Sr. Miguel, não seria 30Nm no primeiro aperto?
[]s
(DU)
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Sr duarte me comi el ( 0) valeo obrigado, asi que original es 30Nm +90 +90,
Aos mecanicos de plantão,
Sportage TDI curta, motor feito, bicos injetores regulados e kit de embreagem novo.Reduziu e muito a fumaça preta e o motor passou a ficar mais valente,mas a turbina nos 2000 giros pra cima não influenciava mais no desempenho.Ex. 5º marcha a 2.500 giros velocidade de 90KM/h.Então recondicionei a turbina 1.300,00 lascas, percebi na retirada da turbina pequeno vazamento no eixo na bomba injetora, mandei recondicionar toda a turbina 1.800,00 lascas.
Filtros novos, correias, bicos,bomba,motor e turbina, resultado:5º marcha a 2.500 giros velocidade de 90KM/h.
Esta velocidade é normal para esta rotação?ou a turbina continua a não acionar?Pode ser alguma mangueira entupida que vai para a turbina?
Me restou somente mandar o interculer para revisão, mas acredito que se ele estivesse furado sairia um grande assovio da turbina por ele, e não percebo estar assoprando.mandar interculer para revisão e continuar do mesmo jeito AJÀ BOLSO.
Aceito sugestões ao problema e tabela de velocidade media por marcha e giro. VALEU.
Eu acho que neste ponto não vai mudar, a minha tbm a 90 km/h esta a 2500 giros, isto é relação de marcha. Só se ela não tem força para erguer mais giro depois de 2500..
Valeu Andre e Djalma, hoje passei a tarde revendo todo sistema, e nada, deve ser isto mesmo, achei apenas um vazamento de diesel na valvula de retorno da bomba, (aproveitei e fiz minha preimeira GAMBITEC, fiz um suporte e adaptei o filtro de combustível com a bombinha da sprinter MWM, assim que der vou postar fotos)mas é minha primeira sportage e devo estranhar o 2.0. Na empresa eu trabalho com uma S10 2013 e meu cunhado tem uma ranger 2.8 talvez eu esteja querendo muito rendimento da minha bichinha. Eu fico assustado que a 100KM/h e 3000giros quando olho no retrovisor vejo um gigantesco turbilhão de fumaça,( eu chamo de espanta motoqueiro), e me obrigo a reduzir. Duas duvidas?
1º Existe a posssibilidade do interculer estar entupido e estar passando pouco oxigenio para a camara e assim fazer muita fumaça preta?
2º Pode ser bomba diesel adiantada e injetando muito combustivel?A bomba ATRASADA nao influencia no desempenho e somente na hora de fazer pegar o veiculo?
Curiosidade: Qual a velocidade media na estrada que o pessoal costuma andar?
Agradeço a atenção
100km/h e 3000 giros é normal, agora turbilhão de fumaça tem cara de ta queimando mais combustível que o necessário. Minha sportage tem a bomba um pouco mais aberta que o normal pra ser mais agil em retomadas mas não faz turbilhão de fumaça, nem quando eu chego a 140 (não faça isso kkkkk).
A média que eu costumo andar é 80/100 pois geralmente estou com reboque. E quando estou sem reboque ando a 100/110 acima disso o consumo de combustível aumenta de mais e vc "sente" que está exigindo de mais do motor, costumo dizer pros que andam comigo que meu jipinho tem força (muita força) mas não é muito veloz. E estou feliz assim.
Fala gauchao , tudo bem ?
Sobre a relaçao de marcha , os numeros que voce passou esta correto e assim mesmo , so existe um jeito viavel de alterar isso , trocando os peneus e colocando peneus de medida maior ex; 205/75 r15 para 235/75 r15 isso almentara a circunferecia de rolagem , eu fiz isso e digo , meu carro esta a 110kms/h a 3000rpm , marcando no velocimetro e no gps , em uso urbano eu rodo em 4 marcha a 60kms/h a 2500rpm , marcando no velocimetro e nas lombadas eletronicas .
Nao , nao existe a possibilidade de o interculer estar entupido porem existe a pocibilidade de estar furado com vasamento de ar comprimido da turbina .
Bomba atrasada ou adiantada ? , no meu entender motor diesel saudavel castanha um pouquinho na lenta quando se acelera deve de parar de castanhar , por tanto no seu caso pode ser bomba atrasada , nao adiantada , bomba muito adiantada nao fumaceia porem barulha muito e se deixar assim danifica o motor e a bomba injetora .
Flavinho da uma atençao para turbina , este motor e muito dependente da turbina por tanto qualquer problema na turbina influencia no funcionamento deste motor , estale um manometro no painel para medir a pressao da turbina e de todo o sistema de adimiçao (turbina , intercooler , mangueiras etc...) , assim voce identifica possiveis vasamentos e ajusta a valvola wastergueitis (a pressao da turbina deve ser de 0,85bar ) da turbina , puxe uma mangueira desde o coletor de adimiçao ate o manometro , depois rode com ela a uns 120kms/h para ter uma mediçao mais correta .
Boa sorte ate .
AlexandroDorner
Flavinho so uma correçao .
60kms/h em 4marcha a 2000rpm e nao a 2500rpm .
Valeu ate .
AlexandroDorner
Eu tive um Rocsta 2.2 eu achava o motor muito fraco, era ruim para viajar. Não sei como se comporta o TDI em termos de potencia.
Quanto ao superaquecimento, comigo nunca aconteceu. Mas o antigo dono retificou o motor com menos de 130.000 KM. Eu acho muito pouco, principalmente para um motor à diesel. Mas ele não é o único motor diesel que sofre com esse problema, o motor da L200 também tem esse problema, porem com muito mais potencia.
Um amigo meu tem uma besta 2.2 que ele comprou zero e usou por muito tempo como escolar. Tem mais de 300.000 KM sem nunca ter aberto o motor e ele disse que ainda está bom. Será que ele deu sorte? Ou alguns dão azar? Eu acho que esses problemas com aquecimento queimaram a KIA e seus produtos por muito tempo.
A historia teria sido completamente diferente se a kia tivesse equipado a sportage com o excelente motor 2.7 da besta GS.
Pessoal, uma pergunta para os feras da mecânica, eu já tive um santana 1.8, era pouco oque deixava o carro chocho nas subidas, ai meu mecânico, na época trocou o comando de válvulas, o carro melhorou muito, então ai segue a pergunta não existe um comando de válvulas que possa ser colocado no motor da sportage para melhorar o tork?