Re: Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
Citação:
Postado originalmente por naldo.ap
Grande Ronaldo,
Entrei em contato com a Josewal4X4 e ele tem um forneceder que faz um kit completo para essa adaptação, estou aguardando essa cotação, mas estou considerando todas as opções até decidir o que fazer. Agradeço pelas dicas.
[]'s
Naldo,
Você já deu uma olhada nos kits da DeepTec ?? Não sei se são mais baratos que o do Josewal, mas já ouvi falar que são bons, quem sabe vale a pena dar olhada no site, o link vai abaixo:
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos3.asp
[]`s
Citação:
Postado originalmente por Ronaldo B.
Grande Ronaldo,
Eu mandei um e-mail pra DeepTec solicitando informações sobre essa flange do opala, veja a resposta:
SR Marinaldo Gama
Este tipo de adaptação só será possível com a troca da Caixa Seca do Opala por uma caixa seca da C20 (com pequena modificação para receber o sistema de embreagem do opala )
( A Caixa Seca do Opala tem a furação de receber o cambio diferente do cambio C20 )
Deve-se manter o volante do motor de Opala 4 ou 6 cilindros , e adicionar:
Platô de embreagem do Opala 6 cilindros
Disco de embreagem de C 10 ( 10 Polegadas )
Garfo de embreagem do Opala 4 ou 6 Cilindros
Rolamento de embreagem de Opala 4 ou 6 Cilindros
Obs o disco de embreagem de 10 pol deverá ser diminuído no seu diamerto esterno
Ou trocar todo o sistema de embreagem pelo da C 20
Volante, platô, disco, garfo, rolamento ( neste caso será trocado o motor de partida – também da C 20 )
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++
Para lhe responder com maiores detalhes técnicos, gostaria que entrasse em contato conosco através de nossos telefones ou retorne este e-mail enviando o seu telefone para que possamos retornar
Aguardo um novo contato.
Tel ( 11 ) 5061-6584 / 5063-3886 ou
Rua 28 de Setembro, 1243 – Ipiranga – SP
DEEP TEC 4x4 / Eber
Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.
[]'s
Citação:
Citação:
Se possível gostaria da opinião dos donos de viaturas que usam esse motor, quais as adaptações necessárias ou recomendadas (embreagens, câmbio, etc...).
Qualquer ajuda será bem vinda!
[]'s
Naldo,
Troquei recentemente o BF161 o meu CJ por GM151 Álcool e estou bem satisfeito com o troca, não que o BF 161 fosse ruim, mas a economia valeu a pena e o torque é muito bom. No meu caso usei o motro GM151 amarelo álcool, com ignição eletrônica. Ele já veio com um carburador miniprogressivo instalado quando comprei por isso não mudei, mas não estou gostando muito, acho que falta alguma coisa quando acelero um pouco mais, mas por enquanto prá não gastart muito vai ficar esse mesmo. Usei a capa seca do opala com o cambio 4 marchas do maverick, que é praticamente igual ao do CJ 4marchas, prá isso tive que colocar uma flange de adaptação(sem problemas) o platô me parece que é o do opala mesmo(não tenho certeza) mas o disco foi comprado na Josewal4x4 e é proprio prá esse uso. Mudei a saída do radiador do centro para o lado esquerdo, coloquei o alternador do Tempra porque o original era muito fraco. Estou usando relação 44x9 e tá andando bem, acredito que quando trocar o carburador vai ficar melhor ainda, só tá faltando $$tempo$$.
Abraços
Ronaldo
Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
Fala a verdade hein... fica muito bom!
E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!
[]s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)
Caio
Citação:
Postado originalmente por megadeth
Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
Fala a verdade hein... fica muito bom!
E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!
[]s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)
Caio
Caio....
Eu também achei que ficou 10... :D (sem querer magoar quem prefere o BF161) só preciso trocar o carburador do meu prá ficar ainda melhor, tá econômico, mas acho que falta alguma coisa quando acelero.
O motor que você colocou é álcool ou gasolina?? já fez uma média de consumo ??
[]´s
Citação:
Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.
[]'s
Naldo,
Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.
Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.
[]´s
Citação:
Naldo,
Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.
Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.
[]´s
Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...
[]'s
Citação:
Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...
[]'s
Naldo,
Prá colocar o câmbio com a capa seca do opala tem que fazer uma flange de adaptação, só tem que tomar muito cuidado ao fazer essa flange prá acertar a posição do câmbio em relação a capa e ao motor, o resto é fácil. Eu lembro que outra coisa que teve que ser adaptada foi o cabo da embreagem, no meu caso, com pedaleira suspensa foi usado o cabo de embreagem do chevete, mas teve que fazer uma adaptação na ponta do cabo prá encaixar, só não me lembro de qual chevete foi usar porque me parece que tem 3 tipos de cabos, com comprimentos diferentes. Se tiver mais alguma coisa que eu possa ajudar, é só falar.
[]´s