESSOAL ATE MAIS

  • #3536
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    27/07/2012
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    Citação Postado originalmente por Celso Babilon Ver Post
    Companheiro bom dia. Você ja drenou o filtro de diesel para ver se tem alguma agua? Se o filtro esta com muito tempo de uso convem substituir. Celso
    Prezado Filipe,

    Concordo inteiramente com o Celso. . . .existe muito Diesel contaminado no mercado, o que é um veneno para a bomba injetora e bicos. . . mais vale gastar umas dezenas de reais no filtro do que ter depois uma despe$$$$a muito maior depois . . .
    Em anexo uma tabela com os códigos originais da Kia e algumas opções de fabricantes nacionais :

    Kia sportage-filtros.jpg

    Como rodo muito e troco os filtros de óleo/ar a cada 5.000 km ( no meu caso uns 1,5 a 2 meses) e o do Diesel a cada 10.000 km, o que faço é sempre trocar no mesmo lugar, ligando uns dias antes para eles providenciarem os filtros. Custumam sair na faixa de uns R$ 25,00 a R$ 30,00 reais cada filtro. No caso do Diesel, recomendo sempre os originais ou similares diretos, que tem um sensor que indica no painel se o filtro está saturado com água ou resíduos. Veja se não tem um chicote elétrico/conector na parte de baixo de seu filtro. Sugiro tambem o drenar (válvula na parte inferior) com frequencia.

    A tabela foi retirada de algumas dicas aqui pelo forum, de modo que não testei todas as opções. Existe a "gambitec" de substituir o miolo do filtro original de ar com o da Ford, cortando o elemento filtrante junto a armação metálica e colando com silicone. Tb não testei, já que felizmente não tenho tido problemas de encontrar o mesmo.

    Um abraço,

    Claudio

  • #3537
    O filtro de diesel tá dentro dos 10 mil ainda... vou tentar drenar amanha!
    Fiz uma viagem de 200 km ontem e hoje de manha não quis dar partida (nem sinal do motor de arranque, que por sinal é novo também por apresentar o mesmo problema...)
    Sei lá...... tá bem estranho isso...

  • #3538
    Obrigado pelas dicas!
    Ontem resolvi pegar a caixa de ferramentas e fazer alguns testes. Resultado: 3 velas aquecedoras queimadas, hoje foram trocadas, amanhã saberei se o problema foi ou não resolvido (só acontecia na primeira partida do dia). Já quanto a partida consegui resolver ontem mesmo, tava com a fiação do alternador mal fixada. Carro funcionando novamente, espero q por bastante tempo.

  • #3539
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    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Filipe,

    Uso o meu jipe no dia a dia, e é o mesmo modelo do seu (tdi 2001). Procedo nas partidas a frio assim: Giro a chave da ignição, aciono o botão para aquecer as velas por 20 segundos( botão adaptado) puxo o afogador e o motor começa a funcionar com a rotação em 2.200 giros. Deixo aquecer, más dependendo da pressa saio com o afogador puxado, e depois libero conforme vai aquecendo. Se não puxo o afogador ele fica oscilando conforme acontece com o que você relatou. Então experimente executar esse procedimento e creio não terá esse problema de oscilação.
    Quanto ao filtro de ar, há um post no assunto específico "gambitech" de uma alternativa, porém não houve conclusão do resultado. Já pesquisei e não achei nenhum filtro que seja compatível. Más particularmente não vale a pena quebrar a cabeça com isso, pois há grande oferta desse filtro, tanto no mercado livre quanto nas lojas, o preço é em torno de r$ 55,00, portanto nada assim tão "cabuloso".


    Abraço

    Carlos Alberto
    Retificando,

    A rotação de funcionamento são de 1.200 giros e não 2.200.

    O filtro relatado no assunto "gambitech" é do Ford Escort Zetec. Porém em relação a caixa do filtro de ar do meu carro, esse filtro não serviu devido as dimensões menores.

    Att

    Carlos Alberto

  • #3540
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    Citação Postado originalmente por Pardal01 Ver Post
    Prezado Filipe,

    Concordo inteiramente com o Celso. . . .existe muito Diesel contaminado no mercado, o que é um veneno para a bomba injetora e bicos. . . mais vale gastar umas dezenas de reais no filtro do que ter depois uma despe$$$$a muito maior depois . . .
    Em anexo uma tabela com os códigos originais da Kia e algumas opções de fabricantes nacionais :

    Kia sportage-filtros.jpg

    Como rodo muito e troco os filtros de óleo/ar a cada 5.000 km ( no meu caso uns 1,5 a 2 meses) e o do Diesel a cada 10.000 km, o que faço é sempre trocar no mesmo lugar, ligando uns dias antes para eles providenciarem os filtros. Custumam sair na faixa de uns R$ 25,00 a R$ 30,00 reais cada filtro. No caso do Diesel, recomendo sempre os originais ou similares diretos, que tem um sensor que indica no painel se o filtro está saturado com água ou resíduos. Veja se não tem um chicote elétrico/conector na parte de baixo de seu filtro. Sugiro tambem o drenar (válvula na parte inferior) com frequencia.

    A tabela foi retirada de algumas dicas aqui pelo forum, de modo que não testei todas as opções. Existe a "gambitec" de substituir o miolo do filtro original de ar com o da Ford, cortando o elemento filtrante junto a armação metálica e colando com silicone. Tb não testei, já que felizmente não tenho tido problemas de encontrar o mesmo.

    Um abraço,

    Claudio
    Pardal, quando troquei o filtro de diesel eu vi esse "rabicho" na parte inferior dele, mas não achei onde conectar no carro. Você saberia me precisar onde fica o conctor do filtro na Grand Sportage 2.0 TDI ano 2000?

    Abraços e grato pela atenção.

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