Tenho uma Grand Cherokee 4.7 2006, faz dois dias apareceu um barulho, tipo grilo, quando engato a marcha re,tem nocao do que possa ser?Outrossim o carro ficou parado mes inteiro de janeiro,deixei estacionamento e qdo fui buscar notei este barulho.
Versão Imprimível
Tenho uma Grand Cherokee 4.7 2006, faz dois dias apareceu um barulho, tipo grilo, quando engato a marcha re,tem nocao do que possa ser?Outrossim o carro ficou parado mes inteiro de janeiro,deixei estacionamento e qdo fui buscar notei este barulho.
Se possivel, preciso tirar uma duvida da minha Grand Cherokee,que fazem dois anosq tenho e nunca consegui acionar o quadra drive,aparece painel 4x4system e aquele botao no console so da uma piscada no ainel,o que fazer?
Boa noite!
Sou novo aqui no fórum e também o mais novo dono de uma grand cherokee limted ano 96 modelo 97
Gostaria de rapidamente quem possui um também, me dar umas dicas pra cuidar da minha nova máquina rs.
Valeu!!
Olá Sandro e ALL's...
Sei que o assunto já foi bastante comentado, mas queria uma opinião mais experiente. Minha XJ ferveu na estrada após andar 100 Km, sendo que nos últimos 20 Km com o ar condicionado ligado (ocasião em que acendeu o "check gauges" e temperatura em 125°C. Voltei no guincho com medo de continuar a viagem. Já em casa coube uns 3 litros de água no radiador. Desmontei a termostática e testei, está OK em 82°C. A ventoinha viscosa está soprando muito e acompanha o giro do motor. A elétrica está ligando normalmente em cerca de 105°C e quando ligo o A/C fica direto ligada. Uso ela a 3 anos e nunca ocorreu isso. Quando sai para a estrada chequei a água e tudo OK.
A agua continua sumindo lentamente, e o motor agora trabalha quase sempre a 105°, mesmo sem a termostática de maneira que a ventoinha elétrica fica ligando sempre em intervalos curtos e demora muito pra desligar.
Não vejo sinais de água no óleo do motor, nem na tampa do cabeçote, nem vapor saindo no escapamento. Pergunto: tem algum meio confiável de se garantir ou averiguar a junta de cabeçote queimada? Ou neste caso daria para descartar esta hipotese pelos sintomas?
Detalhe: desde que comprei, está sem aditivo na água. Mantive assim com medo de limpar tudo e estourar os selos do motor. Será que errei feio?
Apesar de tudo está funcionando normalmente, bomba d'água, elétrica Ok,etc. Poderia deixar o seu parecer, por favor, pois não sei quem procurar a princípio. Não tenho andado mais de 10 Km com ela por medo de ferver de novo. Será que o fato de ferver após ligar o ar tem algo a ver? Notei que o ar quando acelero a 1800 rpm dá umas desligadas sozinho e depois retorna várias vezes.
Desculpe o texto longo, mas como não posso ir até aí foi o único jeito que encontrei.
Abraço e obrigado pela atenção.
CZ
Se a perda de água foi de três litros, eu não mexeria no cabeçote, pois é difícil dar problema e pode não ser a solução.
Parta pelo mais simples.
Inicialmente, verifique micro furos nas mangueiras, pois deve estar perdendo água de forma lenta e gradual, se evaporando com o calor da própria água e do compartimento do motor.
Verifique também vazamento no radiador, principalmente na parte inferior.
Se você não coloca aditivo na água está cometendo um enorme pecado, pois os aditivos elevam o ponto de ebulição até 160º C.
Veja a foto do aditivo anexa.
Produto testado e aprovado pelo INMETRO.
Custa R$ 13,00 o litro.
Por isso, usando água sem aditivo e com a perda de pressão do sistema de refrigeração por conta do vazamento oculto, a água do radiador ferverá a meros 100º C.
Pare de rodar com a viatura e resolva isto logo!
E coloque a termostática, pois baixa temperatura prejudica o óleo do motor, já que nunca trabalhará na temperatura ideal.:concordo:
Complementando a informação acima do colega, a primeira coisa a ser conferida é a tampa do radiador, pois ela é responsável pelo controle da pressão no sistema de arrefecimento e com o desgaste ela abaixa a pressão do sistema e consequentemente a água ferve a uma temperatura mais baixa. A tampa gasta deixa a água quente escapar para o reservatório de expanção, onde derrama e/ou evapora e causa essa perda de líquido no sistema.
Até a água comum "de torneira" não é recomendada para a utilização em radiadores, por possuir cloro e outros minerais que com o tempo atacam o metal do motor. O ideal seria a utilização de aditivos já prontos para o uso, que são aditivos já misturados com água destilada na medida correta. Eles são vendidos em litros nas lojas de autopeças e não são muito mais caros comparando com os aditivos concentrados.
[]'s
Prezado Sandro,
Estou como minha GC 98 5.2 há 03 anos e nunca tinha retirado as velas dela. Consegui uma chave de velas e tirei algumas para uma verificação. Pois bem elas estão muito brancas, com sintoma de mistura pobre. Como posso corrigir isso? Ela depois de quente, após andar bastante com ela, quando eu a ligo ela fica sem aceleração, tipo falhando bastante, depois para, mas ela não desenvolve, apesar do motor estar muito bom, ela só atinge velocidades altas depois de embalada, poderia ser bomba de combustível?
Abs.
Wellington.
Ola amigo
o reservatório se vc tirar ele,a limpeza fica bem melhor ok
depois que estiver com ele nas mãos,tire o motorizando do esguicho,eé fácil
coloque um pouco de areia dentro dele,se possível umas pedrinhas,e em seguida sabão em pó
pé como fazer coquetel,balança bem para ambos os lados,usando a mão para vedar os furos
repeti a operação quantas vezes quiser,depois enxágüe e baibai,prontinho
Em relação aos vidros,vai em casa que instala acessório,que isso é possível ok
O código,pode ser sensor,como pode ser mal contato nas tomadas ok
O computador de bordo tem os idiomas ,da uma mexidinha tenho certeza que vai dar certo Av
Abraço boa sorte
Grato SANDRO da drchrysler
Valeu Glaicon e Jeanilson,
Sei a respeito dos aditivos, mas não aditivei a água com medo de se romperem os selos do motor e outras guarnições, pois pelo jeito devem estar sendo vedados pelas incrustações, rsrsrs.
Já procurei por vazamentos em tudo quanto é lugar, e ao que parece não tem, porém não fiz um teste de pressão ainda (aqui na minha cidade tá difícil oficina supimpa).
Tem algum meio de se testar a tampa do radiador? A minha pelo aspecto tá bem nova, mas é a única que pode ser a causa ao meu ver. Tá borbulhando um bocado o reservatório de expansão, mas penso que pode ser pela alta temperatura também.
Outro que não sei é o radiador se pode estar entupido, pelo jeito vou ter de desmontar tudo só pra olhar ($$$$$$$$)
Abraço e valeu pelas dicas.
CZ
Se fosse carro à diesel borbulhando no vaso de expansão, teria chance muito grande de ser problema de cabeçote.
Mas como é à gasolina e o cabeçote é de ferro, ainda prefiro poupá-lo.
Vá na loja de radiadores, troque a tampa (é barata) e já fique com a viatura parada, motor ligado, para que aqueça bem, inclusive acelerando bastante, para dar uma boa esquentada.
Se não ferver, beleza; se ferver, aí acho que o cabeçote subiu no telhado.:mrgreen: