Powered by vBulletin

Motor 4 cilindros do Opala no Jeep

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/08/2005, 00:10
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por Carlos ZN
    Olá Amigos,

Estou com o motor de Opala 4 cc e cambio original do Jeep 4 marchas e carburador Weber 40 e tenho duas dúvidas:
    Qual o consumo médio estrada/cidade :?:
    Qual a velocidade final na estrada considerando o conjunto do Jeep, seu cambio redusido, estabilidade etc. e ter segurança, sei que o Opala é uma coisa e o Jeep é outra mesmo usando o mesmo motor. :?: :?: :?:
    Obs. não quero tirar racha mas andar com segurança dentro dos limites do Jeep. :!: :!: :!:

Carlos,

Como o felipe já disse, as respostas das sua perguntas vão depender de vários fatores, relação do diferencial, modelo do carburador, tamanho do pneu, se o seu motor é álcool ou gasolina, etc..

Para você ter uma idéia, o meu CJ tá com motor a àlcool, carburador H34, relação 9x44, pneus 33x12,5x15 cambio do maverick 4 marchas que tem a mesma relação do câmbio 4 marchas do CJ, na verdade é o mesmo câmbio só que prá colocar no CJ muda o entalhado, e o consumo médio na cidade é de 4,5 km/l, na estrada ainda não testei depois de finalmente ter resolvido todos os problemas com carburador, distribuidor, velas, etc... mas acho que não deve passar de 6 km/l, claro que isso depedende muito do peso do pé do piloto.

Quanto a velocidade final, mesma coisa, depende de tudo isso que já escrevi acima também, mas novamente, só para você ter uma idéia, na Anhanguera eu cheguei a 120km/h com o CJ na reta, velocidade medida pelo Totem que tá instalado e aferido, demorou um pouco para embalar e se apertasse um pouco mais ainda andava mais, mas foi só um teste, não dá prá andar nessa velocidade, a direção fica muito leve e não sei quantos "quilometros" precisaria para parar se tivesse que frear de repente. Na minha opinião e melhor velocidade para andar na estrada é entre 70 e 90 km/h que é onde dá para conciliar segurança, economia e não leva uma eternidade para chegar ao destino porque andar a 60 km/h ninguém merece...

[]´s
  • 20/08/2005, 10:20
    Carlos ZN
    Olá amigos,

Já tem a ponta de eixo pronta para motor de Opala e cambio de Jeep troquei a minha a pouco tempo.
  • 23/08/2005, 01:00
    Gomes Neto
    Faaala galera!!!
    Estou montando meu Cj5 "Mutreta" e a reforma já dura 2 anos (falta de tempo$$$), de qualquer forma é daquelas reformas que desmonta tudo e monta ao gosto.
    Comprei um motor 151 Gás. e depois de pesquisar muito em sites de preparação e de opaleiros cheguei a seguinte configuração:
    Motor 151 Gm 4 cil. (azul) + cambio 260 f 4m. Até ai sem muita novidade.
    Cabeçote do motor a álcool re-trabalhado e taxado a 13:1 (para o álcool).
    Comando original (mantêm o bom torque original em baixas rotações).
    Tuchos mecânicos.
    Carburador H34 álcool (segundo infs. ele tolera maiores inclinações que os dfv) com coletor próprio (aquecido).
    Tubagem de escape 4x2.
    Ignição eletrônica, bobina do Gol (mi).
    Segundo cálculos feitos no DYNO o "motorzinho" vai ficar com +ou- 150 cv e algo em torno de 20Kgf.m de torque.
    Consumo??? Algo em torno de 4 a 5 Km/l . :roll:
    Gastos?!!! Bem menos que a instalação de um 4.1 (Silverado). 8)
    Trabalhoso??? É a parte mais gostosa!! :twisted:
  • 29/08/2005, 21:26
    Furlan
    Amigo,
    Estou com um motor do Opala 4Cil a Alcool no meu CJ e não tive problemas, inicialmente foi adaptado os garfos de embreagem do CJ mas não ficou bom, posteriormente meu mecânico colocou o garfo original do Opala e ficou uma maravilha. A caixa seca é do próprio Opala com mudança nas furações para receber o cambio do CJ 4 marchas com piloto para opala, para colocar o garfo de embreagem do Opala é necessário fazer uma bucha para envolver o eixo piloto aí é só alegria.
    Boa sorte.
    Furlan
  • 18/10/2006, 11:50
    Tatão
    alguem aqui do forum ja adaptou motor de opala 4cil no cambio 3m original em cj3 sem usar flange especial e sem adaptar eixo piloto?? se sim, tenho que usar disco especial do josewal??

meu mecanico falou que não, que é só furar a caixa seca do opala na furação do cambio do jeep e boa, e como meu jeep é spoado acho que o cardan dianteiro não vai pegar no motor de partida, só não sei se o cabeçote vai pegar na parede corta fogo....

e agora, compro a flange no donati (la no site deles fala que tem que aumentar o eixo piloto em 70mm) ??
    compro o disco no josewal??

por favor, se alguem tiver adaptado o motor 4cil do opala em cambio 3m original do cj3, sem gastar muito, por favor, me ajude!!!!

desde ja, muito obrigado....
  • 18/10/2006, 13:04
    lucciano amaral
    Elcio por favor preciso da sua ajuda, no inicio deste topico vc disse algo sobre coifa para ser colocada no garfo da embreagem, pois entao eu estou adaptando no meu jeep motor de opala, embreagem e capa seca do opala no cambio 3 marchas original, ai te pergunto onde acho essa ciofa para por no garfo da embreagem valeu e abraços
  • 18/10/2006, 14:26
    Lautrix
    Motor e Câmbio do Opala
    Pessoal
    Alguém já tentou colocar o conjunto todo do opala (motor e câmbio) e adaptar a junção com a T-case do CJ?
    Eu fiz o "Azeitona" desse jeito. Precisa de um mecânico criativo e bom em solda com ferro fundido mas é possível.
    - corta a rabeta da caixa do opala logo após o batente da ré
    - corta a parte de tráz de uma caixa velha de CJ (com os furos para a T-case) e solda na caixa do opala
    - corta e freza o eixo secundário de opala e faz a rosca para a porca que aperta as duas caixas
    - solda a engrenagem da T-case numa luva de cardã de opala e usa o retentor dessa luva também para não passar óleo de uma caixa para outra
    - fazer outro trambulador
    - tem que ter pedaleira alta pra facilitar o acionamento da embreagem
    É pra quem gosta de dar uma de professor Pardal:grin: , mas anda bem e sobra força.
    Abraços
  • 18/10/2006, 23:59
    Furlan
    Caro amigo,
    O seu mecanico está com a razão, é só usar a capa seca do Opala e mandar furar com o molde do cambio do Jeep, qto ao eixo piloto não é necessário mudar, você pode usar um disco de fricção do Opala com a estria do eixo piloto do cambio do jeep, a embreagem você usa toda do Opala, mas com pedaleiras suspensas fica o canal. Qto a coifa que otro colega comentou, exite a venda nas lojas de peças, é a coifa do garfo de embragem do Opala.
    Eu tinha este sistema instalado no meu Jeep qto estava com o cambio original.
    espero ter ajudado.
    Abraços
  • 19/10/2006, 09:08
    lucciano amaral
    Furlan valeu pela dica da ciofa.
  • 19/10/2006, 12:10
    Tatão
    óia eu aqui de novo.......

ontem, conversando com o mecanico (e presidente) do jeep clube de Leme, ele me disse que ja adaptou um monte de motor de opala em jeep comk cambio original 3m, olha só o que ele me disse (e me deixou contente :0 )

Não precisa comprar eixo piloto nem flange
    é só fazer uma chapa de 3/4 com a furação do cambio do jeep de um lado e a furação do motor de opala do outro
    o plato usa do opala
    o disco usa o do jeep (ele falou que fica só um pouquinho sobrando, ou faltando, sei lá, pra encostar totalmente no volante)
    o rolamento de embreagem usa o do opala, mas tem que fazer uma bucha na moringa do cambio do jeep pro rolamento ficar justinho, coisa facil.

vou tentar fazer assim, pois fica mais facil pra mim
    alguem aqui do forum ja fez assim??
    sera que é porquice?? se ficar bom, acho que não né??

agradeço qualquer colaboração.
  • 19/10/2006, 12:40
    KINHO
    Tatão,

eu ja fiz esta adaptação!!
    Comprei o kit na Josewal!
    Pra falar a verdade, nao achei nada de mais neste kit!!! como fui o primeiro e o unico da minha cidade a colocar este motor no jipe, acabei comprando o kit!
    Na minha opinião, eu acho melhor vc fazer do que comprar!
    Na epoca comprei:
    -Capa seca do opala ja preparada pro cambio willys 3m
    - garfo e rolamento do opala
    - comprei a moringa, a mesma veio toda fudi....,peguei a minha que tava boa e mandei fazer a bucha! (nao sabia que era tão facil, senao nao teria comprado a moringa)
    - Embregem (disco), do opala porem com o centro (estria) do eixo piloto do willys ja tem este kit pronto pra vender!
    - Plato do opala
    acho que é só!!!
    Se eu soubesse que era só isso, nao teria comprado o kit, teria mandado fazer pois na epoca saia mais barato!!

Outra coisa, no motor onde a ponta do eixo piloto engata, tem uma bucha de bronze, vc tem que tirar e abrir o furo da bucha pra poder entrar a ponto do eixo piloto do jipe! Coisa simples!!
  • 19/10/2006, 12:45
    KINHO
    1 Anexo(s)
    foto da adaptaçao
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:15.