Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/04/2009, 09:53
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por megadeth Ver Post
    Consumo médio de 5km/l andando que nem tiozinho.

Caio,

Meu jeep tem a mesma configuração que o seu e o consumo é o mesmo....só que na gasolina!!:parede::parede:

[] - bebendo muito!!
  • 08/04/2009, 09:57
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por darlan Ver Post
    ola , pelo que deu pra perceber , vc nao colocou uma flange entre o cambio do jeep e o motor , por isso deu essa diferença , precisa colocar uma flange de 3/4 antes pra fazer a ligaçao do motor e o cambio........se colocar direto fica mais curto e nao da encaixe perfeito ........abraços

No meu jeep na adaptação do cambio de chevette utilizei o eixo piloto do opala e o conjunto ficou perfeito, sem nenhum problema e com a embragem do opala 6 cil.

[]
  • 08/04/2009, 11:20
    megadeth
    Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Caio,

Meu jeep tem a mesma configuração que o seu e o consumo é o mesmo....só que na gasolina!!:parede::parede:

[] - bebendo muito!!

Que fezes cara... mas qual o carburador? E os pneus que usa na viatura?

[]s
    Caio
  • 10/04/2009, 20:46
    Edinhodalight
    Ai galera estou montando um cj 5 e ja esta decidido o motor (GM 151 ) , porem rola uma duvida com relação ao suporte do motor .
    Foço um novo , ou uso o do opala ?
    Se alguem tiver fotos ajuda bastante !

Valeu !!
  • 12/04/2009, 17:59
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por megadeth Ver Post
    Que fezes cara... mas qual o carburador? E os pneus que usa na viatura?

[]s
    Caio

Solex H40.
  • 12/04/2009, 19:06
    lucciano amaral
    Amigos o meu motor de opala 4cc tambem faz so 5 km por litro com gasolina, cambio de f1000 4 marchas e pneu 145/16
  • 16/11/2012, 12:45
    matrakaum
    Ressuscitando...
    Acho que existe um tópico maior e mais bem detalhado sobre adaptação do Motor 4cc do Opala x Caixa 3m Original. Mas, infelizmente, a busca daqui do fórum se tornou um martírio para mim. Quando consigo resultados páginas desaparecem....fica assim, por exemplo, aparece 10 páginas de tópicos, vc. navega na primeira, na segunda e aí na terceira diz que não existem mais resultados....para se ter idéia este tópico consegui via GOOGLE.
    Mas vamos lá....
    Já relatei aqui que estou com um motor de um Opala 4cc Alcool, Ignição - Não funcionei ainda pq. o motor de arranque deu pau...quase pegou mas aí fritou o arranque...o motor girou soltinho. Vou mandar fazer o arranque já na próxima semana.
    Como não quero vender este motor ele vai para o Caroço. Quero gastar o mínimo. A prioridade é ver o Caroço andar depois de mais de 01 ano parado.
    Então, consegui boas informações, sobre o uso do 4cc c/ o câmbio original. Agora estou atrás de informações de como fazer toda adaptação.
    Vi que existem algumas possibilidades, eu separei duas:
    1-Furar a capa seca do cambio do Opala para a furação do cambio do Jeep.
    2 - Fazer uma flange para a conexão da capa seca do opala no cambio do jeep
    Na segunda opção tenho uma dúvida - Esta flange tem um diâmetro "X", não sei qual é, e este diâmetro não deixaria o eixo piloto do jeep "mais curto" na hora do encaixe c/ o volante no motor? Meu pensamento é o seguinte "Estou afastando ainda mais a capa seca do corpo do câmbio e não estou aumentando o eixo piloto, logo, ele "encurtará" no contato com o volante do motor"
    Isto procede?
    Na primeira opção, acho que é a mais fácil, mas li que aí, neste caso, eu teria problemas da capa seca em relação a parede corta-fogo. Isto procede?

abços,
    Matrakaum
  • 16/11/2012, 15:59
    georgevalle
    2 Anexo(s)
    Tinha até esquecido que fiquei devendo as fotos, a chapa que aparece entre a capa seca e a caixa tem 25mm nela tem a furação da caixa do jeep feita rosca na chapa para poder fixar a caixa nela e a furação da capa seca da C-10 onde foi colocado parafusos, no teu caso vai precisar acertar a furação da chapa pela da caixa do opala e usar o rolamento de embreagem do opala com o braço de acionamento tambem do opala na minha usei o rolamento e o braço de acionamento da C-10 tambem precisei fazer uma bucha acertando a espessura do funil do piloto para deixar com a mesma medida da caixa da C-10 acredito que precisará fazer tambem para usar o rolamento do opala.Anexo 380939Anexo 380938
  • 16/11/2012, 20:56
    matrakaum
    Citação:

Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Tinha até esquecido que fiquei devendo as fotos, a chapa que aparece entre a capa seca e a caixa tem 25mm nela tem a furação da caixa do jeep feita rosca na chapa para poder fixar a caixa nela e a furação da capa seca da C-10 onde foi colocado parafusos, no teu caso vai precisar acertar a furação da chapa pela da caixa do opala e usar o rolamento de embreagem do opala com o braço de acionamento tambem do opala na minha usei o rolamento e o braço de acionamento da C-10 tambem precisei fazer uma bucha acertando a espessura do funil do piloto para deixar com a mesma medida da caixa da C-10 acredito que precisará fazer tambem para usar o rolamento do opala.Anexo 380939Anexo 380938

Esta diferença de 25mm não faz grande diferença no ponto de inserção do eixo guia no volante do motor?
    Esqueci... esta flange vc. fez de que material?
  • 16/11/2012, 21:17
    matrakaum
    Eu estava conversando com o meu irmão há pouco e ele me falou que fazer a flange não é o difícil. Difícil é fazer com que esta flange não interfira no alinhamento da capa seca com o motor. O que ele chamou de giro!!!???? Alguém aí tem as dimensões desta flange?
  • 16/11/2012, 21:26
    Denis Takashi
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Eu estava conversando com o meu irmão há pouco e ele me falou que fazer a flange não é o difícil. Difícil é fazer com que esta flange não interfira no alinhamento da capa seca com o motor. O que ele chamou de giro!!!???? Alguém aí tem as dimensões desta flange?

Vamos por partes :

Se o cambio é o original 3 marchas, a saída mais usada e prática é a seguinte :

Usar uma capa seca do cambio 4 marchas varetado do opala, abrir o furo da moringa( funil) até o diametro da moringa do jeep... isso garante a co-centricidade dos eixos

Fazer a furação do cambio do jeep na capa seca ... aí se escolhe se quer roscar, parafuso passante e etc...

Ajustar a bucha do volante para o piloto do Jeep... ( aumentar diametro do furo)

Já adianto que se a direção for original e as pedaleiras também, isso vai dar um trabalho mais ou menos.... porque elas atrapalham muito o motor....

O mais certo é trazer o motor um pouco pra frente, assim fica mais facil manutenção do mesmo..... o problema é ter que fazer os cardãs...

Acho que é só...
  • 16/11/2012, 21:54
    matrakaum
    O que seria esta moringa?
    Não quero, se isto for possível, mexer nos cardãs. Tem outra opção.
    A direção está a do Maveco e as pedaleiras eu vou colocar suspensas....não aguento de dor no tornozelo c/ as originais.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:08.