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Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

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  • 25/11/2004, 14:33
    elcio
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Serpa
    Existe uma coifa própria ou é adaptação, eu estou pensando em como vedar a capa seca que alias ainda está sem tampa...

    Thiago:

    cada capa seca/garfo possui uma coifa propria. muita gente negligencia e nao coloca ou deixa apodrecer.
    ai entra lama, areia, agua e sujeira na embreagem e o resto vc pode imaginar.
    as coifas de opala sao faceis de achar, as da A-10 tbem.
    mas eu estou ha mais de um ano atras de uma coifa da capa seca do V8 e nao encontro nada, vou ter que fazer gambiarra (arrrrgh) pra sanar o problema.
    alias, se alguem souber onde encontro coifa do garfo do V8 por favor me informem.

    []´s
  • 25/11/2004, 15:47
    Ronaldo B.
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por naldo.ap
    Grande Ronaldo,

    Entrei em contato com a Josewal4X4 e ele tem um forneceder que faz um kit completo para essa adaptação, estou aguardando essa cotação, mas estou considerando todas as opções até decidir o que fazer. Agradeço pelas dicas.

    []'s

    Naldo,

    Você já deu uma olhada nos kits da DeepTec ?? Não sei se são mais baratos que o do Josewal, mas já ouvi falar que são bons, quem sabe vale a pena dar olhada no site, o link vai abaixo:

    http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos3.asp


    []`s
  • 25/11/2004, 16:51
    naldo.ap
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ronaldo B.
    Naldo,

    Você já deu uma olhada nos kits da DeepTec ?? Não sei se são mais baratos que o do Josewal, mas já ouvi falar que são bons, quem sabe vale a pena dar olhada no site, o link vai abaixo:

    http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos3.asp


    []`s


    Grande Ronaldo,

    Eu mandei um e-mail pra DeepTec solicitando informações sobre essa flange do opala, veja a resposta:

    SR Marinaldo Gama

    Este tipo de adaptação só será possível com a troca da Caixa Seca do Opala por uma caixa seca da C20 (com pequena modificação para receber o sistema de embreagem do opala )

    ( A Caixa Seca do Opala tem a furação de receber o cambio diferente do cambio C20 )

    Deve-se manter o volante do motor de Opala 4 ou 6 cilindros , e adicionar:

    Platô de embreagem do Opala 6 cilindros

    Disco de embreagem de C 10 ( 10 Polegadas )

    Garfo de embreagem do Opala 4 ou 6 Cilindros

    Rolamento de embreagem de Opala 4 ou 6 Cilindros

    Obs o disco de embreagem de 10 pol deverá ser diminuído no seu diamerto esterno

    Ou trocar todo o sistema de embreagem pelo da C 20

    Volante, platô, disco, garfo, rolamento ( neste caso será trocado o motor de partida – também da C 20 )

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++

    Para lhe responder com maiores detalhes técnicos, gostaria que entrasse em contato conosco através de nossos telefones ou retorne este e-mail enviando o seu telefone para que possamos retornar
    Aguardo um novo contato.
    Tel ( 11 ) 5061-6584 / 5063-3886 ou
    Rua 28 de Setembro, 1243 – Ipiranga – SP
    DEEP TEC 4x4 / Eber



    Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
    uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.

    []'s
  • 25/11/2004, 19:36
    Cotrim
    Citação:

    Postado originalmente por Nived
    Citação:

    Postado originalmente por David Augusto
    antes desse jeep q já veio com o motor de opala quando ele comprou ele possuia um outro jeep com o motor bf 161, na minha opnião os dois andam lado a lado!!!

    É ruim hein, mas não andam mesmo, o 6 cil original do jeep engole o do opala. O motor do opala só tem maior rotação, mas, torque o do jeep tem muito mais... Mesmo assim o 6cil ganha em tudo!

    é mesmo, o consumo e a manutenção do bf 161 ganha do GM 151!! :roll:

    vc tá falando isso pq vc leu em algum lugar, ou pq vc já andou em jeeps com os dois motores??

    se for pq vc leu, então... :wink:

    []'s de quem já andou em jeeps com os dois motores! :twisted:

    Nived,

    Não perca tempo com o David Augusto, ele não existe.

    Quanto a dirigir dois Jeeps com esses motores, no Pinheirinho eu dirigi o Lesmão com o 4cc e o SUPER-ESCÓRIA é BF. Gostei muito do GM 4, acho que a adaptação é muito vantajosa. O motor ficou semelhante em torque.

    []'s com o barulho de um 6 canecos
  • 26/11/2004, 11:10
    megadeth
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ronaldo B.
    Citação:

    Postado originalmente por naldo.ap

    Se possível gostaria da opinião dos donos de viaturas que usam esse motor, quais as adaptações necessárias ou recomendadas (embreagens, câmbio, etc...).

    Qualquer ajuda será bem vinda!

    []'s

    Naldo,

    Troquei recentemente o BF161 o meu CJ por GM151 Álcool e estou bem satisfeito com o troca, não que o BF 161 fosse ruim, mas a economia valeu a pena e o torque é muito bom. No meu caso usei o motro GM151 amarelo álcool, com ignição eletrônica. Ele já veio com um carburador miniprogressivo instalado quando comprei por isso não mudei, mas não estou gostando muito, acho que falta alguma coisa quando acelero um pouco mais, mas por enquanto prá não gastart muito vai ficar esse mesmo. Usei a capa seca do opala com o cambio 4 marchas do maverick, que é praticamente igual ao do CJ 4marchas, prá isso tive que colocar uma flange de adaptação(sem problemas) o platô me parece que é o do opala mesmo(não tenho certeza) mas o disco foi comprado na Josewal4x4 e é proprio prá esse uso. Mudei a saída do radiador do centro para o lado esquerdo, coloquei o alternador do Tempra porque o original era muito fraco. Estou usando relação 44x9 e tá andando bem, acredito que quando trocar o carburador vai ficar melhor ainda, só tá faltando $$tempo$$.

    Abraços

    Ronaldo

    Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
    Fala a verdade hein... fica muito bom!

    E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
    Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!

    []s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)

    Caio
  • 30/11/2004, 11:22
    Ronaldo B.
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por megadeth

    Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
    Fala a verdade hein... fica muito bom!

    E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
    Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!

    []s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)

    Caio

    Caio....

    Eu também achei que ficou 10... :D (sem querer magoar quem prefere o BF161) só preciso trocar o carburador do meu prá ficar ainda melhor, tá econômico, mas acho que falta alguma coisa quando acelero.

    O motor que você colocou é álcool ou gasolina?? já fez uma média de consumo ??

    []´s
  • 30/11/2004, 11:30
    Ronaldo B.
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por naldo.ap

    Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
    uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.

    []'s

    Naldo,

    Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.

    Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.

    []´s
  • 30/11/2004, 13:11
    naldo.ap
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ronaldo B.
    Naldo,

    Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.

    Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.

    []´s

    Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
    Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...

    []'s
  • 30/11/2004, 15:52
    Ronaldo B.
    Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por naldo.ap

    Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
    Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...

    []'s

    Naldo,

    Prá colocar o câmbio com a capa seca do opala tem que fazer uma flange de adaptação, só tem que tomar muito cuidado ao fazer essa flange prá acertar a posição do câmbio em relação a capa e ao motor, o resto é fácil. Eu lembro que outra coisa que teve que ser adaptada foi o cabo da embreagem, no meu caso, com pedaleira suspensa foi usado o cabo de embreagem do chevete, mas teve que fazer uma adaptação na ponta do cabo prá encaixar, só não me lembro de qual chevete foi usar porque me parece que tem 3 tipos de cabos, com comprimentos diferentes. Se tiver mais alguma coisa que eu possa ajudar, é só falar.

    []´s
  • 30/11/2004, 17:00
    megadeth
    Opa Ronaldo... fala aê

    Ficou muy bom :D , mas não acho q ficou econômico não... :? minhas primeiras marcações ficaram em 3 km/l e é muito pouco... :x :roll: e o motor è álcool. Acho q esta marca poderia ser melhor, visto q nem no barro após esta transformação joguei o guerreiro...
    Além da regulagem do carburador, existe algum outro fator q eu tenho q dar uma olhada? Os pneus são 225-16 e eu não estou pisando fundo no bicho...
  • 30/11/2004, 21:06
    Ronaldo B.
    Citação:

    Postado originalmente por megadeth
    Opa Ronaldo... fala aê

    Ficou muy bom :D , mas não acho q ficou econômico não... :? minhas primeiras marcações ficaram em 3 km/l e é muito pouco... :x :roll: e o motor è álcool. Acho q esta marca poderia ser melhor, visto q nem no barro após esta transformação joguei o guerreiro...
    Além da regulagem do carburador, existe algum outro fator q eu tenho q dar uma olhada? Os pneus são 225-16 e eu não estou pisando fundo no bicho...

    Caio, com 3 km por litro, mesmo com alcool é jogo duro !!! Eu fiz uma média do consumo do meu jeep depois de trocar o motor e na cidade deu 5 km/l. Tá certo que andando igual tiozinho... sem pisar fundo.

    O meu motor tá com ignição eletrônica e tô com câmbio 4 marchas, diferencial 9x44 (4,89:1) e pneus 255x70x16 (Firestone A/T), então acho que não é por causa dos pneus que o seu jeep tá bebendo um pouco, pode ser relação de diferencial ou câmbio, mas como eu disse anteriormente, eu tô com um carburador Webber miniprogressivo instalado o que acho que ajuda a ser mais econômico, mas também não ajuda muito nas acelerações, acho que demora muito prá embalar apesar de ter força e não passa de 110 km/h de final (Mas prá que mais de 110 km/h num jeep, né ??) Só que na estrada ou até mesmo na cidade as vezes enche o sac@#*& fazer uma ultrapassagem se não estiver embalado e a retomada também é meia lenta.

    O consumo um pouco alto pode ter vários motivos, começa pelo mais fácil, dá uma checada se o carburador tá ok (juntas, bóia, giclê, etc..), velas, cabos, ponto de ignição, bobina, tampa do distribuidor, rotor e até mesmo se não tá tendo nenhum tipo de vazamento no tanque ou nas mangueiras.

    Qual carburador você colocou ??

    []´s
  • 01/12/2004, 07:42
    marcelino
    descrição
    Prezado Ronaldo

    A título de informação, descreva os procedimentos que voce adotou para adaptar o GM 151 na sua viatura.

    No meu Jeep tive que trocar recentemente o carburador antigo, um DFV que tava só no osso por outro revisado, parece que ficou bom pois ainda não o testei na rua, pois um problema, o cabo do acelerador necessita adaptação bem feita (já que o antigo dono havia soldado o cabo ao acelerador!!!)

    Obrigado
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