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  • #1
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Poderia retirar o suporte vertical e manter só a chapa que unifica o suporte, ai solda-se tudo mais para frente ou para trás sob a travessa.


    Porém voltaríamos aquele velho probl. da caixa não ficar colada a travessa.



    Poderia-se ainda estudar a possibilidade de estar colocando as duas barras na vertical porém atrás da caixa.

    Opiniões??????????
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #2
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Opiniões??????????




    Pra quê sofrer...

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Fala pessoal!!! Finalmente entrei em ferias! Fiz minha última prova hoje, ufa! Eu não pude mais ler aqui, então vou escrever daonde parei.

    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Bruno, eu não disse que a cremalheira é um ponto fixo e sim que, o suporte e por conseqüência o ponto onde a cremalheira é presa (TODO O CONJUNTO) funciona como 3º ponto fixo. E por isso considero Hiperestático e não isostático.
    Fala Gomes! :P

    Eu me chamo Mauro, não Bruno

    Cara, estás te equivocando. Procure mais informações sobre essas definições de HIPOestático, ISOestático e HIPERestático que certamente encontrarás teus equívocos.

    Bom, continuando, "ponto fixo" não diz muita coisa, mas acredito que com isso tu queiras dizer que consideras que a haste é uma apoio engastado ou elástico para o suporte. Logo, pelas caracteríscas da haste e a forma com que o suporte se fixa nela, o sistema fica assim:

    Sem nenhuma haste ←→ ISOestático
    Com uma ou mais hastes ←→ HIPERestático

    Resumindo: nunca vai ser HIPOestático. Só será HIPO se considerades o apoio proporcionado pela haste como articulado, o que na realidade NÃO É! Daí então ficaria assim:

    Sem nenhuma haste ←→ HIPOestático
    Com uma haste ←→ ISOestático
    Com duas ou mais hastes ←→ HIPERestático

    Na tua primeira mensagem sobre o assunto tu disseste que com uma guia era HIPOestático ... nessa tu te enganou...

    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Com relação às forças que agem transversalmente serem grandes ou não a ponto de quebrarem a caixa de direção, lembre-se que esse sistema não foi projetado para sofrer tais forças. Todos os reparos buchas e retentores e a própria cremalheira sofrerão desgaste excessivo.
    O próprio fato de esterçar as rodas já causará um momento considerável na peça.
    Como tu sabe disso??? A caixa foi projetada para ser usada em Santana e Quantum, e sem guia nenhuma. Eu estou propondo uma guia apenas e naquela posição que eu disse. Quero que tu me mostre que as forças de flexão sobre a haste da caixa com uma guia, e na posição que eu propus, no jipe, são tão maiores que as forças que a caixa sofre na Quantum, sem guia nenhuma. Duvido!

    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO.
    Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....

    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Como você notou Giovani, houve uma pequena confusão, eu não havia sugerido uma terceira barra. No calor das ipo-iso-Hiper confusões essa idéia transpareceu erroneamente e ao meu ver seria desnecessária.
    De acordo com a tua primeira mensagem sobre o assunto não foi "erroneamente" não ...

    Ah, desenhas mto bem!

    []'s
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  • #4
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Opa

    Gomes, se possível gostaria de um desenho visto de baixo...

    Gomes, Mestre Giovani e ALL

    A chapa do Gomes termina exatamente onde termina o reforço e começa a caixa.

    Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa. A chapa pode continuar no formato de cantoneira, porem sem akeles reforços que tem dentro, para podermos “ encaixar” na travessa. Dae vai do gosto do freguês, soldar ou parafusar.
    Com a caixa e o reforço fixados na chapa seria o mesmo que a caixa e o reforço fixados diretamente no chassis, com a praticidade da chapa.

    Falei besteira? Espero que não.

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa.
    Pensei a mesma coisa quando vi o desenho. Seria muito prático e poderia ser fabricado em forma de kit, para adaptação da caixa. MAS...
    Não pode ter os guias em cima, pois num Jeep SPUA ela ficaria quase na altura do eixo, muito baixa! Acredito que possa se evoluir para algo semelhante, mas com os guias em outra posição, pois a cx. deve ficar encostada no chassi.
    Já falei antes, poderia ter um guia de cada lado da haste da cx., mas no mesmo nível.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Isso mesmo...

    Este sistema do Gomes, só que com a aste no meio...

    Gomes, teria como esboçar isso?

  • #7
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Citação Postado originalmente por Bruno, ops.,Mauro
    Fala Gomes!

    Eu me chamo Mauro, não Bruno
    Foi mals, desculpe-me!



    Citação Postado originalmente por Mauro
    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Com relação às forças que agem transversalmente serem grandes ou não a ponto de quebrarem a caixa de direção, lembre-se que esse sistema não foi projetado para sofrer tais forças. Todos os reparos buchas e retentores e a própria cremalheira sofrerão desgaste excessivo.
    O próprio fato de esterçar as rodas já causará um momento considerável na peça.
    Como tu sabe disso??? A caixa foi projetada para ser usada em Santana e Quantum, e sem guia nenhuma. Eu estou propondo uma guia apenas e naquela posição que eu disse. Quero que tu me mostre que as forças de flexão sobre a haste da caixa com uma guia, e na posição que eu propus, no jipe, são tão maiores que as forças que a caixa sofre na Quantum, sem guia nenhuma. Duvido!
    Simples, quando a suspensão se desloca (no sentido de distensão) o ângulo formado pela barra de direção (em relação a caixa) promove na mesma uma força diagonal, logicamente que por decomposição desta, dividiremos esse esforço em vertical e longitudinal.
    Porem esta força vertical que me referi será maior na medida em que o ângulo formado pela barra for também maior (com SPOA então...).
    Onde quero chegar? NUNCA um Santana ou Quantun irá ter esse esforço no que depender do raio de ação da sua suspensão. Tão pouco recebera os trancos que nossas viaturas recebem.
    E por fim, se o que penso ñ fosse verdade não haveria motivo para se usar a barra de direção no sentido mais horizontal possível e mais comprida quanto permitir ser (no caso dos jipes).


    Citação Postado originalmente por Mauro
    Citação Postado originalmente por Gomes Neto
    Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO.
    Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....
    Desde que a "mecânica" seja uma ciência exata...........Sim!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Pra quê sofrer...


    Concordo... ...Brincadeira!!!

    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa. A chapa pode continuar no formato de cantoneira, porem sem akeles reforços que tem dentro, para podermos “ encaixar” na travessa. Dae vai do gosto do freguês, soldar ou parafusar.
    Com a caixa e o reforço fixados na chapa seria o mesmo que a caixa e o reforço fixados diretamente no chassis, com a praticidade da chapa.
    Boa ideia!!!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Não pode ter os guias em cima, pois num Jeep SPUA ela ficaria quase na altura do eixo, muito baixa! Acredito que possa se evoluir para algo semelhante, mas com os guias em outra posição, pois a cx. deve ficar encostada no chassi.
    Já falei antes, poderia ter um guia de cada lado da haste da cx., mas no mesmo nível.
    Melhor que duas guias atrás (da caixa)!!! Ótimo, vou tentar desenhar.

    []s
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #8
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?

    A partir da ideia da chapa...

    [ ]'s viajando muito!!!!

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas
    Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?
    Fala Márcio!!!

    Nem precisa... A idéia já "formou". O problema é aquele FDP do Berga fazer isso! Tenho uma penca de desenhos de kits, dos mais variados, tudo para aplicação nos jeep's, inclusive uma nova suspensão, mas o cara não tem tempo! Nem o kit de freio da Toyota ele conseguiu terminar... Ele contratou + 1 torneiro, vamos ver no que vai dar...

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Blz então Grande Mestre...
    A ideia continua viva...

    Vamos ver no que da...!!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Organizações "Tabajara" tem a solução dos seus poblema.
    Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo.
    Logo tem mais desenho...
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #12
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Citação Postado originalmente por Gomes " projetista tabajara Neto
    Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo.
    Boaaaaaaa!!!!!!!!

    Totalmente auto suficientes,,, Vc's já notaram que as maiores autoridades em Off Road nacional ( e um gringo) estão aki no forum???

    Eheheh

    [ ]'s esperando os desenhos....

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