Fredy, se começar a ser frequente o problema, não insista. Experimente pegar um toco de madeira ou borracha e dar umas pancadinhas no motor de arranque....se vc perceber que só de fazer isso o carro pega de prima, pode apostar é motor de arranque....
Passei quase um ano com a minha Bonanza levando comigo um martelinho de borracha dentro do carro....as escovas já tavam no osso, e eu numa preguiça lascada de desmontar a porcaria pq era a diesel e o bicho era um monstro....
Pois é, ontem à noite, após ter vindo trabalhar de "busão", por ficar com medo de descarregar a bateria, etc... Cheguei em casa e decidi retirar todo o console central afim de verificar o sensor da alavanca, pois ainda acreditava que o problema era nesta peça. Tudo bem, acabei descobrindo que ali não vai sensor nenhum e que o maldito NSS fica embaixo do carro...(se eu soubesse utilizar o fórum, aqui iria aquela carinha dando cabeçada no muro...rs) Pois bem, feito isso e após remontar toda a parte interna do carro eu notei que o estalo vinha do motor de arranque (a esta altura já dava a partida com a cabeça prá fora do carro e com o capô aberto para ver de onde vinha o maldito estalo suave (estão gostando deste estalo suave né...). Resumindo, vi que a porcaria do motor de arranque fica lá embaixo (é isso né) e decidi dar uns murros (por simples ignorância mesmo) e foi aí que o motor pegou. Engraçado, mas até então eu não havia pensado nisso. O problema é que o motor de arranque tem um acesso muito difícil. E aí? Será que é isso? E se for? Costumam arrumá-lo ou trocá-lo por outro? Se trocar por outro pode-se utilizar o de outro carro? Os de opala 6 canecos são iguais?
Fredy, o Nzardo mandou muito bem nas dicas, por ir se preparando pra sujar as mâos....
Se por último, tiver que mexer no arranque, não desespere, pq qualquer auto-elétrico (descente) tem condições de repará-lo facilmente. E pelo defeito, duvido que exista necessidade de troca por um novo.
Eu voto no Automatico do Motor de Arranque..........quando vc desliga o carro essa peça nao volta !!!! assim tem que dar umas pancas nele pra voltar, ai pega......se for isso nao é caro nao !!!
Quanto ao NSS.......ele fica do lado direito do cambio, e essa mardita fica suja e nao da contato com a alavanca.....Sua Luz de Ré funciona na Boa ?? ou da umas falhadas !!! se falhar é pq o NSS ta sujo !!!
Mas meu voto é no Automatico do motor de arranque !!!
Ah !!! Fredy, esqueci uma coisa....se vc não tem muitas habilidades eletro-mecânicas não se arrisque a desmontar o motor de arranque (pelo menos na parte interna). Se quiser salvar uns $$$ somente remova o arranque do lugar e levo o bicho no auto-elétrico....por duas razões, o cara não vê vc chegando de XJ e não vai te cobrar pelo suposto valor do carro e segundo economiza mão de obra, até pq, remover o motor de arranque é chato, mas é simples....
Apenas anote bem a posição dos fios para religar depois sem ficar .
E desligue o terminal negativo da bateria antes de começar a fazer isso, pq dar curto-circuito ao desmontar o motor de arranque é muito fácil com a bateria ligada.
Abs.
PS: Se quiser postar os smiles, clique em "citar" ou "modo avançado" que eles estarão lá a sua espera.
1 - o estado da bateria... - Aparentemente ela está OK. É uma AcDelco que tem aqueles mostradores em cima e o dela ainda está verde (conforme a legenda - verde é OK). De qualquer forma vou colocar meu outro carro ao lado e tentar dar a partida como se estivesse sem carga. (famosa chupeta)...rs
2 - qdo não acontece nada na hora da partida, de uma ''mexida'' na alavanca do cambio em P ou N, se por acaso for isso limpeza na chave seletora... - Já excluí este problema, pois quando está fora destas posições toda ignição é cortada e não emite o "estalo suave"...rs Sem falar que as vezes em que ela pegou a alavanca estava em P.
3 - Na caixa de reles dentro do compartimento do motor, desconecte os reles e de uma limpeza nos danados...- Desculpe, relês são os fusíveis? Se sim, ontem à noite eu abri a caixa e apenas dei uma olhada por cima. Aparentemente estavam todos OK. Hoje irei tirar e pôr um a um. OBS: Limpá-los com quê? Spray desengripante tipo WD pode ser utilizado nos contatos?
4 - Verifique os ''contatos'' no motor de arranque....- Estes contantos do motor de arranque, são quantos? Dá para desplugar e plugar com a mão, como os cabos do distribuidor?
5 - Se nada resolver.........desmonte o maldito do motor de arranque como explicado pelo Australiano Loco.... OK! Farei os outros passos primeiro, com certeza!
Então Leo, habilidades eletro-mecânicas??? rs Já brinquei bastante de mecânico em dois CJ5 que tive (um 59 e outro 74)...rs Sem falar numa Land Série 1 1950 que vira e mexe dava problemas, uma XJ 87 (isso mesmo 87 praticamente igual às nossas mais modernas mas com o interior todo azul, todo azul mesmo!!!)...rs De qualquer forma me considero aqueles mecânicos de fim de semana que desmontam por exemplo um cubo de roda e quando terminam de por a roda verificam que ficou faltando um prisioneiro...rs Daí tem que refazer tudo novamente...rs Ou então, desmontou uma peça e ao terminar de montar viu que "estranhamente" sobrarm uns parafusos na bancada...rs Bom, é isso. Primeiro vou verificar estes pontos mais simples. Depois parto para a desconexão do cabo da bateria para retirar o automático como o Australiano Loco faz todos os fins de semana...rs
Se o carro for automatico, pelo que ele falou...pode ser SENSOR DO KRANK....
Custa alguma coisa ver isso...todo mundo quebra a cabeca com um monte de coisa...estes motores so deixam de pegar de primeira por problemas de sensor..
Quando o KRANK ta ruim...fica com a leitura fraca..por isso hora funciona como se nada tivesse acontecido...e um saco... e nao tem muito jeito de saber...so com scanner ..ou monitorando com voltimetro......
Esse arranque..pra dar problema...so com muito azar...
Marcelo Carvalhal
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