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  • #1
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    Citação Postado originalmente por ViniFreitas Ver Post
    O modelo do João é uma 95, ela é aspirada e não tem turbina.
    Ta certo, não tinha dado conta deste detalhe.
    SPORTAGE GRAN TDI 99/00 1ª SAFRA..

  • #2
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    Citação Postado originalmente por ViniFreitas Ver Post
    O modelo do João é uma 95, ela é aspirada e não tem turbina.
    Exato... Será que é assim mesmo?
    João Cristiano - ES - Sportage 95 Diesel

  • #3
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    Olá pessoal, é o seguinte:
    Fiz o motor do meu carro por completo há dois anos e meio,(uma TDI 2001), troquei na época inclusive a turbina, pois coincidentemente ou não após um mês do motor feito ela foi para pau. Hoje já está em torno de 85.000 km, não tenho problemas de aquecimento, a hélice viscosa também é nova. As manutenções sempre em dia, a cada 10.000km nas trocas de óleo troco tudo, filtro secundário, primário de ar e de diesel. Dirijo na cidade na média de 80km/h e quando viajo raramente passo de 100 km/h, o consumo espetacular entre 13 a 14 km/l diesel. Enfim o que ocorre: Desde quando fiz o motor tive o privilégio de apenas rodar 10.000 km sem baixar óleo, apenas baixava o que penso ser normal de um litro nesse período, e outra coisa sem nenhum vazamento, depois disso começaram os "problemas": vazar pela tampa de válvula, que estava empenada e troquei, vazar pelo redentor superior do virabrequim do qual melecava as correias, que também troquei. Observei que desde quando fizeram o motor deixaram a mangueira do suspiro desconectada e alongada para baixo do carro, o que com o tempo após esse 10.000 km iniciais observei sair muita fumaça por baixo. Peguei essa mangueira e vi que o correto seria anexar numa válvula de retorno para o filtro de ar. Resultado, não sei se por coincidência, agora começou a vazar ou melecar óleo na turbina. Desses dez 10.000 km pra cá (tempos felizes, rss..), ou seja em torno de 75.000 km rodados ela sempre consome em torno de 1 litro a cada 1.200 km, considerando os vazamentos acredito que o real seja de 1 litro a cada 1.500 KM. Fiz o teste da vareta e ela joga óleo, tirei a tampa do óleo e sai fumaça. Uns dizem que no Sportage é normal ela assoprar, outros dizem que não. Estou em dúvida se esteja apenas com os retentores de válvula precisando de trocar, ou se tenho que trocar anéis. Ai vem uma dúvida maior, ter que fazer novamente todo o motor, o que não estou disposto a fazer. O que me intriga é que nunca forcei esse motor, sempre fiz a manutenção correta, o desempenho nunca alterou, consumo idem, aquecimento não tive problemas, a não ser quando estourou uma mangueira e a tempo percebi e troquei sem que tenha faltado agua no motor. O que vocês acham, corro o risco de tentar consertar e a surpresa ser desagradável? Penso em deixar assim ir completando o óleo até onde der, o pior é que não tenho mais confiança em viajar a lugares mais longe com esse motor.
    Agradeço

    Carlos

  • #4
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    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Olá pessoal, é o seguinte:
    Fiz o motor do meu carro por completo há dois anos e meio,(uma TDI 2001), troquei na época inclusive a turbina, pois coincidentemente ou não após um mês do motor feito ela foi para pau. Hoje já está em torno de 85.000 km, não tenho problemas de aquecimento, a hélice viscosa também é nova. As manutenções sempre em dia, a cada 10.000km nas trocas de óleo troco tudo, filtro secundário, primário de ar e de diesel. Dirijo na cidade na média de 80km/h e quando viajo raramente passo de 100 km/h, o consumo espetacular entre 13 a 14 km/l diesel. Enfim o que ocorre: Desde quando fiz o motor tive o privilégio de apenas rodar 10.000 km sem baixar óleo, apenas baixava o que penso ser normal de um litro nesse período, e outra coisa sem nenhum vazamento, depois disso começaram os "problemas": vazar pela tampa de válvula, que estava empenada e troquei, vazar pelo redentor superior do virabrequim do qual melecava as correias, que também troquei. Observei que desde quando fizeram o motor deixaram a mangueira do suspiro desconectada e alongada para baixo do carro, o que com o tempo após esse 10.000 km iniciais observei sair muita fumaça por baixo. Peguei essa mangueira e vi que o correto seria anexar numa válvula de retorno para o filtro de ar. Resultado, não sei se por coincidência, agora começou a vazar ou melecar óleo na turbina. Desses dez 10.000 km pra cá (tempos felizes, rss..), ou seja em torno de 75.000 km rodados ela sempre consome em torno de 1 litro a cada 1.200 km, considerando os vazamentos acredito que o real seja de 1 litro a cada 1.500 KM. Fiz o teste da vareta e ela joga óleo, tirei a tampa do óleo e sai fumaça. Uns dizem que no Sportage é normal ela assoprar, outros dizem que não. Estou em dúvida se esteja apenas com os retentores de válvula precisando de trocar, ou se tenho que trocar anéis. Ai vem uma dúvida maior, ter que fazer novamente todo o motor, o que não estou disposto a fazer. O que me intriga é que nunca forcei esse motor, sempre fiz a manutenção correta, o desempenho nunca alterou, consumo idem, aquecimento não tive problemas, a não ser quando estourou uma mangueira e a tempo percebi e troquei sem que tenha faltado agua no motor. O que vocês acham, corro o risco de tentar consertar e a surpresa ser desagradável? Penso em deixar assim ir completando o óleo até onde der, o pior é que não tenho mais confiança em viajar a lugares mais longe com esse motor.
    Agradeço

    Carlos
    Carlos
    Moro também em Brasília e tenho uma Sptg 95 aspirada. Se você quiser podemos conversar com meu meca e ele pode fazer uma avaliação.
    Moro no Paranoá.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por pegasus Ver Post
    Carlos
    Moro também em Brasília e tenho uma Sptg 95 aspirada. Se você quiser podemos conversar com meu meca e ele pode fazer uma avaliação.
    Moro no Paranoá.
    Olá PEGASUS,
    Obrigado pela atenção. Se você puder me informar o contato com seu mecânico eu agradeço, pois agendaria com ele um dia e levaria o carro para ele dar uma olhada, falaria que você me indicou. Moro no Valparaiso de Goiás e trabalho em Brasília no Setor Bancário Sul. No dia agendado daria uma escapulida rápida aqui do trabalho e iria até ele. Na época passei muita raiva com o mexânico que fez o motor e nem quero vê-lo mais na minha frente.
    Abraço.

    No aguardo...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Olá PEGASUS,
    Obrigado pela atenção. Se você puder me informar o contato com seu mecânico eu agradeço, pois agendaria com ele um dia e levaria o carro para ele dar uma olhada, falaria que você me indicou. Moro no Valparaiso de Goiás e trabalho em Brasília no Setor Bancário Sul. No dia agendado daria uma escapulida rápida aqui do trabalho e iria até ele. Na época passei muita raiva com o mexânico que fez o motor e nem quero vê-lo mais na minha frente.
    Abraço.

    No aguardo...
    Desculpe o atraso na resposta, mas ainda não aprendi a colocar em acompanhamento tópicos que entro depois. Eu vou te passar meu e-mail e na sua resposta te passo o meu endereço e os dados do mecânico. Mas seria bom se eu fosse junto com você até para te ajudar. Meu e-mail plinio @ buzato.com.br

  • #7
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    Citação Postado originalmente por pegasus Ver Post
    Desculpe o atraso na resposta, mas ainda não aprendi a colocar em acompanhamento tópicos que entro depois. Eu vou te passar meu e-mail e na sua resposta te passo o meu endereço e os dados do mecânico. Mas seria bom se eu fosse junto com você até para te ajudar. Meu e-mail plinio @ buzato.com.br
    Bom dia Pessoal, sou de Brasilia e recentemente comprei uma sport e preciso fazer a troca de aneis, tem como me passar o contato do seu mecanico?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por pegasus Ver Post
    Carlos
    Moro também em Brasília e tenho uma Sptg 95 aspirada. Se você quiser podemos conversar com meu meca e ele pode fazer uma avaliação.
    Moro no Paranoá.
    Pegasus vc tem o manual da sua? poderia me passar o seu e-mail e celular? Queria muito trocar uma ideia com um dono de Spt95. Abraço cristiano.gri@gmail.com
    4X4 Brasil
    João Cristiano - ES - Sportage 95 Diesel

  • #9
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    Citação Postado originalmente por João Cristiano Rodrigues Ver Post
    Pegasus vc tem o manual da sua? poderia me passar o seu e-mail e celular? Queria muito trocar uma ideia com um dono de Spt95. Abraço cristiano.gri@gmail.com
    Oi João. Eu não tenho manual de nada da minha rsssss. Meu email: plinio @ buzato.com.br.
    Te passo o tel por email. Mas, muitas duvidas são facilmente resolvidas por aqui. Tem muita gente expert por aqui, como o Eduarte. Afora, que muitas de suas duvidas podem ser de outros proprietários também.

  • #10
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    Olá Pessoal da Sportage!!!

    Amigo meu do trabalho possui uma... acompanho os problemas dela desde que ele comprou e há uns 40 dias ela ferveu, tendo que retificar o cabeçote troca de juntas etc... saiu da oficina, mas toda semana estava voltando devido estourar mangotes de água... e um de óleo... enfim... hoje o amigo veio trabalhar nela e mal conseguiu entrar na fábrica... fui dar um olhada e quando abrimos o capô, o radiador estava sem a tampa e a mesma estava em cima da tubulação do filtro de ar... e vimos que não tinha água no radiador, óleo na vareta estava normal... colocamos água e com a tampa aberta pedi pra ele dar a partida no motor... que susto que tomei, o radiador expulsou a água igual um tiro... eu diagnostiquei como junta do cabeçote queimada... tô pensanso em pegar o serviço e aproveitar e fazer as melhorias de refrigeração tão citadas nesse tópico!!!

    Alguém já passou por isso e teve esse diagnóstico?

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #11
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    30/08/2014
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Olá Pessoal da Sportage!!!

    Amigo meu do trabalho possui uma... acompanho os problemas dela desde que ele comprou e há uns 40 dias ela ferveu, tendo que retificar o cabeçote troca de juntas etc... saiu da oficina, mas toda semana estava voltando devido estourar mangotes de água... e um de óleo... enfim... hoje o amigo veio trabalhar nela e mal conseguiu entrar na fábrica... fui dar um olhada e quando abrimos o capô, o radiador estava sem a tampa e a mesma estava em cima da tubulação do filtro de ar... e vimos que não tinha água no radiador, óleo na vareta estava normal... colocamos água e com a tampa aberta pedi pra ele dar a partida no motor... que susto que tomei, o radiador expulsou a água igual um tiro... eu diagnostiquei como junta do cabeçote queimada... tô pensanso em pegar o serviço e aproveitar e fazer as melhorias de refrigeração tão citadas nesse tópico!!!

    Alguém já passou por isso e teve esse diagnóstico?

    Pablo
    Ontem aconteceu o mesmo comigo... uma mangueira rachou, a agua do radiador vazou e minha ximbica TDI 2001 ferveu!!!!! Esta cuspindo agua longe qndo tento dar a partida... ja li em algum topico os cuidados que devemos ter ao fazer a retifica do cabeçote e juntas mas nao to encontrando dinovo. Algurm pode me dar umas dicas de qual e a melhor junta e cuidados ao retificar o cabeçote

  • #12
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    30/08/2014
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    eae galera alguem me de um help!!!!!!!!! unico lugar que encontrei a junta foi no ML: Jogo De Juntas Motor Kia Sportege 2.0 8v Diesel - R$ 257,25 no MercadoLivre

    É esta junta mesmo?

    obrigado!!!

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