Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/12/2012, 18:29
    kiko ribeiro
    aqui em são paulo temos bastante peças pro motor opala,tenho esse motor no ZÉamarelo, pro pessoal de fora indico o ML ,lá tem bastante peças pros opalas peças pro motor , o escape eu mesmo fiz comprei dois jogos de tubos de escape pra opala pra poder soldar as curvas nos lugares certos ficou muito bom, aquela curvinha chata onde pega o suporte do cambio por exemplo, mas acredito que a melhor opção seja mesmo o motor de opala.
  • 01/12/2012, 19:24
    fm_fowi
    Acredito que as 2 opões são ótimas, o ohc é um bom motor e o gm 151 tb...

Troquei o meu há pouco tempo e na época também tive a opção de um ohc em bom estado, que até me facilitaria a adaptação, mas acabei desanimando devido ao alto custo e difícil disponibidade de peças para ele aqui na minha região.
    Acabei optando pelo motor do opala e realmente estou muito feliz, um motor com bom torque em baixa rotação e de fácil preparação com um custo relativamente baixo.

Mas acredito que também estaria muito bem servido com um ohc, meu medo apenas foi caso de uma eventual retifica, pois com 2,5 k eu refaço meu opala por completo aqui na minha região, já se for fazer um ohc e preço pula pra em torno de 6 a 7 k.
    Na época até pensei na originalidade de se manter um motor ford que saiu no willys, mas de que iria adiantar eu colocar um motor que a marca usou no jeep mas não foi no modelo do meu jeep(cj3a), então já que iria tirar a originalidade que fosse com algo que eu conseguisse facilidade na manutenção.
  • 01/12/2012, 20:39
    matrakaum
    O que adianta ter um motor original e não poder manter? Pode até não ser questão de dinheiro mas, mesmo com dinheiro, vc. pode esbarrar em um problema que pode ser insoluvel....não achar peças de reposição.
    Eu manteria o BFão sem pensar duas vezes se houvesse a chance garantida de achar peças....Não há...já está um parto para achar peças para ele agora e imagina na COPA (piada)....
    Por isto optei pelo do Opala. Provavelmente o mês que vem já encosto o velho Caroço ao lado do Opala para fazer o transplante de coração.
    Espero ser feliz!!!!
  • 01/12/2012, 23:45
    Felipe Feijo
    valeu pelas dicas, provavelmente colocarei o ohc..... so colocando pra ver no que dá! Valeu....
  • 03/12/2012, 10:00
    marcelozao
    [DUVIDA]
    Pessoal possuo um Opala 85, motor original alcool, eu poderia colocar ele num jeep???
  • 03/12/2012, 11:42
    Dic3
    Citação:

Postado originalmente por kiko ribeiro Ver Post
    aqui em são paulo temos bastante peças pro motor opala,tenho esse motor no ZÉamarelo, pro pessoal de fora indico o ML ,lá tem bastante peças pros opalas peças pro motor , o escape eu mesmo fiz comprei dois jogos de tubos de escape pra opala pra poder soldar as curvas nos lugares certos ficou muito bom, aquela curvinha chata onde pega o suporte do cambio por exemplo, mas acredito que a melhor opção seja mesmo o motor de opala.

Kiko, voce fez o coletor de escape tbm ou usou um original?
  • 06/12/2012, 22:38
    maverickriani
    Jamais tive qualquer tipo de problemas para encontrar peças para o OHC.
  • 07/12/2012, 12:56
    calhiandro
    Citação:

Postado originalmente por maverickriani Ver Post
    Jamais tive qualquer tipo de problemas para encontrar peças para o OHC.

Estou com um motor desses á alcool para retificar, me diga ai onde encontro os pistões à álcool para esse motor?
  • 10/12/2012, 20:28
    PSERGIO
    Olá, pessoal, após utilizar o motor original BF-161por onze anos em trilhas pesadas, passeios, dunas, etc, no meu CJ-5 1974, opteipor trocá-lo pelo GM-151 a gasolina, mesmo estando em ótimas condições e plenofuncionamento, por ser mais “moderno” e possibilitar alguns “melhoramentos”,que meu velho 6 cil já não permitia . Assim, após um bocado de pesquisa, começamosa 3 meses as adaptações e testamos todo o conjunto em uma trilha do nosso clubeTerrible4x4 no último fim de semana, na Linha Verde, Litoral Norte da Bahia,onde seu desempenho foi muito bom, em todo tipo de terreno. As principaismodificações que fizemos, com nosso amigo Ivan Sato da JAPAUTO aqui emSalvador, foram:Revisão geral e pintura do motor, troca de válvulasde admissão e escape, checagem dos componentes internos;Instalação de correia única V com polias e tensoresdo gol G5;Instalação de coletor de admissão em alumínio ecarburador SOLEX H34, e escape dimensionado 4x1 com “turbinho” no final;Instalação do sistema de ignição DD da Motorspice(retirada completa do distribuidor), bobina Magnetti Marelli com velas e cabosnovos;Adaptação do sistema de arrefecimento selado, vasode expansão do Fiesta, eletroventilador do Gol G5, com sensor do Passat eradiador original do Opala 4 cil;Adaptação do motor ao câmbio Clark 260F com caixaseca da C10 e embreagem completa do Opala 4cil;Redimensionamento dos cardãs e reposicionamento doconjunto motor+câmbio;Colocação do Kit da CLA Metalúrgica de Tanque decombustível traseiro, que ficou muito bom também, utilizando o marcador daCronomac.Após todas essas alterações, ainda trocamosbombas de gasolina e água, depois dos primeiros testes...o único senão atéagora foi o acionamento da embreagem, que ficou muuuito duro (arrebentou doiscabos na trilha), mas já voltamos à oficina pra resolver este “detalhe”, rsss...quaisquerdúvidas e sugestões serão muito bem vindas, ok
  • 10/12/2012, 21:21
    PSERGIO
    Estou enviando dois links, o primeiro é o da militarização do "Coronel", encerrado em 2010, e o outro é o primeiro funcionamento do GM-151 no jeep, antes dos ajustes finais, na semana passada. Depois posto mais videos do funcionamento e detalhes das adaptações.
    Um abraço
    TERRIBLE4X4: Militarização CJ-5 "Coronel" - YouTube
    Motor GM-151 em Jeep Willys CJ-5 - YouTube
  • 10/12/2012, 22:13
    tstapazzoli
    Citação:

Postado originalmente por PSERGIO Ver Post
    Estou enviando dois links, o primeiro é o da militarização do "Coronel", encerrado em 2010, e o outro é o primeiro funcionamento do GM-151 no jeep, antes dos ajustes finais, na semana passada. Depois posto mais videos do funcionamento e detalhes das adaptações.
    Um abraço
    TERRIBLE4X4: Militarização CJ-5 "Coronel" - YouTube
    Motor GM-151 em Jeep Willys CJ-5 - YouTube

PSergio, tem mais detalhes sobre a instalação da correia? Utilizaram as polias do Omega?

Abraços e obrigado.

Thiago
  • 10/12/2012, 22:55
    PSERGIO
    1 Anexo(s)
    Anexo 384794Thiago, RETIFICANDO utilizamos uma chapa que serviu como base para fixação das polias do virabrequim (Montana 1.4), direção hidráulica e bomba d'água(Gol c/ ar e DH) e alternador, uma pequena que n lembro de que carro foi, rsss, salientando que todas foram adaptadas aos respectivos eixos, e o conjunto de tensores do Gol G5, depois passo a referência da correia, mas tenho quase certeza que foi da Montana também, ok
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:45.