Meu patrão é a melhor coisa que você faz.:dance:
Versão Imprimível
Obrigado Robertux
Seguirei sua orientação vou ficar com o OHC.
Eu já coloquei o DIS.
Abraço
Concordo com o calhiandro e o robertux, sei que gosto não se discute e todos tem seus defeitos e virtudes, mas tenho meu jeep OHC a quase 23 anos, acho que poucos tem um mesmo carro por tanto tempo, e logo quando o comprei fiz uma viajem de 1000 km, sem ter feito nehuma revisão (isto por conta da inexperiencia da juventude, pois precisava) e o problema foi no cambio (falta de óleo) no motor nada.
E em todos esses anos posso afirmar que as poucas vezes que deu problema (mas conseguia resolver logo após) foi no sistema de ignição que é original de platinado e condensador, portanto com muito orgulho digo que este jeep NUNCA precisou ser rebocado.
Também nunca fez trilhas pesadas, não está preparado para tal, mas é um Jeep, já teve que se mostrar como tal em estradas ruins, lama e trilhas leves.
Portanto, como foi dito aqui, se colocar uma boa ignição e estiver bem ajustado, é um ótimo motor.
Volta lá no post que eu falei dos preços, lê direito e com calma.
E num tô precisando de motor, nem vendendo motor, nem fazendo propaganda de motor nenhum.
Se eu tivesse precisando dum motor de opala bom, de procedencia eu procuraria e com certeza achava até por menos de 1.000, mas num tô. E num vou sair por ai procurando só pra depois voltar aqui e bater no peito pra provar que eu tô certo.
Abraço
Bem caros amigos!
Todos falaram de cambio, motor, comparação entre eles, preparação, custos!
Mais ninguém disse o porque o Jipe ficou ruim...
Bem, cambio não resolve o problema dele, pois a maioria dos 3 e 4 marchas, te a relação final 1:1, então, não muda em nada a troca, os com 4 marchas mais overdrive, que muda, pois tem a relação 0,75:1, melhorando em on road.
O motor OHC, Opala e BF 161, são motores considerados de baixo giro, onde sua máxima gira em torno de 4.500 rpm.
O motor AP, é de alto giro, coisa de 6.00 a 7.000 rpm.
Portanto, para a colocação de um AP, deve-se reduzir a relação do diferencial, senão, o motor fica "fraco" mesmo.
Pegue um motor de opala 4 cil, e coloque uma relação de veículo a diesel, uma 13x43, não sairá do lugar, não terá força nem em reduzida, pois o motor a diesel, chega no máximo a 3.800 rpm.
Se retirar um motor OHC, ou Opala, que está usando uma 9x44, o AP não conseguirá mandar a viatura para frente mesmo.
Se o pneu for grande, piorou.
Antes de retirar o motor, experimente colocar pneus pequenos, que reduz a a relação final, somente para teste.
O inverso de tudo que disse também é verdadeiro, coloque uma 8x53 num motor de opala, para andar a 80km/h, os pistões estarão saindo pelo escapamento, fervendo e bebendo!!!!
Andei com uma 9x44 no meu engesa, com motor Cummins diesel, estava fazendo 3km/L, saindo em 3a marcha e andando a 90km/h com o pé na lata, hoje ando com uma 13x46 com 37", 120km/h com 1.800 rpm.
Motor é motor, não existe melhor ou pior.
O que existe, é um afinamento no conjunto de MOTOR + CAMBIO + RELAÇÃO FINAL (COROA E PINHÃO + PNEU).
Deixarei umas tabelas para acharem o ponto ideal do torque do motor.
Anexo 354559Anexo 354560
Abraços.
Kim.
Compramos mais um GM151 esse final de semana.
Ta precisando de um talento pois esta dando uma fumadinha, saiu por R$200,00.
o Kim mias uma vez supriu as necessidades com uma bela explicação, além das tabela que ele postou tem esta aqui da Dana que serve como comparativo para quando se coloca pneus maiores x relação:
Anexo 354791
Muito bom ver o seu relato Sydney66, também sou muito feliz com o OHC, há 12 anos, em estradas e trilhas...como disse antes um motor que se acerta bem com as necessidades de um Jeep, porém ainda invejando os norteamericanos por não termos os 304 AMC :cry:.
Quintino, Acho que vc deve trocar de mexanico, pois se o antigo tava com problema e o ap tambem, algo esta errado, eu estou com um OHC que agora está funcionando bem, mas no meu caso não preciso de força e sim de autonomia, pois quando saimos fazemos km alta, por este motivo estou vendendo meu ohc e irei instalar um AP com cx de chevete tbm, da minha turma aqui na cidade sou o unico que ainda não esta com AP, os demais estão com AP e Caixa Chevette ou cx 4 m original. Sei que para isso terei que mexer em outras coisas. Não se arrependa de ter trocado de motor, como vc disse, "tao sonhado AP cx de chevette", se era seu sonho, realizou, apenas falta ajustar ele para ir bem.
Abraços
:concordo:
Hoje uso ap 1.8, to muito satisfeito, uso caixa clarck 260f 4m, na estrada chega a fazer 10km/L (ta original), ando pensando em instalar uma injeção eletronica nele (sem gambiarras) e colocar um motor de partida do ap moderno (com redução) pra virar mais forte ainda
Trilha em alvorada com Jeep Clube Bloqueados do Sul e os Jeepeiros Anonimos. - YouTube
Jipe vermelho rebocando a partir de 1:35min é AP
[]'s
Discordo de vc, respeito sua opiniao, mas caso queira um jeep de alta / media performace, tem que mudar alguma coisa, principalmente motor e cambio, pneus... pq as pecas paralelas existentes no mercado, ja nao valem nada.. e na reduzida, o que considero mais importante é a troca do eixo do carretel, que na minha opiniao, deve usar rolamentos.
Uso Ap 2.0 + relação de coroa e pinhao longas + cambio f1000. Estou super satisfeito, motor anda macio, nao esquenta, tem torque, e principalmente, NAO Quebrou mais... e principal suas pecas sao baratas e facil de encontrar.
Considero a mecanica do meu jeep 54: atualizada, robusta, e principalmente, confiavel... caso quebre, vou no açougue da esquina e compro pecas p/ o concerto.
NAO DESANIMA AMIGO, JEEPEIROS PASSARAM E SEMPRE ÃO DE PASSAR POR SITUACOES COMo ESSA QUE VC ESTA PASSANDO... e isso sempre volta a acontecer....Rsss!afinal e gente sempre inventa "moda"