Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição e boa sorte com a viatura. Quanto ao ruído vindo do câmbrio, acredito que seja comum nesse carro. Veja só! Quando eu estava procurando uma Sportage, olhei muitas, tanto a gasolina quanto a diesel e uma a diesel (que não é a que comprei) me agradou bastante e o negócio estava bom do ponto de vista financeiro. Mas ela apresentava esse ruído, exatamente como vc descreveu (quando solta a embreagem ele aparece, quando pisa ele some) e por causa disso deixei de comprar (vacilo meu, pois trocar o kit de embreagem não é tão caro quanto imaginei e não é motivo para descartar uma viatura). Bem, olha só! Comprei outra (a diesel também) e tive vários problemas, inclusive fazer o motor completo e nessa ocasião troquei o kit de embreagem também. E olha só, mesmo o kit novo (pode ter a ver com a marca) ela faz este ruído aí. Segundo o mecânico, não há problemas, é uma "característica" desse câmbio e tem a ver com a marca do kit, mas não é problema. Sei lá! Mas se fosse vc, não esquentava, até porque se der zebra, vc só vai ter que trocar o kit e pode ser que mesmo com o novo, o ruído continue. Ah! só uma coisa! Vc deve ter feito, mas não custa lembrar, cm sua vtr ficou muito tempo parada, troque todos os fluídos.
Boa sorte! Abraços!