Olá este é meu primeiro post...
Tenho instalado no meu CJ os feixes da bandeirante, e o resultado foi muito bom tanto na questão do conforto quanto na do curso da suspensão. Aqui no RS tem uma mecanica que vende um Kit pronto desta suspensão, com jumelos e tudo mais só é preciso adaptá-lo ao chassis, utilizo este kit e como comentei ficou muito bom...
Fala Bruno!
Em resposta a tua pergunta, não cara eu sou de Garibaldi, alguns amigos meus estiveram em Tramandai no passeio que teve no mes passado!!!
Cara a respeito da suspensão o Kit que tinha falado eu paguei 1200 reais, na metade do ano passado!!!
Dae Galera, ja li muito sobre molas de Toy-Band no Cj5, ja vi várias fotos e mesmo assim estou com dificuldades de acertar meu jeep, adquiri um desse kit's no garra 4x4 e instalei no meu jeep conforme o pessoal do garra me instruiu, porém não estou gostando nem um pouco do resultado, o jeep ganhou altura mas está um cepo de duro... isso que eu tirei a 3 lamina ficando assim só a mestre a segunda e a bem curta, mas não adiantou nada!!
Gostaria de saber se é realmente preciso ter aqueles jumelos enormes como vem no kit, se precisa ser o jumelo na frente no eixo dianteiro e porque um par veio mais arqueado, pois esse eu coloquei na frente e o jeep ficou impinado...
tenho um amigo que esta com esse mesmo problema .Eu acredito que não lhe dara conforto mas sim estabilidade.Eu hoje fui ao posto de molas para ver os feixes e tambem estou pensando em mandar fazer laminas mais grossas.
... nao conheço estes kits, pois montei eu mesmo com molas originais, mas se estas tuas molas forem "cortadas" e "diminuidas" pra caber na dianteira do jeep, daih vai ficar duro mesmo.
Verifica o estado dos teus amortecedores e, se um par veio mais arqueado que outro, pode ser que todas as laminas tenham passado por aqueamento... daih tbem fica duro, pois se arquear, endurece...
Jumelos maiores com molas da band nao é saudável... vai quebrar o chassis bem na base do suporte do jumelo, melhor usar o mais curto possível DESDE QUE ele permita que a mola trabalhe completamente (se ficar muito curto, pode ser que a mola trave antes de esticar toda....)
Eu uso tres laminas por feixe... a mestre, contra-mestre e aquela que acaba na metade do caminho entre o jumelo e o suporte... pra mim, que tenho um CJ3A, nao ficou como uma suspensao de Opala, mas tá bem mais eficiente e, porque nao, um pouco mais confortável...
Lembre-se de outra coisa... se vc usa poucas molas (principalmente se tiver SPOA), pode ser que apareça o problema de axle-wrap.... verifique isso antes que, por exemplo, seu cardan saia da luva numa arrancada mais "esporte", ou que seus terminais de direção comecem a dar defeito porque estao trabalhando além da conta com o "balanço" do eixo para frente e para trás....
Todo mundo aqui fala pra colocar amortecedores a gás da Ranger... bom, quanto a isso nao sei, mas se todo mundo que usou falou que ficou muuuuito melhor, quem sabe?
primeiro - jumelos na frente já foi bem discutido aqui e parece não ser boa opção por causa de shimmy etc, enfim
segundo - que molas arqueadas?? compensaram o suporte dianteiro arqueando mais a mola?? tá errado, tem de deixar os olhais em mesmo "plano" ou seja nào adianta ter suporte pequeno na frente se vc vai trocar o jumelo pro emio do jeep, tá muito esquisito
terceiro - qual a marca das molas, se for marca qualquer coisa já se prepara, eu suo fabrini, meu kit foi comprado no molas FF e modifiquei o kit pois do jeito que eles pedem pra instalar é simplesmente andar de carroça ou charrete...
enfim pesquise no forum tem um topico falando dos jumelos na dianteira e etc
Acho que esse assunto já foi discutido nas paginas anteriores, ja leu este tópico?
Bom, o Renato Sapulha estava com um problema semelhante, troquei uma ideia com ele no msn e o problema foi resolvido
Os suportes de fixação do feixe e do jumelo estavam muito distantes e quando montado o jumelo ficava na vertical, o correto é que fique com 45° de inclinação. E não tem problema se estão na frente do feixe pois meu ex CJ5 era assim e nunca tive problemas.
Portanto verifique com uma trena qual a distancia entre os suportes, meça do parafuso/pino de montagem da parte trazeira do feixe até o pino que monta o jumelo no chassi. A medida correta é de 105cm pra que os jumelos tenham a inclinação correta.
OBS: jumelos de tamanho original, ou seja, 8cm entre pinos.
Ok vou verificar a distância entre os suportes... porém ja posso adiantar que os jumelos ficaram bem inclinados...ja os jumelos são bem grandes... mas o tamanho do jumelo não deveria interferir no molejo da suspensão... ou interfere???