Oi Diego, parabéns pela empreitada, isso vai atender o sonho de muuuuuitos proprietários como eu.
Minha dúvida: As relações de diferencial, ficam mais curtas ou mais longas ou nada muda?
Abraço,
Badia
Versão Imprimível
Oi Diego, parabéns pela empreitada, isso vai atender o sonho de muuuuuitos proprietários como eu.
Minha dúvida: As relações de diferencial, ficam mais curtas ou mais longas ou nada muda?
Abraço,
Badia
Anexo 352994Anexo 352995Anexo 352997Anexo 352999Anexo 353000Anexo 353001Ola pessoal, hoje chegou a capa seca da dakota 6cc e como eu ja sabia ela é plug & play tanto na caixa da hilux quanto no motor.
Agora fica muito mais fácil porque não precisa fazer nenhuma flange e ate o arranque e sensor de rotação se ajustou perfeitamente.
Só falta agora definir a embreagem, que as estrias do disco são diferentes. Estou chegando uma informação de que é possível trocar a prize da caixa pela da dakota se realmente for posto depois. Também posso usar o disco da hilux com o plato da dakota, mas tenho que checar se será possível.
Postei umas fotos para visualização da adaptação.
Ola Badia, certeza ainda não tenho qto as relações, mas me disseram que a caixa da hilux tem relações mais reduzida de marcha, e isso no meu caso será ótimo, porque quero usar pneus grandes. Assim que colocar para rodar meu projeto posto todas informações. Abraço
Referente ao escalonamento das marchas, a última marcha é para ser semelhante, afinal o câmbio original da Cherokee é overDrive, bem como a 5ªmarcha da Toyota.
Uma pergunta referente à adaptação:
A caixa da Hilux parafusou certinho da capa seca da Dakota, mas e o eixo piloto, assentou certinho no virabrequim????
Referente à embreagem, não vejo problemas usar o disco de uma no platô da outra. A menos que haja uma diferença muito grande nos diâmetros.
Abração
Renato,
O fato das duas caixas serem overdrive não significa que terão as mesmas relações de marchas, nem mesmo na quinta e última marcha.
Existem overdrives com relação de 0,9:1 e até de 0,75:1, bem mais longa.
Menosprezar os números pode trazer decepções.
Ovedrive de Hilux 2.8/3.0 diesel, por exemplo, é pouco desmultiplicada, pouca diferença em relação à quarta marcha.
Na XJ manual, a diferença é bem maior.
Na Toyota Band, também muda bastante da quarta p/quinta marcha.
Sugiro uma pesquisa detalhada...
Ok, não ignorei os números não, só tentei de uma forma simples dizer que se houver mudança, seria pouca ou para melhor.
Certamente as primeiras marchas do câmbio mecânico são mais curtas que do câmbio automático, apesar de lembrar que o conversor de torque compensa essa diferença, e portanto tornando pouco perceptível qualquer pequena diferença.
Não pesquisei realmente cada uma das relações, mas a diferença certamente será pequena.
Abraços
Pois é...
depois de descoberto vira óbvio... :-) vejam só:
"Toyota Motor Corporation's W family is a family of RWD/4WD transmissions built by Aisin. Physically, these transmissions have much in common (like the bell housing-to-body bolt pattern) with other Aisin-built transmissions, like the Jeep AX-5 and the Toyota G-series. The W55, W56, W57, W58, and W59 are externally and internally very similar aside from the gear ratios."
Ou seja, os câmbios da linha toyota também são Aisin! Pra mim é surpresa!
Continuando a pesquisa, o câmbio W56, usado pelo colega Diego tem as relações:
First Gear: 3.954:1
Second Gear: 2.141:1
Third Gear: 1.384:1
Fourth Gear: 1.00:1
Fifth Gear: 0.85:1
Estou acompanhando de perto este tópico!!!
Abraços
Théo
Wrangler 4.0 Auto 2000
JOinville/SC
Renato, respondendo sua pergunta, o eixo piloto fica um pouco curto, se montado com o disco da hilux. Tem como resolver este detalhe, mas estou esperando a prize da dakota que pode mais comprida o que resolveria o problema sem adaptações. Caso contrário vou colocar um alongamento no volante para não ter que aumentar a prize da hilux.
Abraço
pessoal desculpe a demora para responder , estou fazendo outras adaptação e logo apos o temino vou postar todas as fotos e esplicar tudo bem certinho ok
estou colocando o cambio railux nas cherokee 6 cilindro e na v 8 apos terminar passo para todas ok
abraços
inacio
Só na expectativa !!!!
Prize seria o eixo primário, o eixo piloto????
E dá para trocar sem maiores problemas, um pelo outro???? As engrenagens casam???
Se não estou enganado, nos Dodges, o eixo piloto assenta no virabrequim, onde existe uma pequena bucha. A distância é muito grande??? Não é possível fazer uma nova bucha????
No caso de usar o disco da hilux, o que poderia interferir no comprimento do eixo???? A sugestão de usar o disco da hilux seria apenas para casar o entalhado.
Abração
Prize, como chamamos aqui é o eixo que engata na estria do disco de embreagem, ou eixo piloto.
Se vai dar para trocar ainda não sei estou desmontando o da minha caixa para comparar com o da dakota para ver se a engrenagem vai bater, so não fiz ainda porque não chegou a prize da dakota ainda.
O eixo piloto assenta em uma bucha no vira sim, mas como o da hilux ficou curto estou tentando ver este da dakota se é mais comprido para fazer este encaixe sem maiores adaptações. Se não der certo a troca do eixo piloto a solução será mesmo usar o disco da hilux para o entalhado servir e usarei um outro volante adaptado no da dakota para chegar mais a frete a embreagem e então ajustar no piloto da hilux.
Abraço