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  • #1
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Prezados amigos Sportagers,

    Existe uma questão que há pouco tempo me intriga. Nossas viaturas são analógicas (BI) e diferentemente das modernas que são eletrônicas possuem suas peculiaridades. Bom a questão é quanto ao Diesel utilizar, aqui onde moro (SP) temos o S10 e o S50 confesso que sempre abasteci com o S10, mas poucas vezes utilizei o S50, contudo, quando o faço não vejo melhora alguma no rendimento, apenas solta menos fumaça preta.

    Gostaria de saber se alguém tem experiência de longo prazo com o S50 e que possa comparar com S10 no que diz respeito a rendimento, consumo e principalmente problemas nas nossas BI, uma vez que entre todas as polemicas do fórum é de que o S10 não lubrifica corretamente e causa acumulo de água.

    Minha BI está sambada e necessitando de retifica, ou seja, não sou boa fonte de comparação.

    De ante mão agradeço quem compartilhar suas impressões.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Prezados amigos Sportagers,

    Existe uma questão que há pouco tempo me intriga. Nossas viaturas são analógicas (BI) e diferentemente das modernas que são eletrônicas possuem suas peculiaridades. Bom a questão é quanto ao Diesel utilizar, aqui onde moro (SP) temos o S10 e o S50 confesso que sempre abasteci com o S10, mas poucas vezes utilizei o S50, contudo, quando o faço não vejo melhora alguma no rendimento, apenas solta menos fumaça preta.

    Gostaria de saber se alguém tem experiência de longo prazo com o S50 e que possa comparar com S10 no que diz respeito a rendimento, consumo e principalmente problemas nas nossas BI, uma vez que entre todas as polemicas do fórum é de que o S10 não lubrifica corretamente e causa acumulo de água.

    Minha BI está sambada e necessitando de retifica, ou seja, não sou boa fonte de comparação.

    De ante mão agradeço quem compartilhar suas impressões.

    A impressão que tive de sair do S500 para o S10, é que começou a gastar mais, ficou muito melhor de pegar em dias frios, o motor esquenta menos.
    Porém todo mecânico diesel fala que o s10 vai prejudicar a bomba a longo prazo.

    Antes de migrar pro s10, fiz 2 processos,
    mudei direto, ocorreu em 1 mÊs o entupimento do filtro de combustível (o carro acima de 3mil giros não desenvolvia), troquei o filtro de combustível e boa, rodei 6 meses.

    A outra etapa que foi 6 meses depois,
    foi desmontado tudo, tirado o tanque, limpado por dentro, pintado, troquei o filtro de combustível e foi feito regulagem de bicos (2 estão condenados, irei trocar em fevereiro de 2016 os 4 bicos)

    No geral depois da segunda etapa notei que ela ficou mais esperta, e isso que eu fechei a bomba para não gastar tanto.
    Seguindo assim não abasteco mais com o s500, senão teria que trocar filtro novamente.
    Notei também o menor acumulo de agua no reservatorio do filtro.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    A impressão que tive de sair do S500 para o S10, é que começou a gastar mais, ficou muito melhor de pegar em dias frios, o motor esquenta menos.
    Porém todo mecânico diesel fala que o s10 vai prejudicar a bomba a longo prazo.

    Antes de migrar pro s10, fiz 2 processos,
    mudei direto, ocorreu em 1 mÊs o entupimento do filtro de combustível (o carro acima de 3mil giros não desenvolvia), troquei o filtro de combustível e boa, rodei 6 meses.

    A outra etapa que foi 6 meses depois,
    foi desmontado tudo, tirado o tanque, limpado por dentro, pintado, troquei o filtro de combustível e foi feito regulagem de bicos (2 estão condenados, irei trocar em fevereiro de 2016 os 4 bicos)

    No geral depois da segunda etapa notei que ela ficou mais esperta, e isso que eu fechei a bomba para não gastar tanto.
    Seguindo assim não abasteco mais com o s500, senão teria que trocar filtro novamente.
    Notei também o menor acumulo de agua no reservatorio do filtro.
    Duran, Obrigado pelas informações.

    A minha desde que troquei o filtro sempre andou com o S10, como disse em poucas oportunidades utilizei o S50 (comum) não sei as condições do tanque, mas sempre pegou de primeira pela manhã com ambos (aqui com certeza não é tão frio como em CTBA).

    Resumindo:

    S50 maior consumo e maior quantidade de fumaça, dizem que ajuda a BI na questão lubrificação e por consequência mantem a vida útil do seus componentes. Quanto esquentar mais o motor como você disse não cheguei a notar diferença, mas como foram poucas vezes.

    S10 menor consumo e menor quantidade de fumaça, dizem que por ter menor teor de enxofre lubrifica menos a BI uma vez que as propriedades do enxofre em aderir ao metal ficam comprometidas para compensar adicionam o Biodiesel que tem gente que diz que faz acumular mais água nos filtros (o pessoal das bands instala um pré-filtro para separação de água e óleo), tem gente que sugere até jogar óleo 2T no tanque para lubrificar a BI (espero não ter que chegar a tanto)

    As dicas para adaptação e para mudança do combustível deixa bem claro que não da para testar um e logo testar o outro sem que haja alguns cuidados.

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #4
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Duran, Obrigado pelas informações.

    A minha desde que troquei o filtro sempre andou com o S10, como disse em poucas oportunidades utilizei o S50 (comum) não sei as condições do tanque, mas sempre pegou de primeira pela manhã com ambos (aqui com certeza não é tão frio como em CTBA).

    Resumindo:

    S50 maior consumo e maior quantidade de fumaça, dizem que ajuda a BI na questão lubrificação e por consequência mantem a vida útil do seus componentes. Quanto esquentar mais o motor como você disse não cheguei a notar diferença, mas como foram poucas vezes.

    S10 menor consumo e menor quantidade de fumaça, dizem que por ter menor teor de enxofre lubrifica menos a BI uma vez que as propriedades do enxofre em aderir ao metal ficam comprometidas para compensar adicionam o Biodiesel que tem gente que diz que faz acumular mais água nos filtros (o pessoal das bands instala um pré-filtro para separação de água e óleo), tem gente que sugere até jogar óleo 2T no tanque para lubrificar a BI (espero não ter que chegar a tanto)

    As dicas para adaptação e para mudança do combustível deixa bem claro que não da para testar um e logo testar o outro sem que haja alguns cuidados.

    Valeu

    Então, aqui no frio não que o carro não pegue, mas sente mais pesado, e ve aquela fumaca branca de diesel frio não sendo queimado corretamente, mas isso nos primeiros minutos apenas.

    O filtro de diesel da sportage tem separação de agua e diesel também. No qual notei menos agua com o S10.

    Aqui em curitiba quase não teve o S50, os postos ja colocaram direto o S10, nas rodovias tem o S500, e o S10, e dentro da cidade 99% dos postos tem S10 somente.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
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  • #5
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    Esta minha Sportage não tinha nenhum vazamento de oleó depois que fiz o cabeço virou um chafariz, o que devo fazer...

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Lavoura, seja bem vindo.
    Precisa descobrir se tem algum vazamento de agua, se esta indo agua pra camara de combustão ou misturando com o oleo.
    O vazamento de óleo muito provavelmente é na tampa do cabeçote.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #7
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    15/01/2017
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Lavoura, seja bem vindo.
    Precisa descobrir se tem algum vazamento de agua, se esta indo agua pra camara de combustão ou misturando com o oleo.
    O vazamento de óleo muito provavelmente é na tampa do cabeçote.

    []s
    (DU)
    EDuarte

    Entrando agora no forum, ainda aprendendo a usar.
    Comprei uma spt td 2000/2001 e muito afoito querendo deixa-lá em ponto de bala mandei revisar bomba e bico, gastei 2000.
    Depois do serviço pronto o motor "arregou".
    Agora estou com motor desmontado, na retifica.
    Tenho uma lista gigante de pecas para comprar (orçamentos em torno de 4.500) e orçamento de mao de obra em 5.800.
    Diante do montante que vou gastar, quero evitar peças de marcas ruins e, se possivel, ja fazer as necessarias adaptacoes para dar maior vida util ao motor.
    Como vc parece entender muito desse motor e de como melhora-lo, gostaria de saber se poderia me ajudar nesse processo.
    Desde ja agradeço pela paciência.
    Abraços.

  • #8
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    27/01/2016
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    ola pessoal venho a algum tempo pesquisando e ate mesmo fasendo algumas perguntas agora preciso da ajuda de vcs da seguinte forma preciso da junta do cabeço p/ minha sportage aqui na reguiao nao tem em aço da ajusa que vcs recomendao e no ml acho varias de outras marcas ate achei de ajusa mas o vendedor nao soube me diser se erra de aco pois erra jogo completo vcs poden me dar algum canal obrigado

  • #9
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    12/10/2014
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    amigos, a sportage tem dois filtros de óleo, primário e o secundário, um mecânico me falou que só há necessidade de um, qual a função de um e de outro ? poderia utilizar apenas um?

  • #10
    Usuário Avatar de EDuarte
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    08/03/2004
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    Sandrofuloni, seja bem vindo.
    Confesso que meu forte não é o motor diesel, mas o motor a gasolina.
    Infelizmente no brasil não temos muitas opções de peças, procure evitar peças sem marcas conhecidas, que dizem apenas que é importada.
    No brasil a TAKAO importa quase todas as peças mecanicas pra sportage, mas existem outras importadoras.
    Va colocando suas duvidas nos topicos adequados qdo forem surgindo que vamos ajudando na medida do possivel, existem muitos foristas experientes e dispostos a ajudar.
    Mas verifique esses valores, principalmente o da mão de obra, esta extremamente caro.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #11
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    15/01/2017
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    varzea grande/MT
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Sandrofuloni, seja bem vindo.
    Confesso que meu forte não é o motor diesel, mas o motor a gasolina.
    Infelizmente no brasil não temos muitas opções de peças, procure evitar peças sem marcas conhecidas, que dizem apenas que é importada.
    No brasil a TAKAO importa quase todas as peças mecanicas pra sportage, mas existem outras importadoras.
    Va colocando suas duvidas nos topicos adequados qdo forem surgindo que vamos ajudando na medida do possivel, existem muitos foristas experientes e dispostos a ajudar.
    Mas verifique esses valores, principalmente o da mão de obra, esta extremamente caro.

    []s
    (DU)
    Obrigado pela resposta

    Estao na lista, as seguintes pecas:
    . camisa
    . pistao
    . aneis
    . bronzinas
    . arruelas encosto
    . bucha de biela
    . jogo de juntas
    . valvulas de escape e admissao
    . guias de escape e admissao
    . retentor de valvulas
    . tuchos
    . filtros ar, lubrificante e diesel
    . retentores dianteiro e traseiro
    . bombas de agua e oleo
    . retentor do comando
    . valvula termostatica
    . cebolinha do oleo
    . vela aquecedora
    . sensor de temperatura
    . helice completa
    . correia alternador
    . coxim motor
    . tensor correia dentada
    . cano do retorno
    . correia dentada

    Alem disso, toda a retífica e montagem.
    Vou perguntar de novo lá exatamente td o que está incluido nesse preco de 5800.

    Sei que a gatantia é de 30 mil km ou 6 meses.

  • #12
    Usuário Avatar de JcPará
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    17/01/2014
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    Parauapebas/PA
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    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por sandrofuloni Ver Post
    Obrigado pela resposta

    Estao na lista, as seguintes pecas:
    . camisa
    . pistao
    . aneis
    . bronzinas
    . arruelas encosto
    . bucha de biela
    . jogo de juntas
    . valvulas de escape e admissao
    . guias de escape e admissao
    . retentor de valvulas
    . tuchos
    . filtros ar, lubrificante e diesel
    . retentores dianteiro e traseiro
    . bombas de agua e oleo
    . retentor do comando
    . valvula termostatica
    . cebolinha do oleo
    . vela aquecedora
    . sensor de temperatura
    . helice completa
    . correia alternador
    . coxim motor
    . tensor correia dentada
    . cano do retorno
    . correia dentada

    Alem disso, toda a retífica e montagem.
    Vou perguntar de novo lá exatamente td o que está incluido nesse preco de 5800.

    Sei que a gatantia é de 30 mil km ou 6 meses.
    Caro Sandro Bomdia,
    existe um grupo de Whatsap de usuários e mecânicos de Sportages. Alguns foristas daquí estão neste grupo.
    O Gelson e o Julio de Santa Catarina/São Paulo, respectivamente tem oficinas e trabalham mais com as Sportages.
    Passa teu número que a galera te adiciona e você informa a situação do motor da sua viatura.
    Acredito que um deles fará um trabalho mais barato e garantido.
    Abraço
    Sportage 2001 - TDI

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