Beleza!!Bem prático :)
Que tipo de junta vc usou nas emendas?
[]s
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Beleza!!Bem prático :)
Que tipo de junta vc usou nas emendas?
[]s
Não seria mais fácil encomendar na ENSIMEC um kit flutuante pro eixo trazeiro da Rural ou (dependendo da largura desejada) da F75... :wink:Citação:
Postado originalmente por Gomes Neto
[]'s palpiteiros :lol:
boiei !Citação:
Postado originalmente por Gomes Neto
junta tipo a junta do cambio? ou o processo de acoplamento ds peças?
Se for o acoplamento, a bolacha de aço, é desenho meu. Se for a junta, não há junta e sim silicone permatex vermelho.
Mais fácil, talvez, mais caro tbm!!Citação:
Postado originalmente por jipeiro_RR
A questão é que o eixo da F-75 eu acho muito largo e o da rural traseiro, apesar de existir kit flutuante para ele, teria que mexer nos tubos e nos semi-eixos também, já que o diferencial é central tanto no modelo 4x4 quanto no 4x2 :roll:
Já com o eixo dianteiro da Rural como eu disse, levo de quebra o sistema flutuante.
Leopoldo, eu me referia à emenda dos tubos "carcaça" do eixo, vc fabricou elas não é!? Beleza!
Esse acoplamento das bolachas de aço tem algum encaixe interno?
[]s Ainda curiosos...
:wink: Com certeza :wink:
Os parafusos mantém a compressão da peça
O encaixe, o alinhamento e as cargas de cizalhamento
Beleza!
Você tem algum desenho dessas bolachas? Preciso de uma luz!! :?
Acredito que se tudo der certo terei um Jipe "spoado" com eixos de maior bitola, sem necessidade de mudar ofsete de rodas nem usar afastadores na dianteira e de quebra o (bendito :twisted: ) do eixo flutuante.
Eh isso ai, gambiarra tem que ser feita com critério!!! :lol: :lol: :lol:
[]s
Olá PessoALL!!!
Possuo um CJ5 Ano 74 com Motor de Opala 4cc Alcool, freio a disco na Diant, e cambio de 4 marchas do Maverick e caixa de direção do maverick. A um tempo atraz, creio que depois de entrar por um descuido em um mata burro, :parede: :parede: :parede: :parede: a carcaca do eixo dianteiro no lado do carona empenou... de tal forma que quando colocado um prumo na parte superior do pneu, (7.50/16) sobra praticamente uns 3 a 4 cm de diferença na parte de baixo!!! :shock: Fui ver em uma oficina especializada neste tipo de serviço para desempenar o eixo, e me disseram que o conserto ficaria na faixa de R$350 a R$400, levando a carcaça desmontada, fora a mao de obra pra montar e desmontar todo o conjunto, o que resultaria em +/- R$550,00
Diante deste fato, parei pra pensar na viabilidade do serviço, pois necessito urgente trocar os pneus do jeep (principalmente os dianteiros que jah nao tem friso nenhum), e com esse empeno, seria jogar dinheiro fora, tendo em vista que tenho em mente colocar pneus 265x75x16. (quem sabe posteriormente algo maior...) Jah me disseram que seria necessario colocar espaçador... (mais uns R$400,00) logo entao pensei nos eixos da RURAL. Porem, nao consigo achar o eixo traseiro da rural a um preço aceitavel... e agora, conseguir por sorte... o par de eixos da F75 canela grossa com relação 43/8 em excelente estado (as engrenagens estao perfeitas, e os rolamentos tambem e nao há sinal de oxidação) com munhao, faltando apenas o cubo e a rola livre e o semi eixo dianteiro menor. (R$500,00 o par, precisando apenas das peças citadas e uma boa pintura), das quais utilizaria todas as minhas que fosse possivel, faltando apenas o semi eixo devido a diferenca de tamanho.
Pelo fato do eixo traseiro ser 10 cm mais largo que o dianteiro, pergunto:
:?: Vale a pena adaptar este par de eixo!??? Como corrijo esta diferença, tendo em vista que nao gostaria de usar espaçadores? Apenas mudando o off set da roda? Nao fica muito estranha a aparencia do jeep!!?? (alguem tem foto????)
:?: Alguem tem fotos desta adaptação??? (principalmente da parte que eh necessario cortar na bolota do diferencial pra poder encaixar o grampo)???
:?: Deixo a minha relacao original (44/9) ou uso a 43/8 ???
:?: A estabilidade do jeep muda muito??? (piora ou melhora)
:?: Se eu resolver fazer SPOA :twisted: , o que mais seria necessário!!?? Consigo manter um angulo aceitavel dos cardas sem mexer no angulo do diferencial!!??? Vale a penas jah fazer tudo de uma vez?? ou Deixa isto pra proxima?? :roll: Ficaria muito estranho com os pneus 265x75x16 ou ficaria com uma aparencia "apresentavel"
:?: Ainda no caso do SPOA, se eu o fizesse, seria extremamente necessario uma barra estabilizadora??? (uso bastante meu jeep na cidade, e algumas vezes em rodovia... 20, 30 km, numa media de 90 km/h)
Alem do par de eixo (R$500,00) nao pretendo gastar mais do que R$999,99 lts!!!
Qualquer critica, sugestao, comentário é bem vindo!!!
Obrigado e um abraço a todos
Citação:
Postado originalmente por carlosee
carlosee, o fórum tá cheio de respostas pras suas dúvidas.
Aproveitando q to sem nada pra fazer fiz uma breve http://www.4x4brasil.com.br/forum/te...s/Pes_Azul.jpg
esse aqui tem tudo ou quase tudo sobre a adaptação, não li todo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8657
Mais um
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ighlight=rural
Algumas dicas sobre a adaptação dos eixos e fotos do grampo que vai ao lado da bolotaCitação:
Postado originalmente por carlosee
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ural&&start=20
Se não houve mudanças no tamanho dos pneus ou na potencia do motor pode manter a mesma relação.Citação:
Postado originalmente por carlosee
Melhora logicamente,Citação:
Postado originalmente por carlosee
Pra essas dúvidas creio que tem resposta nos dois primeiros tópicos que passei e nesse aqui falamos um pouco sobre Spoa X Spua:Citação:
Postado originalmente por carlosee
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ighlight=rural
É um item dispensável, dá pra andar sem estabilizador numa boa.Citação:
Postado originalmente por carlosee
O meu Jeep tá spOa, inicialmente usei barra estabilizadora, fica bom, agente entra mais confiante nas curvas e nos eventuais zigue-zagues do transito, mas depois que instalei jumelos revolver resolvi tirar a barra pra liberar o curso da suspensão(devido ao modelo de barra presa ao eixo) e sinceramente, no dia-dia e em rodovia não tá fazendo falta, mas é possível instalar barras desconectáveis(presa ao chassi), tem um tópico sobre isso, esqueci de procurar mas pesquisa por ESTABILIZADORA.
Blz, to indo durmir, espero ter ajudado. :concordo:Citação:
Postado originalmente por carlosee
Olá turma, como foi comentado por mim em outro tópico resolvi, por fim, instalar uns eixos de Rural no meu CJ-5 para buscar maior estabilidade. Logo, começaram a surgir algumas (várias) dúvidas na minha cabeça dura e iniciante:
1-Eu tenho freio a disco nas 4 rodas no meu eixo original. Esse conjunto pode ser retirado e adaptado no eixo da Rural?
2-Os eixos das Rurais tem alguma distinção? Alguma série é melhor do que a outra? Caso sim, quais são os anos de fabricação que as Rurais tem os eixos mais robustos?
3-Não sei qual é a relação de diferencial do meu Jeep, mas, se por acaso eu comprar os eixos "crus" eu posso adaptar a minha relação no diferencial da Rural? É compatível?
4-Vale a pena, afinal, instalar um kit ENSIMEC flutuante no eixo traseiro de Rural para buscar maior segurança (principalemte em rodovia)?
5-Alguém conhece alguém (peloamordedeus) aqui de SP que esteja com uns eixos de Rural encostados? Algum desmanche recomendado? Quanto será que morre?
6-Sem querer abusar da boa vontade, mas alguém saberia dizer qual é a largura final do Jeep com eixos de Rural e pneus 33" 12,5"? Fica mais ou menos 12 cm mais largo de cada lado, é isso mesmo?
Galera, desculpa mesmo se mandei alguma pergunta sem pé nem cabeça ou que cause gargalhadas nos especialistas aqui da lista. Espero que vcs entendam que eu estou começando a me meter nesses assuntos mecânicos e sem pensar "cagadas" agente não "fertiliza" nossas idéias. =-D
[]´s sedentos por know how
Vamos lá!
1 e 3 - Ambos os conjuntos são compatíveis, a partir do momento que seu jeep use D44 na frente (olhe se são semelhantes o traseiro e o dianteiro).
Todas as peças dos dois itens são intercambiáveis entre os eixos.
2 - Procure somente os "canela grossa", onde a tubeira é mais resistente. Não sei o ano.
4 - Pode salvar sua vida! Não vale a pena, é quase uma obrigação!
5 - Eixo parcial use o botão pesquisa e, boa sorte, aqui tem tudo, é só "picura"!
Abraços.
Kim.
Fla Carlos
Vamos começar a discussão no tópico. Ainda vai ter muito pano prá manga:dance:
No meu CJ eu vou colocar eixo dianteiro de rural e um eixo traseiro de S10.
Mas a grande pedida é colocar o feixe de molas fora do Chassi. Melhora bem o problema do "body roll" e evita vc ter que soldar o berço da mola lá perto da bola do diferencial.
A Recuperg tem um kit desses, dá uma espionada lá.
Quanto aos eixos de Rural, tem diferença... Uns são Dana 30 outros Dana 44 (melhores). O eixo traseiro da 4x4 tem a bola deslocada e da 4x2 tem a bola central. Se vc for usa caixa original não use o de bola central para não ter o inconveniente de trabalhar com o cardan muito angulado para o lado:discordo:.
Kit ensimec ???? Na dianteira é bom ainda mais se vc vai usa pneus acima das 35'" na traseira é legal para eliminar as chavetas, mas há quem ache perigoso outros não...
Espero que aches os eixos mas fica atento nas peças a venda, que sempre aparece.
Eixos CRUS ??? não entendí. Mas adaptações de caixa satélite, coroa e pinhão costumam dar dor de cabeça praca#@&@!!0, se não forem elementos de carcaças iguais. Já comprei um caminhão de aspirinas por conta da minha empreitada mas acho que vou ter que partir para a MORFINA:putz::putz::putz:
Qualquer coisa grita aí.
Abraço
1 - Sim, não tem problema nenhum;
2 - Canela Grossa e Rural 4x4 (porque tem Rural 4x2);
3 - Sim: Willys e Rural são Dana 44;
4 - Sim, vale a pena. Se tiver grana, instala também na dianteira, para aumentar a resistência dos semi-eixos: o aço é 60% mais resistente;
5 - Vai ter que procurar... Veja se consegue à base de troca...
6 - Os eixos de rural são 22 cm maiores que os do Willys, isto é, 11 cm de cada lado... Dá para aumentar mais, se usar rodas com off-set mais negativo que as que usa atualmente...
Veja as fotos abaixo: o meu jipe com eixo de rural e rodas off-set 0: com um alargador não chama muito a atenção (você sabe que é proibido pneu pra fora da lata, né?).
Veja, eu fiz SPOA, uso pneus 35" (creepy crawler), eixos de rural e roda off-set 0, e com os alargadores não chama muito a atenção. A estabilidade ficou nota 10, não dá pra notar diferença nenhuma em relação ao jipe original.
Um abraço.
Antonio.