Localização do número do motor no bloco da Sportage 2.2 diesel 96/97
Bem!
Em primeiro lugar, agradeço ao Júlio, de Santa Catarina, pela dica que acabou me ajudando a resolver o problema.
Pois é Júlio, como vc disse, o número tá lá, embaixo do suporte do compressor do ar condicionado! E realmente, não tem como vê-lo sem retirar o compressor e se u suporte!
Depois da sua dica, fui na site da Kia Brasil e sai ligando para várias concessionárias aqui de Sãp Paulo e obtive várias respostas, algumas coincidentes e outras conflitantes, até que um cara me falou algo que me pareceu explicar melhor a situação. Ele disse o seguinte: o número pode estar embaixo ou em cima (onde a maioria dos picaretas que se dizem "vistoriadores" e/ou "peritos" procuram). A explicação dele é que, as turbinados possuem a numeração em cima, do lado direito de quem está em frente à viatura e olhando para o motor, gravado, obviamente, no bloco, com a face para cima a mais ou memos 10 centímetros contados a partir da parte "traseira" do motor. Este é o lugar que os picaretas acham que sempre tá lá e quando não está, dizem que rasparam o número do seu motor. Nas Sportages aspiradas, o número é em outro local. Ele fica na parte inferior esquerda de quem está postado em frente à viatura (ou seja lado contrário ao das turbo), só que nesse caso, ele não está visível! Tem que, obrigatoriamente, retirar o compressor do ar condicionado e seu suporte, pois ele está coberto pelo suporte. Espero com essa explicação detalhada, ajudar vários colegas a se livrarem do martírio que é tentar achar esse número e a picaretada afirmando que seu motor não é original, é roubado, etc...
Pois bem pessoal! Pasmem! quando falo em "picaretas" não estou exagerando! A loja em que troquei minha sportage levou a viatura na LINCES de Campinas, uma empresa "especializada" cujo ramo de atividade é fazer "laudos" de veículos para seguradores, lojas, DETRAN, etc... Esses picaretas disseram que o número do motor estava raspado!
Fui na CIRETRAN de Campinas e me indicaram que fizesse um "Laudo Cautelar Preliminar" na "melhor" empresa deste ramo em Campinas, a REVESIN. Fui lá e o "perito" levantou o carro e olhou "tudo", mas não encontrou também o número do motor. Emitiu um "Laudo", assinado e tudo, dizendo que meu motor não tinha número, acompanhado de uma fotografia do lugar que eles achavam que deveria estar o número!!! É mole? É picaretagem demais! Os caras ganham dinheiro fazendo uma coisa que não sabem fazer! Temos que ficar alerta! eu só não comprei outro bloco para "regularizar" meu carro, pois os preços que achei estavam muito alto: R$3.000,00 e R$3.500,00. Quase que tenho esse prejuízo por causa de gente incompetente no mercado!
É isso! Abraços!
Ruídos no câmbio e troca dos cilindros
Eu já troquei os 2 cilindros e o ruído continuou. A troca não foi por causa do ruído, foi porque o câmbio travava de vez em quando e o carro ia pra casa no guincho e foi uma novela até o mecânico descobrir que o problema era nos cilindros.
Como já disse, me parece ser "normal" esse ruído nas Sportage (pelo menos nas diesel).
Lorival
Citação:
Postado originalmente por
Gleison BH
Me parece que o pessoal do fórum já postou que é comum na SPTG apresentar problema com o cilindro primário ou secundário do pedal da embreagem e que tal problema gera um ruído. Talvez seja o mesmo...
Quem já teve esse problema pode postar ai com detalhes!?!?!? :concordo:
Queima de óleo, radiador de óleo, lubrax top turbo
Caríssimos amigos,
Minha viatura é uma 2001 tdI, uso desde que a comprei o óleo Top Turbo da Lubrax, pelo simples motivo de ser API-C4/SL, nas minhas pesquisas, foi o óleo para diesel mais moderno que encontrei, é um lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas (genial né?):dance:. Troco o óleo e filtros primários e secundários religiosamente a cada 5.000 km, a cada troca percebo que às vezes baixa 200ml, é pouquinho, tá certo, mas pra mim não deveria baixar nada:evil:, porém, acabei descobrindo o por que da coisa toda. Quando viajo, o óleo sempre trabahla em temperaturas mais elevadas que vão dos 95º aos 120º, quase sempre fica em torno dos 100º (o motor queima óleo por causa da alta temperatura):parede:, no trânsito urbano, é raro passar dos 100º, sempre fica mais próximo dos 90º mesmo (não queima nada de óleo). Segundo o fabricante, o índice de viscosidade a 40º é 107.2, e a 100º é 14.75, ou seja, a mais de 100º o óleo fica tão ralo que passa pelos anéis no cilindro e é queimado junto com o diesel, em pouca quantidade, mas queima.
Depois dessa lorota toda vêm as perguntas:
-:cry:A viatura "docêis" queima óleo igual a minha?
-:shock:Se o índice de viscosidade a 100º é tão baixo, não prejudica o motor?
-:mrgreen:"Ocêis" conhecem algum esquema de instalação de radiador para o óleo? (não aguento mais ver meu relógio piscando):mad::pensativo::shock::-?
Boa lama!:concordo:
Robinho da Jaguatirica