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Motor da sportage uma joia da mecanica

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  • 01/04/2014, 09:39
    EDuarte
    Citação:

    Postado originalmente por MAAT Ver Post
    o torque do parafuso do cabeçote original da sportage-2,0 e 2,2 e besta 2,2,torque original,3Nm + 90 grao + 90 grao logo ao 4500km tem que reapretar de novo,,,, eu torque asi 70Nm aguardo media hora confirmo de novo os 70Nm marco as cabeça dos parafuso com tinta lé e dou 90 grao aguardo media hora e 90 grao final, los torque dos parafuso sempre em X,

    Sr. Miguel, não seria 30Nm no primeiro aperto?

    []s
    (DU)
  • 01/04/2014, 16:22
    MAAT
    Sr duarte me comi el ( 0) valeo obrigado, asi que original es 30Nm +90 +90,
  • 09/04/2014, 22:25
    Fla_Vinho_Tinto
    Aos mecanicos de plantão,
    Sportage TDI curta, motor feito, bicos injetores regulados e kit de embreagem novo.Reduziu e muito a fumaça preta e o motor passou a ficar mais valente,mas a turbina nos 2000 giros pra cima não influenciava mais no desempenho.Ex. 5º marcha a 2.500 giros velocidade de 90KM/h.Então recondicionei a turbina 1.300,00 lascas, percebi na retirada da turbina pequeno vazamento no eixo na bomba injetora, mandei recondicionar toda a turbina 1.800,00 lascas.
    Filtros novos, correias, bicos,bomba,motor e turbina, resultado:5º marcha a 2.500 giros velocidade de 90KM/h.

    Esta velocidade é normal para esta rotação?ou a turbina continua a não acionar?Pode ser alguma mangueira entupida que vai para a turbina?

    Me restou somente mandar o interculer para revisão, mas acredito que se ele estivesse furado sairia um grande assovio da turbina por ele, e não percebo estar assoprando.mandar interculer para revisão e continuar do mesmo jeito AJÀ BOLSO.
    Aceito sugestões ao problema e tabela de velocidade media por marcha e giro. VALEU.
  • 10/04/2014, 07:10
    ANDREWKDT
    Eu acho que neste ponto não vai mudar, a minha tbm a 90 km/h esta a 2500 giros, isto é relação de marcha. Só se ela não tem força para erguer mais giro depois de 2500..
  • 10/04/2014, 20:56
    Djalma colombo
    Citação:

    Postado originalmente por ANDREWKDT Ver Post
    Eu acho que neste ponto não vai mudar, a minha tbm a 90 km/h esta a 2500 giros, isto é relação de marcha. Só se ela não tem força para erguer mais giro depois de 2500..

    A minha é gasolina e faz essa média!
  • 10/04/2014, 22:04
    Fla_Vinho_Tinto
    Valeu Andre e Djalma, hoje passei a tarde revendo todo sistema, e nada, deve ser isto mesmo, achei apenas um vazamento de diesel na valvula de retorno da bomba, (aproveitei e fiz minha preimeira GAMBITEC, fiz um suporte e adaptei o filtro de combustível com a bombinha da sprinter MWM, assim que der vou postar fotos)mas é minha primeira sportage e devo estranhar o 2.0. Na empresa eu trabalho com uma S10 2013 e meu cunhado tem uma ranger 2.8 talvez eu esteja querendo muito rendimento da minha bichinha. Eu fico assustado que a 100KM/h e 3000giros quando olho no retrovisor vejo um gigantesco turbilhão de fumaça,( eu chamo de espanta motoqueiro), e me obrigo a reduzir. Duas duvidas?
    1º Existe a posssibilidade do interculer estar entupido e estar passando pouco oxigenio para a camara e assim fazer muita fumaça preta?
    2º Pode ser bomba diesel adiantada e injetando muito combustivel?A bomba ATRASADA nao influencia no desempenho e somente na hora de fazer pegar o veiculo?
    Curiosidade: Qual a velocidade media na estrada que o pessoal costuma andar?
    Agradeço a atenção
  • 11/04/2014, 13:19
    ViniFreitas
    Citação:

    Postado originalmente por Fla_Vinho_Tinto Ver Post
    Valeu Andre e Djalma, hoje passei a tarde revendo todo sistema, e nada, deve ser isto mesmo, achei apenas um vazamento de diesel na valvula de retorno da bomba, (aproveitei e fiz minha preimeira GAMBITEC, fiz um suporte e adaptei o filtro de combustível com a bombinha da sprinter MWM, assim que der vou postar fotos)mas é minha primeira sportage e devo estranhar o 2.0. Na empresa eu trabalho com uma S10 2013 e meu cunhado tem uma ranger 2.8 talvez eu esteja querendo muito rendimento da minha bichinha. Eu fico assustado que a 100KM/h e 3000giros quando olho no retrovisor vejo um gigantesco turbilhão de fumaça,( eu chamo de espanta motoqueiro), e me obrigo a reduzir. Duas duvidas?
    1º Existe a posssibilidade do interculer estar entupido e estar passando pouco oxigenio para a camara e assim fazer muita fumaça preta?
    2º Pode ser bomba diesel adiantada e injetando muito combustivel?A bomba ATRASADA nao influencia no desempenho e somente na hora de fazer pegar o veiculo?
    Curiosidade: Qual a velocidade media na estrada que o pessoal costuma andar?
    Agradeço a atenção

    100km/h e 3000 giros é normal, agora turbilhão de fumaça tem cara de ta queimando mais combustível que o necessário. Minha sportage tem a bomba um pouco mais aberta que o normal pra ser mais agil em retomadas mas não faz turbilhão de fumaça, nem quando eu chego a 140 (não faça isso kkkkk).

    A média que eu costumo andar é 80/100 pois geralmente estou com reboque. E quando estou sem reboque ando a 100/110 acima disso o consumo de combustível aumenta de mais e vc "sente" que está exigindo de mais do motor, costumo dizer pros que andam comigo que meu jipinho tem força (muita força) mas não é muito veloz. E estou feliz assim.
  • 11/04/2014, 21:28
    alexandrodorner
    Citação:

    Postado originalmente por Fla_Vinho_Tinto Ver Post
    Valeu Andre e Djalma, hoje passei a tarde revendo todo sistema, e nada, deve ser isto mesmo, achei apenas um vazamento de diesel na valvula de retorno da bomba, (aproveitei e fiz minha preimeira GAMBITEC, fiz um suporte e adaptei o filtro de combustível com a bombinha da sprinter MWM, assim que der vou postar fotos)mas é minha primeira sportage e devo estranhar o 2.0. Na empresa eu trabalho com uma S10 2013 e meu cunhado tem uma ranger 2.8 talvez eu esteja querendo muito rendimento da minha bichinha. Eu fico assustado que a 100KM/h e 3000giros quando olho no retrovisor vejo um gigantesco turbilhão de fumaça,( eu chamo de espanta motoqueiro), e me obrigo a reduzir. Duas duvidas?
    1º Existe a posssibilidade do interculer estar entupido e estar passando pouco oxigenio para a camara e assim fazer muita fumaça preta?
    2º Pode ser bomba diesel adiantada e injetando muito combustivel?A bomba ATRASADA nao influencia no desempenho e somente na hora de fazer pegar o veiculo?
    Curiosidade: Qual a velocidade media na estrada que o pessoal costuma andar?
    Agradeço a atenção

    Fala gauchao , tudo bem ?
    Sobre a relaçao de marcha , os numeros que voce passou esta correto e assim mesmo , so existe um jeito viavel de alterar isso , trocando os peneus e colocando peneus de medida maior ex; 205/75 r15 para 235/75 r15 isso almentara a circunferecia de rolagem , eu fiz isso e digo , meu carro esta a 110kms/h a 3000rpm , marcando no velocimetro e no gps , em uso urbano eu rodo em 4 marcha a 60kms/h a 2500rpm , marcando no velocimetro e nas lombadas eletronicas .
    Nao , nao existe a possibilidade de o interculer estar entupido porem existe a pocibilidade de estar furado com vasamento de ar comprimido da turbina .
    Bomba atrasada ou adiantada ? , no meu entender motor diesel saudavel castanha um pouquinho na lenta quando se acelera deve de parar de castanhar , por tanto no seu caso pode ser bomba atrasada , nao adiantada , bomba muito adiantada nao fumaceia porem barulha muito e se deixar assim danifica o motor e a bomba injetora .
    Flavinho da uma atençao para turbina , este motor e muito dependente da turbina por tanto qualquer problema na turbina influencia no funcionamento deste motor , estale um manometro no painel para medir a pressao da turbina e de todo o sistema de adimiçao (turbina , intercooler , mangueiras etc...) , assim voce identifica possiveis vasamentos e ajusta a valvola wastergueitis (a pressao da turbina deve ser de 0,85bar ) da turbina , puxe uma mangueira desde o coletor de adimiçao ate o manometro , depois rode com ela a uns 120kms/h para ter uma mediçao mais correta .
    Boa sorte ate .
    AlexandroDorner
  • 12/04/2014, 18:13
    alexandrodorner
    Flavinho so uma correçao .
    60kms/h em 4marcha a 2000rpm e nao a 2500rpm .
    Valeu ate .
    AlexandroDorner
  • 04/05/2014, 08:31
    Adrianosiq
    Eu tive um Rocsta 2.2 eu achava o motor muito fraco, era ruim para viajar. Não sei como se comporta o TDI em termos de potencia.
    Quanto ao superaquecimento, comigo nunca aconteceu. Mas o antigo dono retificou o motor com menos de 130.000 KM. Eu acho muito pouco, principalmente para um motor à diesel. Mas ele não é o único motor diesel que sofre com esse problema, o motor da L200 também tem esse problema, porem com muito mais potencia.
    Um amigo meu tem uma besta 2.2 que ele comprou zero e usou por muito tempo como escolar. Tem mais de 300.000 KM sem nunca ter aberto o motor e ele disse que ainda está bom. Será que ele deu sorte? Ou alguns dão azar? Eu acho que esses problemas com aquecimento queimaram a KIA e seus produtos por muito tempo.
    A historia teria sido completamente diferente se a kia tivesse equipado a sportage com o excelente motor 2.7 da besta GS.
  • 06/05/2014, 08:42
    mflaviorodrigues
    Pessoal, uma pergunta para os feras da mecânica, eu já tive um santana 1.8, era pouco oque deixava o carro chocho nas subidas, ai meu mecânico, na época trocou o comando de válvulas, o carro melhorou muito, então ai segue a pergunta não existe um comando de válvulas que possa ser colocado no motor da sportage para melhorar o tork?
  • 06/05/2014, 09:03
    EDuarte
    Citação:

    Postado originalmente por mflaviorodrigues Ver Post
    Pessoal, uma pergunta para os feras da mecânica, eu já tive um santana 1.8, era pouco oque deixava o carro chocho nas subidas, ai meu mecânico, na época trocou o comando de válvulas, o carro melhorou muito, então ai segue a pergunta não existe um comando de válvulas que possa ser colocado no motor da sportage para melhorar o tork?

    Aqui no Brasil não, talvez la fora.

    []s
    (DU)
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