Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/11/2012, 22:10
    matrakaum
    Não me abandonem.
  • 24/11/2012, 17:30
    fm_fowi
    Matrakaum,

Se não me engano o opala 151 s saiu com esse bura.
    Se for o modelo que eu to pensando deixa o motor um veneno, mas também irá aumentar o consumo.
    Fiz a mesma adpatação que você no meu 51 não fazem nem 2 meses. E tirando as porqueiras que o meca e o cara que modificou meu radiador fez, eu estou muito feliz. Motor muito mais forte que o meu antigo, sem os problemas de superaquecimento que o antigo motor continental tinha mto fácil de se preparar.
    A capa seca eu que fiz por medo do meca fazer mta porqueira e foi muito simples só precisei de uma capa seca de opala boa e uma carcaça de cambio de jeep com eixo piloto para poder alinhar o conjunto, fiz em casa mesmo e olha q meu espaço aqui é bem apertado pois se tivesse mais espaço teria trocado o motor eu mesmo.
    Mas as porquerinhas do mecanico eu já estou arrumando e o proximo passo é colocar uma ignição dis que já está aqui em casa e vamo ver se realmente ela faz realmente jus a sua fama(que é muito boa).

Se precisar algo só perguntar...

abraços
  • 25/11/2012, 18:16
    matrakaum
    Citação:

Postado originalmente por fm_fowi Ver Post
    Matrakaum,

Se não me engano o opala 151 s saiu com esse bura.
    Se for o modelo que eu to pensando deixa o motor um veneno, mas também irá aumentar o consumo.
    Fiz a mesma adpatação que você no meu 51 não fazem nem 2 meses. E tirando as porqueiras que o meca e o cara que modificou meu radiador fez, eu estou muito feliz. Motor muito mais forte que o meu antigo, sem os problemas de superaquecimento que o antigo motor continental tinha mto fácil de se preparar.
    A capa seca eu que fiz por medo do meca fazer mta porqueira e foi muito simples só precisei de uma capa seca de opala boa e uma carcaça de cambio de jeep com eixo piloto para poder alinhar o conjunto, fiz em casa mesmo e olha q meu espaço aqui é bem apertado pois se tivesse mais espaço teria trocado o motor eu mesmo.
    Mas as porquerinhas do mecanico eu já estou arrumando e o proximo passo é colocar uma ignição dis que já está aqui em casa e vamo ver se realmente ela faz realmente jus a sua fama(que é muito boa).

Se precisar algo só perguntar...

abraços

Me fala de como vc. fez c/ o cambio.
  • 25/11/2012, 18:19
    juleymar73
    3 Anexo(s)
    [QUOTE=fm_fowi;1820096]Matrakaum,
    Ola AMIGO eu to com um projeto de refoma de um cj5 1957 famosa carroceria do M38a1 militar Americano, nao to querendo o motor dele original que e um Huricane , tenho um de opala aqui em casa que comprie pela ninharia de R$200,00, foi retificado a 4 anos e rodou 2 anos e ja tem 2 que ta parado, mais ta faltando arranque, coletor de escapee de adimissão , carburador etc... andei procurando um AP , então vc acha que to com o motor certo aqui pra esse prejeto? sera que fica barato por o resto das peças que faltam ? esse e a base pro meu projeto >>> Anexo 382345 Anexo 382346Anexo 382347 que ficara asiim >>>http://www.youtube.com/watch?v=iYAVb...eature=mh_lolz
  • 25/11/2012, 22:16
    Bidu
    Amigo Juleymar, veja pelo meu avatar o tamanho da minha viatura, eu tenho motor opala 4 cil. com pneu 750x16 de tração, só faço passeios e pescarias na região de miracatu/juquitiba e ibiuna, e quase sempre sózinho e nunca fiquei na mão, sempre cheguei.valeu abraço.
  • 25/11/2012, 22:59
    juleymar73
    Vou ver se acho o resto das peças dele , vai ficar bem em conta pra mim,

valew .
  • 25/11/2012, 23:09
    fm_fowi
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Me fala de como vc. fez c/ o cambio.

Colokei o cambio direto na capa seca do opala, como minha carroçeria ta com calço de 2,5" coube o motor sem precisar puxar o cambio para frente. A capa seca eu peguei uma do opala antigo, peguei um cambio de jeep com o eixo piloto bom e alinhado mas sem as engrenagem de marchas, e uma moringa do jeep.
    Peguei a capa seca do opala levei em um torneiro e mandei ele abrir o buraco da moringa do jeep usando o mesmo alinhamento do antigo furo aonde antes havia a moringa do opala( mta atenção para que o furo não saia da mesma posição aonde já existe o furo para moringa do opala, apenas escariando as bordas do furo até conseguir a medida exata para moringa do jeep.)
    Após feito isso peguei a moringa do jeep e a fixei na carcaça de cambio( com eixo piloto no lugar). Já com a carcaça de cambio, eixo piloto e moringa montada, peguei a capa seca com o furo aberto e vesti ela na moringa do cambio, me certifiquei dos alinhamentos horizontais e verticais estavam certos, verifiquei se a capa seca havia encostado totalmente na carcaça do cambio, marquei as posições dos furos do cambio do willys na capa seca do opala, desmontei o conjunto e furei na furadeira de bancada. Abri rosca nos furos recém abertos para os parafusos na medida que se usa no cambio do jeep, e deu uma escariada na para interna da capa seca do opala para que a cabeça dos parafusos se acentasem totalmente na parte interna da capa seca. Passei os parafusos(com um pouco de cola de parafuso) da parte interna da capa seca(aonde fica a embreagem) para a parte externa para que ficassem como fossem prisioneiros.
    Coloquei a capa seca no motor, ai meu mecânico termino o serviço posicionando o motor no lugar prendendo os parafusos e fazendo os suportes para alternador e bomba de dh.

Acho que deu para entender como que fiz a adpatação.

Obs.: gostei da posição do motor bem próxima a parede corta fogo do jeep, pois melhor o cg do jeep, mas em contrapartida vou ter que colocar alguma forração no corta fogo para que diminua um pouco o calor que faz perto do pés. kkkk

até mais.

Abraços
  • 25/11/2012, 23:23
    fm_fowi
    [QUOTE=juleymar73;1820560]
    Citação:

Matrakaum,
    Ola AMIGO eu to com um projeto de refoma de um cj5 1957 famosa carroceria do M38a1 militar Americano, nao to querendo o motor dele original que e um Huricane , tenho um de opala aqui em casa que comprie pela ninharia de R$200,00, foi retificado a 4 anos e rodou 2 anos e ja tem 2 que ta parado, mais ta faltando arranque, coletor de escapee de adimissão , carburador etc... andei procurando um AP , então vc acha que to com o motor certo aqui pra esse prejeto? sera que fica barato por o resto das peças que faltam ? esse e a base pro meu projeto >>> Anexo 382345 Anexo 382346Anexo 382347 que ficara asiim >>>http://www.youtube.com/watch?v=iYAVb4z_73k&list=LLZtWJGG3f9FziuT6YJ7H gtA& feature=mh_lolz

Olha Juleymar,

O custo da adpatação vai variar de região para região, aqui na minha região é fácil d se achar peças para opala.
    Para vc ter uma ideia eu paguei R$ 100,00 em carburador brosol h40 na caixa que tinha em uma antiga autopeças que fecho a muito tempo mas as peças ficaram lá.
    a capa seca eu paguei R$ 80,00 e o arranque eu paguei R$ 50,00( mas mandei reforma-lo todo)
    Sobre seu motor estar parado, isso não é um grande problema desde que bem guardado com oléo dentro, entradas de admissão e escape vedadas e velas no lugar.
    Para você ter uma ideia o antigo dono do meu motor me disse que havia quase 10 anos que o motor havia sido tirado e estava guardade desde então. Eu o coloquei no jeep e por enquanto ele só bateu válvulas e tem hora que o tucho demora para carregare tive que tirar alguns vasamentos(hoje mesmo tirei a tampa do tucho e troquei a junta).
    Mas como irei colocar tuchos mecânicos e se deus quiser o cascalho der vou dar uma pequena preparada no cabeçote, ainda não mexi nos tuchos nem válvulas ainda.
    Posso te falar que ficou um baita de um motor pro 51, e até agora só tive alegrias com esse motor.
    Semana que vem vou instalar o DIS e ver como fica.

Att.

Paulo
  • 25/11/2012, 23:41
    juleymar73
    Ola amigo fm_fowi, e isso eu preciso do carburador , coletores escape e adimissão, e arranque, nessa auto peças ai nao tem mais dessas peças dessas ??? aqui e os olhos da cara e nao tem FV de carros antigos.

valew abraço.
  • 26/11/2012, 00:33
    fm_fowi
    Olha nessa autopeças acredito q não tenha mais muita peças grandes de opala, vai ter mais é borrachas e outras peças pequenas.
    Mas em fv tem de tudo, acredito que com uns 300 é capaz de compra tudo e ainda sobra umas latinhas.

Abraços

Paulo
  • 26/11/2012, 16:19
    matrakaum
    Citação:

Colokei o cambio direto na capa seca do opala, como minha carroçeria ta com calço de 2,5" coube o motor sem precisar puxar o cambio para frente. A capa seca eu peguei uma do opala antigo, peguei um cambio de jeep com o eixo piloto bom e alinhado mas sem as engrenagem de marchas, e uma moringa do jeep.
    Peguei a capa seca do opala levei em um torneiro e mandei ele abrir o buraco da moringa do jeep usando o mesmo alinhamento do antigo furo aonde antes havia a moringa do opala( mta atenção para que o furo não saia da mesma posição aonde já existe o furo para moringa do opala, apenas escariando as bordas do furo até conseguir a medida exata para moringa do jeep.)
    Após feito isso peguei a moringa do jeep e a fixei na carcaça de cambio( com eixo piloto no lugar). Já com a carcaça de cambio, eixo piloto e moringa montada, peguei a capa seca com o furo aberto e vesti ela na moringa do cambio, me certifiquei dos alinhamentos horizontais e verticais estavam certos, verifiquei se a capa seca havia encostado totalmente na carcaça do cambio, marquei as posições dos furos do cambio do willys na capa seca do opala, desmontei o conjunto e furei na furadeira de bancada. Abri rosca nos furos recém abertos para os parafusos na medida que se usa no cambio do jeep, e deu uma escariada na para interna da capa seca do opala para que a cabeça dos parafusos se acentasem totalmente na parte interna da capa seca. Passei os parafusos(com um pouco de cola de parafuso) da parte interna da capa seca(aonde fica a embreagem) para a parte externa para que ficassem como fossem prisioneiros.
    Coloquei a capa seca no motor, ai meu mecânico termino o serviço posicionando o motor no lugar prendendo os parafusos e fazendo os suportes para alternador e bomba de dh.

Acho que deu para entender como que fiz a adpatação.

Obs.: gostei da posição do motor bem próxima a parede corta fogo do jeep, pois melhor o cg do jeep, mas em contrapartida vou ter que colocar alguma forração no corta fogo para que diminua um pouco o calor que faz perto do pés. kkkk

até mais.

Abraços

Eu queria fazer o mínimo de mudanças possíveis. Por exemplo não queria mexer na posição do câmbio para não ter que mexer nos cardans.
    Vc. acha que colocando a capa seca, vi adaptações usando a própria moringa do Opala, com uma flange no cambio do Jeep vai ficar ruim a posição do Motor e/ou a posição da capa-seca em relação a parede corta-fogo?
  • 26/11/2012, 23:24
    fm_fowi
    Olha oque eu já ví o pessoal fazer para manter a moringa do opala é corta a ponta do eixo do cambio e soldar ali a ponta do eixo do cambio do opala, minha opinião pessoal é totalmente contra esse tipo de serviço, por ter solda em uma parte do carro aonde vai haver um torque bem grande.
    Essa flange que você falou pelo que entendi irá deslocar o motor mais para frente já que você não quer modificar a posição do cambio. Mas não sei como seria. eu tenho como preferência tentar manter o motor o mais centrado e baixo em relação ao chassi quanto possível melhorar o centro de gravidade do jeep.
    Nessa adaptação que eu fiz não precisei mudar o cambio de lugar e as alavancas se mantiveram na posição original.
    Isso levando em consideração que meu jeep é um cj3a que é bem mais curto e apertado que os cj5.
    Tem um pessoal aqui também que usa um cambio com o eixo piloto(acho que o 4 marchas é assim) um pouco mais comprido e para dar a distância eles colocam uma chapa de aço de uns 3 cm(aqui eles chamam essa peça de rapadura) entre a capa seca e o cambio, ai o motor fica um pouco mais deslocado para frente e mesmo assim mantém as alavancas de cambio no mesmo lugar.
    Mas isso é gosto pessoal, eu fiz da forma que te passei pois foi o método de adaptação que achei mais pratico, com menos modificações possíveis e com nada de solda em eixos...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:23.