Fiz uma viagem de 50km e mais uma vez a água do radiador sumiu... Parece que trocar junta e retificar a tampa não foi suficiente... Sigo apavorado!!!
Versão Imprimível
Gil, boa noite.
parceiro, trocou a tampa do radiador quando comprou? caso negativo coloque uma original de 0,9 bar, certa vez meu meca olhou a minha e fez um teste rápido na valvula do reservatorio do radiador, resumindo, quando se cria o vacuo no radiador a agua tem que voltar, para isto, naquele conjunto de mangueiras que liga o reservatorio ao radiador possui uma pequena valvula e uma posicao certa de montagem, caso montado de forma incorreta a agua somente sai e nao consegue voltar e com cada vez mais agua no reservatorio normal que ela seja expulsa.
Quanto as velas que vc perguntou, as da Delphi sao otimas.
Amanha vou ancorar a minha para ver a minha valvula e turbina, pegarei algumas dicas com ele sobre seus problemas.
Aos demaus, vamos tentar ajudar nosso parceiro, ele ta passando por problemas que muitos ja passamos, estou dando pitaco, de leigo.
PS: desculpa a falta de pontuacao e acentos, estou usando um tablet com corretor desligado.
Gilvan, ok, deixei a minha no meca, mas ele não estava lá, deixe com a recepcionista da oficina. Sendo assim ficou lhe devendo mais dicas.
Quanto a revisão das tampas do radiador, verifiquei tanto a do radiador como a do reservatório. Prefira a tampa original, existe paralelas que "cabem" na medida e tem a mesma pressão 0,9 bar, mas a original o material é de melhor qualidade.
Anexo 515122
Quanto a retifica do cabeçote e troca das juntas, não posso opinar, felizmente o meu está bom e ainda não me aprofundei no assunto.
Domingues, obrigado pelas fotos e pela incansável boa vontade em me ajudar. A tampa do radiador que está na minha viatura é igual a sua, por isso deve ser original. Mas não troquei depois da compra (6 meses), então é possível que esteja com algum problema. Não sabia que precisava trocar também a do reservatório. Hoje deixei ela na empresa que fez a troca da colmeia do radiador. Em cima, onde fica a solda da caixa, estava minando um pouquinho de água e do líquido de arrefecimento (como é verde fica fácil identificar mini vazamentos). Depois disso, está agendado para na quarta voltar a oficina onde trocaram a junta do cabeçote. O mecânico ficou de verificar o que tá ocorrendo com essa perda de água pelo reservatório, pressão do radiador... E também de reapertar os parafusos do cabeçote ... Torço para que, desta vez, tudo dê certo. Sobre a fumaceira azul, ele me disse que seria possível testar se realmente é a turbina, soltando o respiro ou suspiro do turbo... caso seja provocado pelo óleo da turbina, pode até pingar no chão, mas deve parar de mandar para a admissão e queimar. Com isso a fumaceira sumiria do escapamento e o diagnóstico de turbina estaria comprovado. O que te parece? Abraços e sorte!!
Gil, Bom dia
Apenas para esclarecer essa foto não é da minha é apenas uma de internet que busquei, ouvi recomendações de trocar a tampa do radiador uma vez por ano, é algo bem barato e não vale o risco, como vc está com ela a 6 meses e apresenta alguns problemas recomendo troca-la. Quanto a do reservatório, não é obrigatório a substituição da tampa, apenas verifique se as mangueiras que vem do radiador até ele estão montadas de forma correta e desobstruídas.
Faça valer a garantia dos serviços no radiador e cabeçote, uma vez que é seu direito e pode estar ai seus problemas. Quanto a solução apresentada pelo meca (soltar o suspiro para que os gases sejam direcionados para o solo, se é isto que eu entendi) bom, aqui no fórum vi essa solução ser proposta, na minha opinião pessoal e de leigo é um MacGyverismo provisório, ok? pois, o projeto do motor prevê que os gases sejam direcionados novamente para o carter e re-aproveitados, qualquer coisa que saia deste contexto no meu entendimento é paliativo, consulte no fórum, acho que inclusive alguém alerta que esse sistema é muito peculiar para SPTGs.
A minha turbina deverá ser retificada, estava com folga no eixo e retentores gastos, passava óleo para a caixa quente e para o intercooler, inclusive teremos que avaliar o intercooler, pois, havia muito óleo nele, provavelmente terá que ser lavado e trocado as borrachas de retenção na melhor das hipóteses, mas o meca acha que vai amenizar a queima de óleo em cerca de 60% (perdi 2 litros em 5.000 rodados). Creio que hoje a tarde terei o preço total, posto aqui para analise.
Apenas para você ter ideia que o mecânico tem que ser muito criterioso, a minha fez o motor recentemente (antigo dono) e a turbina foi retificada (diz a nota, claro) bom, além de não parecer quando montaram a turbina esmagaram a mangueira que leva água para refrigerar, passava muito pouca água para a turbina que trabalhou sobre altas temperaturas, enfim, espero ter superado a fase mais critica.
Opa Domigues. Obrigado!! Veja, na minha pediram R$ 1800,00. Você conseguiu um bom valor, ainda mais com troca de todo o conjunto rotativo. A ideia que o mecânico me falou de soltar o respiro da turbina é apenas para teste e ver se vai parar de fazer fumaça. Sobre as fotos da tampa do radiador, pensei ser do teu motor. Desculpe!! Amanhã a minha volta para a oficina. Ontem foi consertado o radiador. E agora é ver reaperto do cabeçote, velas de pré aquecimento. Já quero aproveitar e colocar o medidor auxiliar de temperatura. Você me indicaria o mecânico (com mercúrio) ou o elétrico? E qual seria o melhor local para instalar o sensor? Abraços e sucesso no conserto de sua viatura. Assim que tiver novidades vou postando!!
Gilvan, apenas alertei da foto para nao gerar duvidas futuras. O valor da minha ta em conta, pq estou em sp, tem mais oferta e meu meca eh preparador, envis turbinas de lote para retifica. Bom, tomara que o problema na sua viatura esteja a caminho da solucao. Quanto ao medidor auxiliar ha topico especifico aqui no forum, da uma pesquisada. O meu optei por mercurio que eh bem preciso. De preferencia com alarme sonoro e coloque no cabecote para ter uma leitura real. Busque as informacoes, tem tudo ai. Abs e boa sorte
Obrigado Domingues. A viatura está na oficina. No final da tarde passarei lá para saber das novidades. Assim que tiver uma solução postarei. Abraços!!
Gilvan, peguei a minha hoje, eh impressionante como a fumacça diminuiu, aparentemente nao esta queimado mais oleo nenhum. Antes quando tuchava o peh viasse aquele turbilhao de fumaca que nao era totalmente preta sufocando que estava atras, agora s fumaca eh apenas do diesel. Havia perdido 2 litros de oleo em 5.000 km. A turbina ta zero, a caixa brilha depois do jateamento.
Mas nem tudo sao flores, meu meca acha que a BI pode estar precisado de uma revisao, pq qdo pisa mesmo parece que o motor afoga e escuta o cilindro batendo pino, como se bomba estivesse bem aberta. Ele tentou regular na mao, mas, ta no limite, tem que desmotar e colocar na bancada mesmo.
Da para aguentar algum tempo, ate eu conseguir mais tempo $$$.
Bom, eh isto boa sorte com a sua.
Boa tarde Domingues. Também tenho boas e más notícias. Depois de reapertar o cabeçote a minha diminuiu consideravelmente a fumaça. Mas a água teima em fugir pelo expansor. Fiz 100 km e o problema segue. Na volta, com a ajuda de uma garrafa pet na ponta do cano do expansor descobri que a agua vaza em velocidade superior a 90km/h. Fiz exatos 90 Km da volta e neste trajeto não saiu um pingo dentro da garrafa. Nos dez km finais estiquei ela a 110km/h. Não só encheu a garrafa com jogou água para fora. O que isso significa não faço idéia. Mas que só vaza acima de 90km/h tenho certeza. Sorte com sua viatura. Abraço!!