Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/12/2004, 09:06
    Ronaldo B.
    Re: descrição
    Citação:

Postado originalmente por marcelino
    Prezado Ronaldo

A título de informação, descreva os procedimentos que voce adotou para adaptar o GM 151 na sua viatura.

No meu Jeep tive que trocar recentemente o carburador antigo, um DFV que tava só no osso por outro revisado, parece que ficou bom pois ainda não o testei na rua, pois um problema, o cabo do acelerador necessita adaptação bem feita (já que o antigo dono havia soldado o cabo ao acelerador!!!)

Obrigado

Marcelino,

Primeiro foram trocados os suportes do motor BF161 pelos suportes próprios para o GM151, depois foi comprada uma flange de adaptação para o câmbio poder encaixar na caixa seca do motor do Opala, o platô, como eu disse anteriormente, não lembro, mas acho que é do Opala mesmo mas o disco foi comprado na Josewla4x4 é próprio para ser usada nessa adaptação. O cabo de embreagem é do chevete, no radiador foi tampado o furo central e feito um furo mais para o lado esquerdo para poder encaixar a mangueira, também troqueio o alternador original que veio no GM151 por um do Tempra que é mais forte(90 Amperes se não me engano) foi trocada a bobina original do jeep por uma para ignição eletronica, uma vez que motor já veio com ignição. O carburador que veio foi o miniprogressivo da Weber e já estava instalado, por isso não necessária nenhuma adaptação, apenas foi adaptado um conjunto do filtro de ar do chevete com um suporte alto para que ficasse acima do motor e por falar em carburador, como no motor GM51 o carburador fica do mesmo lado do conjunto do servo, quando o freio foi instalado o mecânico já tomou o cuidado de deixar ele no lugar certo para não ter problemas de espaço com o carburador. Foi usado o mesmo coletor do Opala e saída do escapamento , apenas sendo adaptado da bengala em diante devido a saída do escapamento original do BF161 ser do lado esquerdo e do GM151 ser do lado direito. O cabo do acelerador eu não sei qual foi usado, mas foi adaptado um encaixe na ponta da haste do pedal do acelerador para poder encaixar o cabo e retirar quando for necessário. Já tirei algumas fotos da viatura pronta, mas ainda não tive tempo prá scanear e postar aqui, espero fazer isso logo para completar o meu álbum com as fotos da primeira fase da reforma terminada.

Bom, espero ter sido claro e ter ajudado a tirar a sua dúvida, se você quiser, posso te mandar o fone do mecânico que fez o serviço, ele trabalha só com 4x4 e trabalha muito bem.

[]´s
  • 01/12/2004, 12:00
    marcelino
    Prezado Ronaldo

Valeu pelas informações, mais uma ajuda, quanto custou o disco comprado na Josewal?

Um abraço e obrigado
  • 01/12/2004, 12:27
    cristiano
    Citação:

Postado originalmente por Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por megadeth
    Opa Ronaldo... fala aê

Ficou muy bom :D , mas não acho q ficou econômico não... :? minhas primeiras marcações ficaram em 3 km/l e é muito pouco... :x :roll: e o motor è álcool. Acho q esta marca poderia ser melhor, visto q nem no barro após esta transformação joguei o guerreiro...
    Além da regulagem do carburador, existe algum outro fator q eu tenho q dar uma olhada? Os pneus são 225-16 e eu não estou pisando fundo no bicho...

Caio, com 3 km por litro, mesmo com alcool é jogo duro !!! Eu fiz uma média do consumo do meu jeep depois de trocar o motor e na cidade deu 5 km/l. Tá certo que andando igual tiozinho... sem pisar fundo.

O meu motor tá com ignição eletrônica e tô com câmbio 4 marchas, diferencial 9x44 (4,89:1) e pneus 255x70x16 (Firestone A/T), então acho que não é por causa dos pneus que o seu jeep tá bebendo um pouco, pode ser relação de diferencial ou câmbio, mas como eu disse anteriormente, eu tô com um carburador Webber miniprogressivo instalado o que acho que ajuda a ser mais econômico, mas também não ajuda muito nas acelerações, acho que demora muito prá embalar apesar de ter força e não passa de 110 km/h de final (Mas prá que mais de 110 km/h num jeep, né ??) Só que na estrada ou até mesmo na cidade as vezes enche o sac@#*& fazer uma ultrapassagem se não estiver embalado e a retomada também é meia lenta.

O consumo um pouco alto pode ter vários motivos, começa pelo mais fácil, dá uma checada se o carburador tá ok (juntas, bóia, giclê, etc..), velas, cabos, ponto de ignição, bobina, tampa do distribuidor, rotor e até mesmo se não tá tendo nenhum tipo de vazamento no tanque ou nas mangueiras.

Qual carburador você colocou ??

[]´s

Ronaldo, minha roda também é aro 16 e estou querendo colocar esses pneus no meu jeep, você precisou de espaçadores para esse tamanho ?? Estava até pensando no 265/70 R16...
  • 01/12/2004, 12:53
    Ronaldo B.
    Citação:

Prezado Ronaldo

Valeu pelas informações, mais uma ajuda, quanto custou o disco comprado na Josewal?

Um abraço e obrigado

Marcelino,

Agora eu não sei te dizer quanto custou porque foi comprado junto com outras peças e não me lembro o preço, mas acho que tenho as notas em casa, vou dar uma procurada e se achar te passo o valor.

Abraço
  • 01/12/2004, 13:01
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por cristiano.attie

Ronaldo, minha roda também é aro 16 e estou querendo colocar esses pneus no meu jeep, você precisou de espaçadores para esse tamanho ?? Estava até pensando no 265/70 R16...

Crisitiano,

A roda traseira tava pegando na curva do escapamento quando eu estava com o motor BF161 instalado, depois que troquei pelo GM151 mudei o escapamento e não pega mais.

As rodas dianteiras estão com um espaçador de mais ou menos 1 centimetro de espessura, nem sei se é realmente necessário esse espaçador porque quando comprei o jeep já estava com esse pneus e com os espaçadores nas rodas dianteiras e não experimentei tirar os espaçadores para ver se o pneu pegava na lataria, mas acho que não pega, mas vai depender do modelo de rodas que você estiver usando, no meu jeep estou com o modelo modular da Mangels, não tenho certeza se a medida das rodas é 16x7" ou 16x8".

Se você quiser ver qual pneu estou usando, dá uma olhada no link abaixo:

http://www.1010tires.com/tire.asp?ti...=Wilderness+AT

Abraços
  • 06/12/2004, 07:13
    Ronaldo B.
    Citação:

Prezado Ronaldo

Um abraço e obrigado

Marcelino,

Me desculpe a demora em responder, eu não estava achando as notas das peças do meu CJ.

O disco que eu usei na adaptação do motor do opala com o câmbio do jeep eu comprei na Josewal em setembro e paguei R$ 70,00 só no disco, o platô é o mesmo do opala.

Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, é só perguntar.

[]´s
  • 06/12/2004, 07:49
    marcelino
    Prezado Ronaldo

Obrigado pela ajuda, valeu.

Um abraço a todos
  • 07/12/2004, 13:28
    naldo.ap
    Citação:

(...)
    O disco que eu usei na adaptação do motor do opala com o câmbio do jeep eu comprei na Josewal em setembro e paguei R$ 70,00 só no disco, o platô é o mesmo do opala.
    (...)
    []´s

Grande Ronaldo,

Houve alguma razão específica para você não usar o próprio disco do opala?

O torneiro onde estou fazendo a flange sugeriu-me usar a embreagem do opala, inclusive usar também o eixo piloto do opala. Como eu não entendo "patavinas" do assunto e ele me garantiu que vai ficar bom eu concordei. Ele diz que por ser bem maior, o conjunto de embreagem do opala seria mais eficiente.
    Ele está com o motor, capa seca do opala e o câmbio 4 marchas do jeep e vai me entregar montado por R$ 350,00.

[]'s
  • 07/12/2004, 13:48
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por naldo.ap
    Citação:

(...)
    (...)
    []´s

Grande Ronaldo,

Houve alguma razão específica para você não usar o próprio disco do opala?

O torneiro onde estou fazendo a flange sugeriu-me usar a embreagem do opala, inclusive usar também o eixo piloto do opala. Como eu não entendo "patavinas" do assunto e ele me garantiu que vai ficar bom eu concordei. Ele diz que por ser bem maior, o conjunto de embreagem do opala seria mais eficiente.
    Ele está com o motor, capa seca do opala e o câmbio 4 marchas do jeep e vai me entregar montado por R$ 350,00.

[]'s

E aí Naldo, tudo bem ??

Bom, tem uma razão sim para não usar o disco do Opala, o meu câmbio é o 4 marchas do Jeep e o disco não encaixaria no eixo piloto, por isso esse disco que eu utilizei é proprio para essa adapatação, ele tem o encaixe central na medida do eixo piloto do câmbio do jeep e o disco na medida do Opala. O platô, rolamento, cabo e garfo é tudo do opala mesmo.

Só não sei como o seu mecânico vai fazer para adaptar o eixo piloto do câmbio do opala no cambio do jeep :?: :?:

Se alguém souber se dá prá fazer, eu gostaria se saber como :idea: :idea: :idea:

Quanto ao preço, se ele estiver cobrando R$350,00 prá montar o motor com o câmbio e a flange no jeep, tá barato, eu gastei bem mais que isso.

Abraços
  • 07/12/2004, 16:59
    naldo.ap
    Valeu Ronaldo!

Já mandei um e-mail para o Josewal4x4 solicitando o disco, com certeza essa é a melhor opção.

[]'s
  • 08/12/2004, 21:08
    Mozer
    marcelino,

Sabe me dizer quais são as medidas dos calibres do seu DFV 228, preciso urgentemente revisar o meu, ta uma porcaria.

Eduardo e o velho guerreiro
  • 08/12/2004, 23:07
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por naldo.ap

[]'s

E aeh Naldo, blz?

Tava vendo como vc vai instalar o motor GM no Jeep, vou contar alguns problemas que tive para vc nao cair neles tbem ok?

1. Na hora de fixar a capa seca do opala no cambio do jeep (meu cambio é 3m), preferi levar a capa seca em um torneiro para ele abrir os furos de fixação direto para o cambio... me estrepei, deveria ter providenciado uma flange para ser parafusada ao cambio do jeep e depois parafusar a capa seca do opala na flange, sabe por que? porque juntar a capa seca do opala direto no câmbio faz com que o cambio fique muito perto do motor... daih vc terá que mover cambio e t-case para frente, para o motor nao bater na lataria da parede corta-fogo, e assim, você terá que aumentar o cardân dianteiro e diminuir o traseiro... e bla bla bla... então providencie uma flange!

2. Para casar disco de embreagem com platô, tentei usar o disco do jeep no platô do opala.. HAHAHA sofri como um condenado e nao deu certo! tive que desmontar tudo novamente para colocar o disco do opala mesmo... mas como? simples (embora quem tenha algum conhecimento de mecânica, tratamento térmico e resistência de materiais... - sallve Leopoldo!): desmontei o câmbio e levei a árvore de engrenagens que inicia no eixo piloto até o torneiro... daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM... a solda tem que ficar 100% centrada, mas qualquer BOM torneiro faz o serviço. Perigo? tem sim, a solda SEMPRE enfraquece o material, corre o risco de quebrar o eixo piloto numa arrancada ou acelerada mais "radical", mas até hoje nao vi um único jeep que tivesse o eixo piloto quebrado na solda... (como falam por aki: "na prática, a teoria é outra!). Assim, uso todo o conjunto do Opala... mas tem quem prefira volante, platô e disco da C10... falam que é muito melhor... mas pra mim, o conjunto que instalei tá muito bom!

3. Fixação do motor é sempre um problema, você usa pedaleiras originais? vai sofrer um pouco como eu, pois a haste do pedal de freio bate na ponta ca capa seca (pelo menos no meu Willys CJ3A 1951), tive que aquecer e "entortar" (mais uma "gambi"?!?) um pouco o pedal para a esquerda (afastou um pouco do acelerador, até que ficou melhor!) para nao bater mais... além do mais, se o motor ficar muito baixo, o cardãn dianteiro vai bater no motor de arranque! (pois o cambio tá ficando muito perto do motor - usa a flaaange!!) tem que cuidar muito bem deste detalhe, olha a altura do motor!

4. setor de direção original do jeep nem sei como fica, pois troquei pelo do opala mecânico... mas acho que tbem vai dar um pouco de trabalho... principalmente com o escapamento!

bom, é isso! qqr coisa me manda uma MP que, se puder ajudar, "tamos aih" ok?

grande []!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:53.