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  • #109
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Bom dia povo.

    billj, thank's bill, grato pela observação.

    Marcelo, ow, finalmente vc montou a sua suspensão né, eu li as paginas anteriores desse tópico e vc sempre dizia q estava prestes à montar, depois nem postou suas impressões sobre o conjunto, hehehe.
    Então Marcelão, valeu pelas dicas, estive conversando pelo messenger ontem à noite com o mestre Leopoldo que me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que ainda restavam me confirmando que não há problema em deixar a parte trazeira do feixe ligeiramente mais baixa que a dianteira já que vou corrigir os ângulos do pião e do caster no diferencial dianteiro.

    Quero registrar também meu agradecimento ao mestre Leopoldo pela sua atenção e paciência sempre esclarecendo os prós e os contras das nossas dúvidas cruéis.

    Valeu galera, to indo lá por em prática minhas decisões.

    []'s

  • #110
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR
    (...) estive conversando pelo messenger ontem à noite com o mestre Leopoldo que me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que ainda restavam me confirmando que não há problema em deixar a parte trazeira do feixe ligeiramente mais baixa que a dianteira já que vou corrigir os ângulos do pião e do caster no diferencial dianteiro.
    Ops....houve um equívoco aí....há desvantagens sim.... Imagino eu que vc's estejam se esquecendo da translação que o eixo sofre quando a suspensão abre e fecha.

    É o seguinte: quanto mais baixo estiver o lado do feixe que tem o jumelo em relação ao outro lado, MAIS o eixo irá se movimentar pra frente e para trás, e MENOS o eixo vai se movimentar para baixo e para cima. Pô, isso é bem ruim para o curso!!! E tem mais: com esse movimento maior de "para frente" e "para tras", o cardam tbm vai abrir e fechar com maior amplitude, e com isso maiores as chances do cardan escapar quando a suspensão abre e maiores as chances do cardan "bater" em fim de curso quando a suspensão fecha. Para evitar os problemas com o cardan, a solução é limitar o curso...o que ninguém quer neh???

    Elmer, para evitar os problemas acima e fazer a suspensão trabalhar melhor (e inclusive mais macia!) eu aconselho que tu faças um furo no chassis com serra copo e insira dentro dele um tubinho, IGUAL como é no cj5. Eu já ví um cj5 com molas de Band que fez exatamente assim. E tu faz isso com um pé nas costas! :P

    []'s indo estudar (tenho prova amanha! heheh)
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  • #111
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Valeu Mauro, eu sabia q vc ia aparecer poraqui também, bem q o mestre Leo falou q baixando a parte trazeira do jumelo eu estaria mudando a direção do movimento do eixo
    Porém não entramos em detalhes quanto à todos os problemas envolvidos que vc relacionou.

    Obrigado também.

    []'s

  • #112
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    Marcelo, tem como vc medir no seu Jeep pra me informar qual a distância em centímetros da parte inferior do chassi até o centro desse parafuso que segura o feixe


    Obrigado. 8)

  • #113
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    GALERA MUITO IMPORTANTE PARA QUEM QUER FAZER ESSA ADAPTAÇÂO!!!

    Ola galera eu tenho uma Fabrica de molas( Molas Kuzma) em Curitiba Pr. Ando de jeep a muito tempo ja tive um niva e agora tenho um Cj5 recem comprado do Exercito Brasileiro. e fabrico para os aficionados em OFF-Road Um sistema muito legal! eu fabrico com o mesmo comprimento do Fxs de mola do Jeep um feixe de mola Igual o do Toyota, sendo assim menos laminas, esse feixe de mola sustenta com muita eficiencia o peso do Jeep, e aumenta o curso da suspenção( pelo fato de ter menos molas) ....




    Galera amanha eu creio que ja estarei com um orçamento de preços dos feixes dianteiros e traseiros para Jeep. lembrando que na Rural e F-75 tmb fica muito bom... estou estudando a possibilidade de montar um KIT Plug and Play aonde virao em um pacote todas as peças nescesarias para a adaptaçao( suportes Jumelos buchas etc....



    Aquele Abraço pra galera!!!

    Molas Kuzma-346-5363 ( preferencialmente falar com Rafael)
    Jeep Cj5 Evil Machine MWM 2.8/Godshot 38"/
    Toyota Hilux 94 1KD_mecanizado/Westlake35/E-locker/
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  • #114
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    1- Embora seu Jeep não esteja SOA ou SPOA, como você fez para lidar com a limitação do ângulo de trabalho da cruzeta na flange da 4x4 junto ao cambio?
    Leopoldo,

    Apesar de parecer, a diferença de altura não ficou muito maior que o original e a primeira vista os ângulos das cruzetas não estão muito diferentes do original. Confesso que ainda não fiz um teste decente para assegurar isso com 100% de certeza, mas a princípio não ficarão no limite. :P

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    2- O problema da luva do entalhado do cardan: como originalmente já é muito curta e propensa a escapar ao dar fim de curso ou arrancar o tampão/selo da luva quando comprimido o cardan dianteiro: nessa nova configuração, como fez para compensar? usou um entalhado/luva mais comprido?
    O cardan do meu jeep já estava um pouco alongado desde que peguei ele e nunca deu fim de curso ou escapou da luva. Como a diferença de altura não foi muito grande para o que estava, acredito que não terei esse problema. Mas, como disse, ainda não testei ele de verdade.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    3- Quanto aos batentes de borracha (da suspensão): como fez para compensar também o ganho em altura proporcionado pela reconfiguração com as molas da band ?
    Essa sinceramente não entendi. Os batentes servem para llimitar a suspensão quando encolhida, certo? Qual seria o problema de ter os batentes mais curtos?

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    4- Quanto aos flexíveis de freio e terminais de direção, pergunto o mesmo.
    Devidamente ajustados!!

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    5- Amortecedores e o curso: o mesmo
    Como ainda não consegui fazer um teste para saber o quanto tenho de curso esse item não foi visto. Está na lista. Para andar na cidade (por enquanto) os amortecedores originais estão mandando bem.

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #115
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    Citação Postado originalmente por Elmer
    Marcelo, ow, finalmente vc montou a sua suspensão né, eu li as paginas anteriores desse tópico e vc sempre dizia q estava prestes à montar, depois nem postou suas impressões sobre o conjunto, hehehe.
    Grande Elmer,

    Eu postei um relato de tudo isso, foi no tópico referente ao meu Jeep ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2540 ). Acho que você não deu uma olhada lá...

    Vou medir essa distância que você pediu no final de semana, ok? Dai depois eu posto aqui.

    [s] medidos,
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  • #116
    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma
    ... eu fabrico com o mesmo comprimento do Fxs de mola do Jeep um feixe de mola Igual o do Toyota, sendo assim menos laminas, esse feixe de mola sustenta com muita eficiencia o peso do Jeep, e aumenta o curso da suspenção( pelo fato de ter menos molas) ....

    ... estou estudando a possibilidade de montar um KIT Plug and Play aonde virao em um pacote todas as peças nescesarias para a adaptaçao...

    Aquele Abraço pra galera!!!
    Faala Rafael, blz? destas molas q vc fabrica, nao t esquece de montar tbem nas medidas para CJ3A e mandar fotos ok? Por acaso estas molas seriam "apenas" molas da Band mais curtas? ou tem outras diferenças???

    Manda notícias ok?

  • #117
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    é Possivel sim, amanha eu estarei postando uma foto aqui no Forum, quero lembrar que a minha empresa tem 40 anos de mercado.... e eu vendo os feixes de mola para muitas oficinas de Curitiba e regiao, provavelmente estarei levando meu produto na FENAJEEP... galera []'s moleiros...
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  • #118
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Marcelo
    ....Essa sinceramente não entendi. Os batentes servem para llimitar a suspensão quando encolhida, certo? Qual seria o problema de ter os batentes mais curtos?
    O cuidado que você tem que ter é que em primeiro lugar, haja batente; depois, os batentes devem dar "batente", antes que o amortecedor o faça....... e ainda haja folga. Então baiscamente, voce ajustará a altura do batente ao mesmo tempo que for ajustar os amortecedores.

    Mas

    Preste atenção se o batente não terá que ficar ou ser mais comprido que o esperado para que ao fechar a suspensão ao máximo, a ponta do entalhado do cardan não atravesse a cruzeta na luva.

    Ou

    A parte da mola no jumelo não encoste no chassis e começe a "comer" o dito cujo.

    Só um lembrete.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #119
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    2- O problema da luva do entalhado do cardan: como originalmente já é muito curta e propensa a escapar ao dar fim de curso ou arrancar o tampão/selo da luva quando comprimido o cardan dianteiro: nessa nova configuração, como fez para compensar? usou um entalhado/luva mais comprido?
    O cardan do meu jeep já estava um pouco alongado desde que peguei ele e nunca deu fim de curso ou escapou da luva. Como a diferença de altura não foi muito grande para o que estava, acredito que não terei esse problema. Mas, como disse, ainda não testei ele de verdade.
    Marcelo, talvez tu não tenhas problemas quanto ao desengate do cardan pq a posição que tu deixaste o jumelo (um pouco inclinado para o lado contrário ao normal) limita o curso de abertura da suspensão, e conseqüentemente menos chances do cardan escapar.

    Abaixo, outra imagem que mostra o ângulo do jumelo do jipe do Marcelo: a suspensão não irá abrir tudo que pode pois o jumelo irá impedir .... ruim para o curso .... bom para o não-desengate cardan....


    []'s
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  • #120
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Leopoldo,

    Obrigado pelas explicações. Quando for medir o curso vou prestar atenção nesse detalhe.

    Mauro,

    Essa foto não dá pra ter base porque o piso é irregular. Num piso correto o jumelo fica na posição correta.

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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