Postado originalmente por
georgevalle
Vava está me devendo algumas horas de pesquisa na net (totalmente improdutiva até achei um esquema que era para ser fornecido pela gm mas tenho dúvidas

) das ligações da coluna, então fui em casa dei uma procurada e achei uma coluna do opala 91 e com o multimetro cheguei às seguintes conclusões:

no conector ignição o terminal nº 1 é ligado no motor de arranque, o nº 3 vem da bateria, os terminais 2 e 4 a chave na posição ignição ficam ligados inclusive na posição "partida" podendo usar um destes para alimentar a bobina sem a necessidade do retorno do arranque que falei antes e o terminal 5 fica ligado somente na posição ignição podendo alimentar por exemplo os instrumentos do painel.
No conector das luzes o terminal 1 vem da bateria o 2 vai para luz alta o 3 luz baixa e o 4 vem da chave de luz.
No conector menor (com 5 pinos) são os da ligação dos piscas e buzina sendo o terminal 3 da buzina, o terminal 5 vem do relê dos piscas, o terminal 2 lampadas lado esquerdo, terminal 6 lado direito e ao ligar o botão alerta é ligados todos os terminais 1-2-5 e 6.
No conector maior (com 7 pinos) não pude identificar todos acredito que a minha coluna esteja com defeito mas já é possível ligar o limpador, com a chave na posição 1 liga os terminais 3 e 5, na posição dois 3 e 7 e para acionar o esguicho os terminais 1 e 8.
Agora quanto aos meus honorários ao tempo de pesquisa.
quando tiver passando pelas tuas terras cobro um almoço ou janta com comida típica da região (claro se você aceitar o convite)...