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  • #1
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    Pessoal, eu estou colocando injeção Programável na minha Viatura, mais não acho na internet as especificações de potencia do Motor, e também não achei no manual do usuário,alguém sabe a potencia e tork e seus respectivos RPM, isso facilitaria meu trabalho, de afinação da nova Injeção

  • #2
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    Citação Postado originalmente por mflaviorodrigues Ver Post
    Pessoal, eu estou colocando injeção Programável na minha Viatura, mais não acho na internet as especificações de potencia do Motor, e também não achei no manual do usuário,alguém sabe a potencia e tork e seus respectivos RPM, isso facilitaria meu trabalho, de afinação da nova Injeção
    128 cv a 5300 RPM
    17,5 Kgf a 4700 RPM

    [ ]s
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    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #3
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    Se esta sumindo água certamente existe um problema mas não necessariamente no sistema de arrefecimento, pode ser cabeçote trincado/empenado, junta queimada ou bloco trincado.
    Nenhum motor refrigerado a água pode funcionar sem válvula termostática, ela que mantem a temperatura estável. (ainda bem que trocou de mecânico)
    O calcanhar de aquiles desse carro é sim o sistema de arrefecimento, mas não por ser ineficiente como a maioria pensa, e sim por falta de cuidado, o sistema original é ótimo, fiquei com a minha sportage por 9 anos e nunca tive problemas, todas que vem na minha oficina mantenho o sistema original e funciona perfeitamente.
    Os principais pontos que devem ser observados no sistema original são:

    Radiador sem obstrução
    Acoplamento viscoso da ventoinha (não pode estar travado e nem "leve" demais)
    Válvula termostática
    Tampa do radiador (tem duas válvulas, alivio e retorno)
    Radiador de ar quente (se não esta com vazamento)
    Bomba d'água

    Mantendo esses pontos em ordem, não terá problemas relativo ao sistema de arrefecimento.
    Mas como mencionei antes, provavelmente o problema é outro.

    [ ]s
    (DU)
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  • #4
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    Oi EDuarte, agora que cm essa sua resposta percebi que tem uma oficina e que conhece bem a sportage deste modelo que tenho.
    Entao o tal mecanico que disse que viria desmontar o cabeçote, hoje não apareceu e nem ligou.
    Bem nao sei se poderia dar uma olhada na minha e ver se ainda tenho como arruma-la. Eu não queria me desfazer dela, mas ja gastei muito muito e o mesmo problema acontece.
    Gostaria muito da opinião de quem entende desse tipo de carro e sabe como é dificil vc deixar uma reliquia dessas pra traz.

    Se puder eu tento chegar ate ai com ela... e se achar que tem jeito ainda se pode fazer esse trabalho e poderiamos conversar sobre valores.

    Obrigado novamente.

  • #5
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    É complicado pegar um motor ja fuçado, mas pra tudo tem jeito, podemos fazer alguns testes antes de abrir o motor e ter uma previa... me chama no zap que combinamos... (11)98130-1050

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  • #6
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    venho a este forun para faser justiça e ajudar as pessoas que tem tido muitos problemas com este carro o kia sportage.o rt2.0tdi da mazda e´ um otimo motor a diesel a maior prova disso e´a longa vida utio que este motor tem no gm tracker , chega 500;600mil kms porem na sportage isto nao acontesse, porque a kia nao fes a devida adequacao ao clima brasileiro (tropical) ,pra se ter uma idea spt nao tem recipiente de espançao , um erro grosseiro eque feis muita diferença.

    Um recado p/ quem tem este carro maravilhoso .fassa um investimento no sistema de arrefecimento , mande reconstroir e melhorar todo o sistema ,ventoinha eletrica,recipiente de espançao , radiador 50% maoir , vauvola termoestatica 75graus e replanejamento de todo sircuito de mangueiras, vale apena .
    pode me detalhar mais as adaptações que fez? Qual recepiente de expanção utilizou? Como conectou ao sistema? Qual radiador usou para promover esse aumento de 50%? E a questão do replanejamento das mangueiras? Se tiver fotos e puder me enviar. Pensei tambem em instalar sensor do nivel de agua. Igual da sprinter.

  • #7
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Venho a este forun para faser justiça e ajudar as pessoas que tem tido muitos problemas com este carro o kia sportage.O RT2.0TDI da Mazda e´ um otimo motor a diesel a maior prova disso e´a longa vida utio que este motor tem no gm Tracker , chega 500;600mil kms porem na sportage isto nao acontesse, porque a kia nao fes a devida adequacao ao clima brasileiro (tropical) ,pra se ter uma idea spt nao tem recipiente de espançao , um erro grosseiro eque feis muita diferença.

    Um recado p/ quem tem este carro maravilhoso .Fassa um investimento no sistema de arrefecimento , mande reconstroir e melhorar todo o sistema ,ventoinha eletrica,recipiente de espançao , radiador 50% maoir , vauvola termoestatica 75graus e replanejamento de todo sircuito de mangueiras, vale apena .
    Meu civic não tinha vaso expansor e não fervia....o Peugeot da minha mina tem e ferveu...vai entender neh?

  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Meu civic não tinha vaso expansor e não fervia....o Peugeot da minha mina tem e ferveu...vai entender neh?
    Citação Postado originalmente por Lazaro da Silva Matozo Ver Post
    Boa noite!!!
    Acabei de comprar uma sportage 2000 tdi 2.0 8v e esta com o cabeçote fora,gostaria de saber se tem algum segredo para montar por que segundo a retifica o cabeçote esta na ultima medida e eu como sou mecânico de carros a gasolina e não tendo nenhuma experiencia no diesel não sei se poe a junta original ou por estar na ultima medida teria alguma junta especifica para montar
    Você não vai encontrar juntas com os famosos PICs para este motor. Se for ajustar a altura tem que mexer no pistão.

    Compra uma junta boa, de aço e obedeça a sequência de apertos

    Boa sorte

  • #9
    Usuário Avatar de MAAT
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    Procura uma junta de amianto (não de multi lamina ou de metal) de 2mm, ou 2,1/2mm, la altura do cabeçote origina e de 134mm, pode ser retificado 1mm, o cabeçote tem 03 marca que defina a vida útil do cabeçote, a medida std da junta cabeçote e de 1,25mm com uma altura do pistão sobressaindo o bloco de 075,abraço
    4X4 Brasil

  • #10
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    Já me desculpo pelo texto gigante, mas vejam se alguém pode me dar uma luz...

    Comprei uma Sportage 2001 diesel tem uma semana. A princípio o carro estava ótimo, o motor parecia um reloginho, só vi que havia um vazamento de óleo na parte de baixo do motor. Porém, quando levei no mecânico pra trocar o óleo ele disse que não era nada alarmante, que eu deveria apenas mandar lavar o motor para que pudessem identificar a origem do vazamento, o que já ia fazer amanhã. Óleo trocado, tudo certinho, resolvi fazer uma pequena viagem com a pequena. Quase chegando ao destino, ela começou a fazer um "tec tec" bem estranho. Parei pra ver, mas como não entendo muito de motor imaginei que era só algo pegando na ventoinha ,talvez. Olhei se a ventoinha estava funcionando e segui viagem. Na volta, o barulho persistia e começou a me irritar, parei em um posto e resolvi verificar o óleo. Nessa hora percebi que, além de ter pouco óleo, estava saindo muita fumaça do escapamento e que o barulho parecia vir de dentro do bloco. Resumindo, na troca de óleo coloquei um condicionador de metais (motorbull), então só completei o óleo e segui até em casa (não mais que 30 km), chegando, levei até meu mecânico e ele só completou novamente o óleo e me disse pra lavar o motor. Amanhã ele vai mexer no carro pra ver o que aconteceu. Sobre o vazamento eu já estava esperando mexer, mas o que me preocupa é o tal "tec tec" e a fumaceira. Alguém já passou por algo parecido? O que dizem? Acham que o motor foi pro pau?

  • #11
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    Boa tarde!

    Alguém o manual de mecânica com a tabela de torques e a sequência de aperto do cabeçote da Sportage TDI 2.0 8V 2000/2001?

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