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  • #1
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    10/09/2006
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    Pessoal, boa noite.
    Primeiro, parabéns pelos tópicos sobre a KIA Sportage.
    Sou cadastrado no fórum há vários anos mas ainda não postei quase nada. Já tive CJ com motor de opala 4cc e Blaser 2.8 4x4.
    Estou tentando convencer a patroa a comprar uma Sportage TDI e já li todo o tópico "motor fervendo" e o "motor e transmissão". De tudo que aprendi e juntando com algumas informações sobre o motor XUD do JPX, gostaria de pedir a opinião de vocês sobre o seguinte:
    o motor Mazda não foi tropicalizado, assim como o XUD. No XUD a água que passa no trocador de calor do filtro de óleo vai para dentro do motor, quente, para depois de circular lá dentro e ajudar a aquecer ir para o radiador (para manter a temperatura de funcionamento nos climas frios).
    A pergunta é: o Mazda tem essa característica? Para onde vai a água após passar no trocador de calor?

    Outra coisa, na década de 80 o pessoal começou a colocar o motor VW 1.6 diesel da kombi nas saveiros. Para não ferver, além de reforçar o radiador e colocar uma chave para acionamento direto da ventoinha no painel, era colocado um radiador de óleo externo e aumentado o tamanho do cárter para caber mais óleo e melhorar mais ainda a refrigeração do óleo e do motor.
    A outra pergunta: um radiador de óleo não vai melhorar a temperatura e a viscosidade do mesmo em rotações mais altas e durante tempo prolongado, como nas viagens?
    Se alguém que já desmontou o motor souber a resposta da água fala para nós.
    Sobre o radiador de óleo qual a opinião de vocês?

    Lautrix

  • #2
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    acho que so ferve se tiver algum defeito. foda isso, pego 25kilometros na ida e na volta da faculdade e nunca ferveu n,
    nem perde agua nem baixa oleo, nada de nada. apenas coisa coisa barata, (tive que trocar o rolamento, uma vez 60 conto, tudo merreca) qualquer coisa, me procura que derrepentemente, eu te paço a minha
    acabei de comprar um hb20, mais te digo com toda certeza, é muito mais confortavel o sportage, coisa de doido

  • #3
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    10/09/2006
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    Em um uso ligth eu concordo que ela não ferve. Mas não compramos um carro a diesel para percursos só dentro de cidade ou trechos curtos fora dela. Como sua Sportage se comporta em viagem de 3000 KM? Consegue manter média de 120 KM/h? Sem medo de aquecer? Tem alguns colegas do fórum que relatam que suas Sport dão conta do recado, mas a maioria já relatou algum cabeçote fritado. Meu objetivo é montar uma que me permita viajar tranquilo e para isso estou juntando todas as informações possíveis. Já tenho muitas páginas de dicas, experiências e soluções anotadas.
    Com relação a sua Sport André Fernandes, qual o ano, modelo, cor, kilometragem e preço?
    Lautrix

  • #4
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    duque de caxias/ES
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    Citação Postado originalmente por Lautrix Ver Post
    Em um uso ligth eu concordo que ela não ferve. Mas não compramos um carro a diesel para percursos só dentro de cidade ou trechos curtos fora dela. Como sua Sportage se comporta em viagem de 3000 KM? Consegue manter média de 120 KM/h? Sem medo de aquecer? Tem alguns colegas do fórum que relatam que suas Sport dão conta do recado, mas a maioria já relatou algum cabeçote fritado. Meu objetivo é montar uma que me permita viajar tranquilo e para isso estou juntando todas as informações possíveis. Já tenho muitas páginas de dicas, experiências e soluções anotadas.
    Com relação a sua Sport André Fernandes, qual o ano, modelo, cor, kilometragem e preço?
    Lautrix
    fui pra minas 2 vezes esse anos ja, rio de janeiro bh, 450 kilometros ida, e o mesmo pra voltar, ar ligado, 120 a 130, tem hras que ate andava a 140, so que evito pq é muito rápido e sem k.o nenhum...nem agua precisei completar.,,

    o sportage como qualquer carro diesel é um carro delicado. mais se estiver tudo o.k, sem problema nenhum

    a minha ta com 120.000 mil bem rodados.
    2001 modelo grand, a quela maiorzinha, cor prata...

    qualquer coisa a gente testa ela junto sei la, a gente sobe serra em uma velocidade boa, se ferver eu te dou ela de graça,

    abração.

  • #5
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    10/09/2006
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    Beleza André Fernandes, se eu resolver negociar vou cobrar esse teste. Obrigado pela opinião e pelo relato do desempenho do carro. É bom para convencer a patroa.
    Abraço
    Lautrix

  • #6
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    19/09/2012
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    Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina.

  • #7
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Citação Postado originalmente por paulorampa Ver Post
    Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina.

    Vai aproveitar pra fazer uma retifica geral no motor pra descartar a possibilidade de quebras a curto prazo por desgaste natural do motor?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por paulorampa Ver Post
    Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina.
    ja li que precisa trocar a junta do cabeçote e os parafusos e colocar junta de aço pq se não da merda

  • #9
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    Postado por paulorampa:
    "Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina."

    Paulo, se vai turbinar verifique taxa de compressão e folgas em pistões e bielas, pois se o motor já estiver meia vida, com a turbina ele acaba mais depressa. Outra coisa, se for turbinar coloque um intercooler, pois ajuda a aquecer menos, além de aumentar a potência. Segundo eu li em um site sobre JPX, o intercooler abaixa a temperatura do ar uns 15 graus e isso acaba melhorando a temperatura geral um pouco.
    Lautrix

  • #10
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Foi o que imaginei, se for turbinar, seria prudente ja fazer uma geral no motor, mesmo que esteja tudo dentro do normal, creio que o resultado fique bom, mas nada que fazer o serviço completo.

  • #11
    Usuário Avatar de Luiz Gaucho
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    Boa noite,

    Conforme já comentei em outros tópicos, adquiri minha Sptg 99 Gasolina há pouco tempo e, no final de semana fiz toda a revisão referente à óleos e filtros. Coloquei um bom óleo, o BR Valore sintético 5w30 (embora no manual indique 10w30). Bem, depois de toda esta revisão notei que o carro começou a soltar uma fumaça branca azulada clara, logo que ligo o carro. Não é muito, mas não tinha.
    Pode ser que seja o novo óleo "limpando" o motor, já que o óleo que estava nela estava bem sujo e fino ? Ou é algum indicador de que há algum problema ? Não reparei nenhum vazamento de óleo nem escutei nenhum barulho diferente durante o funcionamento do motor.

    Obrigado,

    Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Luiz...
    Oleo correto é o 20w-50, provavelmente seu motor ja tem mais de 100.000 Km, nessa quilometragem o oleo 20w-50 ja se torna um pouco fino pro desgaste do motor, imagina o 5W-30? sintetico ainda por sima... aff... é um veneno.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

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