Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/12/2004, 10:14
    Ronaldo B.
    E aí marcos, tudo bem ??

Passei por alguns do problemas que você citou também:

Citação:

daih vc terá que mover cambio e t-case para frente, para o motor nao bater na lataria da parede corta-fogo, e assim, você terá que aumentar o cardân dianteiro e diminuir o traseiro... e bla bla bla... então providencie uma flange!
    Na instalação do motor no meu CJ foi usada uma flange pelo motivo que voce citou e ficou 10!

Citação:

desmontei o câmbio e levei a árvore de engrenagens que inicia no eixo piloto até o torneiro... daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM...
    Prá evitar cortar e soldar o eixo piloto, no meu caso foi usado um disco que já próprio pra essa adaptação como descrito acima, tem pontos positivos : mais fácil de adaptar, não precisa tirar o eixo piloto e levar prá cortar e soldar, mas tem um ponto contra, se precisar trocar, só pode ser por outro igual, que não é igual ao do Opala , que é bem mais fácil de encontrar.

Citação:

Fixação do motor é sempre um problema, você usa pedaleiras originais? vai sofrer um pouco como eu, pois a haste do pedal de freio bate na ponta ca capa seca (pelo menos no meu Willys CJ3A 1951), tive que aquecer e "entortar" (mais uma "gambi"?!?) um pouco o pedal para a esquerda
    No meu CJ tô com pedaleira suspensa, mas o problema é outro, a posição do servo freio pode interferir com a posição do carburador que no BF161 é do lado direito e no GM151 é do lado esquerdo, como isso já tava previsto na montagem do freio, a pedaleira suspensa foi um pouco deslocada para a esquerda e os pedais também tiveram que ser "ajustados" (entortados mesmo !!) para a direita.

Citação:

setor de direção original do jeep nem sei como fica, pois troquei pelo do opala mecânico... mas acho que tbem vai dar um pouco de trabalho... principalmente com o escapamento!

Estou usando direção do Santana mecânica, não tive problemas, mas em comparação ao BF161 o coletor do GM151 muda de lado e foi necessário mexer no escapamento de qualquer jeito.

O que interessa é que no final ficou bom e andando bem, mas prá quem vai fazer essa adaptação pela primeira vez é excelente saber desses problemas que podem ocorrer e quais soluções podem ser usadas, acho que ajuda bastante !!!

[]´s
  • 09/12/2004, 13:10
    Carlos Jacomini
    Ronaldo

citação:
    mas o problema é outro, a posição do servo freio pode interferir com a posição do carburador que no BF161 é do lado direito e no GM151 é do lado esquerdo

No meu CJ adotei uma solução simples. Comprei um adptador em formato de L invertido, da F75, e instalei o filtro de ar do corcel I no paralama direito. Liguei ambos com uma mangueira industrial que suporta o calor. Nunca tive problemas e não precisei mexer no servo-freio nem nos pedais. Aliás, fiz a troca do motor há 2 anos e praticamente não tive nenhum dos problemas citados neste tópico. Meu CJ está funcionando até hoje. Acho que dei sorte. :) Caso queiram posso providenciar uma foto da adptação que fiz e postá-la.
    [ ]s a todos.
  • 09/12/2004, 13:21
    naldo.ap
    Citação:

daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM... a solda tem que ficar 100% centrada, mas qualquer BOM torneiro faz o serviço. Perigo? tem sim, a solda SEMPRE enfraquece o material, corre o risco de quebrar o eixo piloto numa arrancada ou acelerada mais "radical", mas até hoje nao vi um único jeep que tivesse o eixo piloto quebrado na solda... (como falam por aki: "na prática, a teoria é outra!). Assim, uso todo o conjunto do Opala...
    Meu torneiro acabou me convencendo... disse que está acostumado a trocar até motor de caminhão soldando a ponto do eixo piloto e que tb faz preparação para carros de arrancadão com o mesmo processo e disse que não tem erro. Vamos ver no vai dar...

[]'s fazendo análise combinatória para redução de custos pré e pós adaptação.
  • 09/12/2004, 13:24
    Ronaldo B.
    Carlos,

O problema não é com o filtro de ar, mas sim com espaço para o corpo do carburador e o servo do freio que ficam do mesmo lado, mas mesmo assim fiquei curioso de ver a adaptação que você fez, sabe como é, vivendo e aprendendo !!! Você pode postar umas fotos ??

[]´s
  • 14/03/2005, 19:13
    naldo.ap
    Flange de Adaptação motores na Donatti 4x4
    Brincadeira!

Depois de tanto bater cabeça com um torneiro enrolão, descobri que a Donatti 4x4 já vende flange para adaptação de motores AP e opala
    e o pior! pela metade do preço que ele me cobrou.

[]'s
  • 16/03/2005, 22:16
    Thiago Serpa
    Pessoal, meu jeep tá com motor GM 151, cambio 3m da c-10, relação de diferencial 8/43 e carburador simples. (motor à gasolina)
    Com essa config. ele ta fazendo espantosos 5 km/l na cidade, :shock: é isso mesmo? :? que pode ser?
    :idea: Trocar o platinado por ignição ajuda? em quanto? não quero 10 km por litro, mas uns 6 na cidade seria mais aceitável... :D
    brigado
  • 17/03/2005, 08:30
    cristiano
    Citação:

Postado originalmente por Thiago Serpa
    Pessoal, meu jeep tá com motor GM 151, cambio 3m da c-10, relação de diferencial 8/43 e carburador simples. (motor à gasolina)
    Com essa config. ele ta fazendo espantosos 5 km/l na cidade, :shock: é isso mesmo? :? que pode ser?
    :idea: Trocar o platinado por ignição ajuda? em quanto? não quero 10 km por litro, mas uns 6 na cidade seria mais aceitável... :D
    brigado

Colocar a ignição com certeza vai melhorar essa marca... acho que você consegue os 6km/l...
  • 09/07/2005, 00:17
    esposito63
    Tenho um willys 51 com motor opala 4 cilindros há 10 anos sem problemas. As peças são fáceis de achar e baratas.

Gostei da dica da coifa . Vou dar uma checada na minha, aliás nem sei onde fica!!!

[]´s.
    Enio

Thiago:

cada capa seca/garfo possui uma coifa propria. muita gente negligencia e nao coloca ou deixa apodrecer.
    ai entra lama, areia, agua e sujeira na embreagem e o resto vc pode imaginar.
    as coifas de opala sao faceis de achar, as da A-10 tbem.
  • 13/07/2005, 11:56
    Marcos Arcosy
    Citação:

Nived,

Não perca tempo com o David Augusto, ele não existe.

Quanto a dirigir dois Jeeps com esses motores, no Pinheirinho eu dirigi o Lesmão com o 4cc e o SUPER-ESCÓRIA é BF. Gostei muito do GM 4, acho que a adaptação é muito vantajosa. O motor ficou semelhante em torque.

[]'s com o barulho de um 6 canecos

O David Augusto já virou lenda aqui no fórum :twisted:

Naldo

Existem oficinas que transforma o GM-151 alterando a capacidade de 2500 cc para cerca de 3.000 cc, parece que necessita da troca do eixo de manivela e das bielas, saiu uma matéria na Oficina Mecânica a algum tempo dizendo que o torque deste motor aumenta bastante. Acho que esse assunto já foi abordado aqui no fórum.:concordo:

Abraços,
  • 14/08/2005, 20:41
    valmor
    onde encontro o manual e catalogo de peças deste motos ( GM151) ?

[]´s
  • 15/08/2005, 07:41
    marcelino
    Pessoal

O RED ALERT també utiliza o GM151 gasolina com rodas 15 e pneus 225, porém acho que ele não tem muita força não. Não sei sinceramente a relação do diferencial e o estado do motor pois utiliza ainda o carburador corpo simples, portando deve ser bem velhinho, provavelmente 80 e uns....Pergunto é normal ele estar, na minha opinião fraquinho?? Para o bicho subir a rampa do meu prédio é uma tristeza....Será que somente uma retifica pode revitalizar de dar força ao mesmo???

Obrigado,
  • 18/08/2005, 13:00
    naldo.ap
    Valeu a dica Marcos! Mas ainda vai demorar um pouco até chegar nessa etapa.

Ainda estou no esqueleto do jeep...
    Abaixo a flange adaptada soldando a capa seca do opala na base da capa seca do jeep, outras fotos no meu álbum.

[]'s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...8f516b7153.jpg
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:01.