...uma sugestão aproveite p/ colocar os jumelos p/ traz, ajuda em muito na macies. 02 laminas (curtas) na dianteira e 03 na trazeira.
Saudações Edwind! como vai?
Meu amigo, olhando a foto do seu jeep ele parece estar ficando mto bonito! só uma coisa que me chamou a atenção: voce teve que usar alguma cunha entre as molas e o eixo? eu pude perceber que a mola ficou muito diferente da posição original... nos jeeps com jumelos posicionados originalmente para tras (corrijam-me se eu estiver errado) a articulação fica no meio do chassis (acho que para compensar a diferença do tamanho do jumelo) e nao abaixo dele.... isso nao alterou muito o angulo do cáster? como voce resolveu este problema? outra coisa, como voce vai resolver a questao de soltar o cardan quando a suspensao "abre"?
Salve Leo, blza?
Eu concordo em parte com oq vc falou... sabe, embora eu tenha o mesmo jeep a 28 anos, foi só a partir de 1997 que iniciei as adaptações.
Neste tempo todo eu percebi algumas dificuldades em encontrar determinadas peças para o velho GoDevil, ou outras coisas menores... e foi este o motivo que me "obrigou" a abrir mao da originalidade da viatura.
Penso que estes kits que voce falou podem ser ótimos, mas certamente eles sofrerao desgaste e terao que sofrer manutenção.... daih é que, no meu caso, eu acho inviável tal opção, pois é muito mais fácil encontrar peças da Toyota Bandeirantes "em qualquer esquina" doq uma lamina importada, uma bucha ou grampo (sei lá que mais).
Nao me agradaria ficar com a viatura parada esperando uma peça chegar dos EUA se eu posso ter resultado semelhante usando peças com uma relação custo/benefício mais atraente e que podem ser encontradas a menos de 20km da minha casa entende?
MAS, como eu disse: todas estas considerações sao aplicáveis "NO MEU CASO"... pois pretendo passar pelo menos mais 30 anos com este mesmo jeep, no mínimo! rsrsrs
Exitem dois tópicos que valem a pena conferir...me identifiquei muito com eles, apesar de tratarem de um tipo diferente de suspensão, tem ótimas dicas por lá.....dá pra ver quem são os caras afim de cultivar a imagem do 4x4, aqueles que realmente gostam de partilhar as experiêcias boas e as ruins, para que outros passem por trajetos das adaptações menos tortuosos, mas infelizmente (ou felizmente) conhecermos os picaretas e pilantras que infelizmente degridem o conceito do que é ser um verdadeiro jipeiro. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18202 http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1957
Aaahhhh....como eu queria ter descoberto estas listas antes.....
Nao me agradaria ficar com a viatura parada esperando uma peça chegar dos EUA se eu posso ter resultado semelhante usando peças com uma relação custo/benefício mais atraente e que podem ser encontradas a menos de 20km da minha casa entende?
Eu concordo em parte com oq vc falou... sabe, embora eu tenha o mesmo jeep a 28 anos, foi só a partir de 1997 que iniciei as adaptações.
Neste tempo todo eu percebi algumas dificuldades em encontrar determinadas peças para o velho GoDevil, ou outras coisas menores... e foi este o motivo que me "obrigou" a abrir mao da originalidade da viatura.
Penso que estes kits que voce falou podem ser ótimos, mas certamente eles sofrerao desgaste e terao que sofrer manutenção.... daih é que, no meu caso, eu acho inviável tal opção, pois é muito mais fácil encontrar peças da Toyota Bandeirantes "em qualquer esquina" doq uma lamina importada, uma bucha ou grampo (sei lá que mais).
MAS, como eu disse: todas estas considerações sao aplicáveis "NO MEU CASO"... pois pretendo passar pelo menos mais 30 anos com este mesmo jeep, no mínimo! rsrsrs
Salve Marcos, blz ?
Eu concordo em quase 100% com o que vc disse. Certamente temos a mesma linha de raciocínio....se vc está em Palmas-TO realmente tem que pensar nas questões de ter as peças acessíveis pra não ficar com a viatura parada, eu mesmo quando fui pro NE com o meu CJ, passei um perrengue em uma cidade chamada Terezina de Goiás, é aí pro seus lados.....trincou o suporte do jumelo da suspensão trazeira nessa cidade e só encontrei um cara que lidava com máquinas agrícolas por lá.....o cara tinha máquina de solda mas não sabia soldar....rsrsrs....ele até me emprestou a máquina e os eletrodos, mas depois tive que soldar uma tonelada de coisas pra ele....mas essa é uma outra hístória....
Reconheço que no Brasil tem pessoas muito, ou talvés até com mais abilidade pra essas coisa do que em qualquer outro lugar do mundo, mas infelizmente no EUA, os caras tem duas coisas no mercado que nós não temos: Recursos e demanda. Recursos por que esse caras tem acesso a materias primas que nós aqui Brasil só lidamos com o resto, no caso do aço por exemplo, e recursos de produção, por exemplo, são empresas de tratamento térmico (temperas) que possuem instalações e condições de executar um trabalho com certa propriedade. Posso dizer isso com certa propriedade, pois meu trabalho está lidado diretamente ao controle de qualidade em metarlurgia e resistência dos materiais em geral.
E lá se tem demanda, pq a frota de Jeeps e SUVs nos EUA é invejável.....já qualquer um pode ter um Wrangler, aqui no Brasil, quem tem um Jeep ou muitas vezes taxado de "boy".....o que sabemos que não é verdade.
Apesar de toda essa novela que escrevo (risos), ainda acho que vale a pena considerar um kit americano....a durabilidade e o desempenho é muito maior....sem contar que vc consegue comprar esses kits no Brasil hoje por uns USD1.000....e reposição também.....com certaza os amigos aqui do Fórum vão poder fazer algumas indicações.
Parece até que tenho uma loja, não é...(risos)....mas a real é que estou bolando algo novo pro meu CJ....mas ainda estou rodando com a suspensão Toyota....mas como eu disse: Ah se eu tivesse essas dicas antes.....não tinha gastado um centavo com isso.....mas sou obrigado a adimitir, que apanhar dessa suspensão foi um apredizado e tanto....
Bom dia galera, é o seguinte tenho um cj-3b e estou reformando por completo, estou adaptando os feixes de molas da toyota bandeirante tambem, o meu mecânico ja fez isso em varios jipes e falou que fica ótimo, o que estamos fazendo é o seguinte, como meu jipe tem motor AP 1.8 que é muito leve, esta sendo utilizado apenas as molas mestras e contra mestras nos 4 feixes, sendo que são todos 4 feixes dianteiros da toyota, por isso não houve a necessidade de tanta adpatação, pois o traseiro da toyota é mais comprido segundo meu mecânico, necessitando de maiores adptações, alem disso os feixes traseiros estão deslocandos mais para proximo da roda e todo o conjunto por cima do eixo, minha intenção é ter um jipe alto, por isso vou instalar estabilizador na traseira e colocar alargador de 5 cm em cada roda para ajudar na estabilidade, a minha duvida são os amortecedores, vi que citaram o da ranger, seria adequado ao meu caso tambem?
OBS: tenho pneus bf 33"x12,5 e colocarei ou general 35"x12,5 ou maxxis 33''x 13,5
Bom dia galera, é o seguinte tenho um cj-3b e estou reformando por completo, estou adaptando os feixes de molas da toyota bandeirante tambem, o meu mecânico ja fez isso em varios jipes e falou que fica ótimo, o que estamos fazendo é o seguinte, como meu jipe tem motor AP 1.8 que é muito leve, esta sendo utilizado apenas as molas mestras e contra mestras nos 4 feixes, sendo que são todos 4 feixes dianteiros da toyota, por isso não houve a necessidade de tanta adpatação, pois o traseiro da toyota é mais comprido segundo meu mecânico, necessitando de maiores adptações,
Até aí tudo bem...
Postado originalmente por Ivo Bittencourt Júnior
alem disso os feixes traseiros estão deslocandos mais para proximo da roda e todo o conjunto por cima do eixo, minha intenção é ter um jipe alto, por isso vou instalar estabilizador na traseira e colocar alargador de 5 cm em cada roda para ajudar na estabilidade, a minha duvida são os amortecedores, vi que citaram o da ranger, seria adequado ao meu caso tambem?
OBS: tenho pneus bf 33"x12,5 e colocarei ou general 35"x12,5 ou maxxis 33''x 13,5
Se os feixes estão por fora do chassi vc pode dispensar o estabilizador.
Já vai ter um jeep alto com uma suspensão que não flexiona/extende totalmente
Cara, além de demanda e qualidade, lá nos EUA os caras tem instituições de ensino voltadas ao ramo automobilístico.... já aqui no Brasil, acho que para protejer as montadoras ou seja lá o motivo que for, as modificações em suspensao, ou até mesmo mudar rodas e pneus por outros maiores sao... simplesmente PROIBIDOS..... (vide resolução do CONTRAN sobre alterações veiculares, nao me lembro o número). ou seja: Lá os caras se especializam e aqui agimos na clandestinidade... rsrsrssr
Ivo, concordo com o Elmer... vc até pode colocar barra estabilizadora no seu jeep, mas como os feixes já estao deslocados para fora.... acho que vc nao vai sentir falta....
Cara, além de demanda e qualidade, lá nos EUA os caras tem instituições de ensino voltadas ao ramo automobilístico.... já aqui no Brasil, acho que para protejer as montadoras ou seja lá o motivo que for, as modificações em suspensao, ou até mesmo mudar rodas e pneus por outros maiores sao... simplesmente PROIBIDOS..... (vide resolução do CONTRAN sobre alterações veiculares, nao me lembro o número). ou seja: Lá os caras se especializam e aqui agimos na clandestinidade... rsrsrssr
Marcos, vc tem absoluta razão, se vc tem um carro antigo e quer comprar as peças originais dos EUA, vai pagar 60% de imposto de importação , mais 18% de ICMS (pessoa física). Isso é uma vergonha levando em conta que neste exemplo nem similaridade nacional existe.....as nossas leis de importação são uma verdadeira piada......e nem precisa de comparações com países de 1o. mundo....O nosso governo, acaba estimulando o informalidade e ilegalidade de algo que poderia ser um meio de vida honesto e legítimo pra muitos aqui do fórum mesmo.....que poderiam oferecer as suas idéias e serviços de uma maneira, clara, legítima e útil a todos....
Quanto a nova resolução do Contran, tem tópico aqui sobre isso.. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25576
Em SP as coisas estão ficando cada vez mais complicadas pra quem quer ter o seu Jeep modificado, porém regularizado....acho isso muito importante, pois muitos aqui cuidam das viaturas como filhos, e não querem correr riscos em predê-las em uma blitz....
....com certeza, política, religião, futebol e preferência sexual, não se descutem....mas o fato de nosso governo não abrir os olhos pra questões assim me revolta....
Elmer obrigado pela resposta, você diz que com os feixes da toyota mesmo sendo somente duas laminas por mola não ira flexionar por completo? ou o motivo é o feixe estar por cima do eixo? valeu, abraço
Elmer obrigado pela resposta, você diz que com os feixes da toyota mesmo sendo somente duas laminas por mola não ira flexionar por completo? ou o motivo é o feixe estar por cima do eixo? valeu, abraço
Ivo, tem gente que usa apenas uma lamina (trazeira picape strada) e não flexiona por completo devido a posição de montagem... E não é o fato de estar por cima do eixo, o problema (na minha opinião) é estar por fora do chassi.
Ivo, tem gente que usa apenas uma lamina (trazeira picape strada) e não flexiona por completo devido a posição de montagem... E não é o fato de estar por cima do eixo, o problema (na minha opinião) é estar por fora do chassi.
Valeu Elmo, agora não tenho mais como voltar atrás, e esperar acabar e testar para ver o que dá,hehe, minha intenção ''e ter um jeep alto para trilhas, quero estabilidade porem sem diminuir a performance em trilhas, vamos ver como vai ficar, eu fiz esta adptação pois um amigo meu colocou no willys dele e falou que ficou muito melhor na trilha, mais valeu pelas dicas, e os amortecedores que vou colocar mesmo é o da ranger traseiro, abração
Ivo, eu coloquei tres na dianteira.... ainda nao testei em trilha, mas nas ruas tá uma maravilha... bom dmais! Eu coloquei tres laminas pq antes de montar eu testei o feixe com duas molas... putz, eu pisei no meio do arco enquanto o moleiro tinha largado ela no chao e nao é que ela cedeu totalmente? eu achaVA que duas laminas bastavam, nao cheguei a montar o jeep só com duas, mandei botar as tres antes de terminar tudo... e ficou mto bom... achjo que atrás pode ir duas laminas... pois nao tem peso de motor, mas se vc colocar só duas, pode ser que tenha aquele "marvado" problema de axle warp.... ah! vc já reparou que as molas dianteiras da Band sao DO MESMO TAMANHO que as traseiras do CJ3A?